terça-feira, 7 de janeiro de 2014

PERFIL DE MATA DE SÃO JOÃO, PERFIL DA SEDE E DE SEUS PRINCIPAIS DISTRITOS

Municípios baianos com vocação turística

Mata de são João é um município com mais de 670 Km2. Uma vasta extensão territorial que se divide em duas partes. A Sede, que está localizada no interior do Estado, na região do Recôncavo Baiano, fica entre os municípios de Dias D´Ávila e Pojuca na Ba 093. É na Sede onde mora a maior parte da população, cerca de 70%, que vive das atividades comerciais e turísticas.

Na Zona rural, a produção de orgânico coloca o município em local de destaque. Os produtos aqui cultivados abastecem parte do mercado da capital e de outros municípios baianos. E não é só a agricultura que compõe esse cenário. A atividade pecuária também é intensa com a criação de bovinos, caprinos e equinos. No século passado, Mata de São João era um dos principais centros de distribuição de gado. Aqui funcionava um dos maiores abatedouros da Bahia.
Mas, hoje, a principal atividade econômica do município é a indústria do turismo. O Litoral matense, que vai de Praia do Forte a Sauípe, é um dos principais destinos do Brasil. São 28km de praia, um percurso que preserva remanescentes da Mata Atlântica, dunas, restingas, manguezais, coqueirais, lagoas, riachos, cachoeiras e praias paradisíacas, ainda pouco exploradas. Praia do Forte, Imbassaí, Diogo e Costa do Sauípe são as localidades que atraem o maior número de turistas que se encantam com a união da simplicidade dos vilarejos à sofisticação de algumas das maiores redes de hotéis do mundo; do tempero da Bahia à culinária de diversas nacionalidades. Atualmente, a atividade turística é responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos. A maior parte dos funcionários da indústria do turismo é cidadão matense que está nos hotéis, pousadas, restaurantes e outros estabelecimentos de serviços.
Mata de São João é um município singular e plural, que surpreende e encanta com belas paisagens e genuínas manifestações culturais. Samba-de-roda, capoeira, maculelê e a arte de trançar palhas de coqueiro para a confecção de bolsas, chapéus e outros acessórios são algumas das tradições passadas de geração em geração e que Mata de São João faz questão de apresentar a você.
Praia do Forte:


Sauípe:



Nenhum comentário:

Postar um comentário