O Plano Inclinado Gonçalves (PIG) localiza-se
no Centro
Histórico de Salvador,
no estado brasileiro da Bahia. Constitui-se em um plano inclinado,
um dos mais antigos da cidade, atrás
da Catedral
Basílica da Sé e
que liga o bairro do Comércio ao Pelourinho.
O seu acesso dá-se, na Cidade
Alta, pela praça Ramos de Queiroz
e, na Cidade
Baixa, pela rua Francisco
Gonçalves.
Possui duas cabines com as dimensões de um bonde regular, cada uma com
capacidade para transportar 36 passageiros ou 2,7 toneladas.
Remonta a uma rampa aberta na encosta pelos Jesuítas no século XVII,
razão pela qual ficou conhecido como o "Guindastes dos Padres".
Acredita-se que foi inaugurado em 1874, quando teria trilhos e dois vagões. Em 1888 uma empresa inglesa, sem experiência no
ramo, recebeu uma encomenda para um tipo de funicular, com carros constituídos por uma simples
plataforma plana que possívelmente em algum momento transportou bondes a cavalo incluindo os animais. Posteriormente,
recebeu uma cabina fechada, passando a transportar passageiros. A linha,
denominada de "Chariot", conheceu vários acidentes, vindo a
ser encerrada.
Outras informações dão conta de que a construção do Plano no lugar do
Guindaste dos Padres deu-se antes da doElevador
do Taboão, entre 1887 e 1889, por
iniciativa da Companhia Linha Circular de Carris da Bahia. O Plano Inclinado Isabel, como
seria inicialmente chamado, foi inaugurado em 25 de dezembro de 1889, quando aProclamação
da República Brasileira já
havia ocorrido; por isso, a homenagem à até então futura herdeira da coroa
brasileira, princesa Isabel do Brasil,
foi transferida para o comendador Manuel Francisco Gonçalves, diretor da
Companhia construtora do Plano.
Em 1889,
a empresa alemã Maschinenfabrik
Esslingen, próxima a Stuttgart, fornecia um sistema completo convencional de
funicular, incluindo trilhos, cremalheira, carros, propulsão a vapor e cabos de
tração. Para a sua operação, foram construídas estações com escadarias no parte
exterior dos trilhos. Ainda no mesmo ano, Niklaus Riggenbach, natural de Olten,
na Suíça,
com experiência no setor de trens a cremalheira e funiculares com cremalheira, recebeu uma encomenda
para planificar uma nova linha, mais perfeita e segura do que o da empresa
Esslingen.
Em 1909 a
linha foi eletrificada, recebendo ainda novos carros de tipo europeu, com
compartimentos em diferentes degraus. No mesmo período, a estação inferior foi
reconstruída. A reinauguração deu-se a 10 de junho de 1910.
Na passagem da década de 1920 para
a década de 1930, a Companhia Linha Circular de Carris da Bahia contratou uma empresa
da Dinamarca,
a Christiani-Nielsen, para a modernização tecnológica e estética no Elevador Lacerda e
no PIG, o que incluiu a alteração da inclinação da rampa (de 32º10' para 35º45'1 )
e a adoção de linhas retas e elementos geométricos da art déco nas
fachadas. Foi finalizada em agosto de 19312 .
Essa nova reforma, em 1931,
trouxe também novos carros, do tipo plataforma, fabricados pela empresa
estadunidense "Brill", sediada na Filadélfia.
Estes se caracterizavam pelo emprego de polos de trole com linha elétrica.
A nova inclinação era necessária para a adaptação das plataformas das estações
aos novos carros, agora também planas e com escadarias cobertas. Novos trilhos
de gabarito padrão (1435 mm) foram instalados, e a cremalheira foi
removida.
O prefeito Hélio
Ferreira Machado, por meio do Decreto nº 1.503
de outubro de 1955, encampou o patrimônio da Companhia Linha Circular de Carris
da Bahia. A empresa detinha o monopólio dos
serviços municipais de transportes, luz e telefone, o que incluía os quatro ascensores e planos
inclinados existentes; então, eles passam para a administração do então Serviço
Municipal de Transportes Coletivos.
Ao longo dos anos conheceu períodos de fechamento, até que veio a ser
novamente reinaugurado em 11 de março de 1998.
Em março de 2010, o serviço encontrava-se suspenso por motivos
técnicos. Em fevereiro de 2011 os seus serviços encontravam-se novamente
suspensos. Finalmente em 5 de fevereiro
de 2014, o Plano Gonçalves voltou a funcionar e gratuitamente durante o primeiro mês após a reforma,
cujo investimento foi de 2,6 milhões para deslocar 10 mil pessoas por dia.
Fonte Wikipédia
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