sábado, 28 de dezembro de 2013

MUCUGÊ – BAHIA


Mucugê é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 13º00'19" sul e a uma
longitude 41º22'15" oeste, estando a uma altitude de 983 metros. Sua população estimada em 2004 era de 15 400 habitantes. Possui uma área de 2491,82 km².




História

A cidade de Mucugê é uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina(Bahia), fundada no fim do século XVIII o local tem como característica marcante os antigos casarões coloniais de estilo português. O lugar foi um importantíssimo centro comercial no século XIX, a 

economia da época girava em torno da mineração de ouro e, sobretudo, diamantes. Diz-se que, devido à importância da cidade naquela época, Mucugê dispunha até de uma embaixada da França. Relatos dos mais velhos anciãos da região alegam que a Mucugê do século XIX, em seu ápice econômico, chegou a abrigar um número próximo a 30 mil pessoas e que, após a decadência da atividade mineradora, a população despencou drasticamente até chegar bem perto do que é atualmente, sendo o período de maior decréscimo populacional os anos da década de 1980. Já nos anos '90 a população volta a crescer devido ao impulso do turismo e da agricultura empresarial altamente mecanizada trazida por grandes grupos de empresários oriundos do sul do país, do interior do estado de São Paulo e alguns grupos estrangeiros, como os japoneses.



Atualmente Mucugê vive de duas atividades econômicas: do turismo, graças às suas montanhas, cânions e belíssimas cachoeiras, e do agronegócio, devido às modernas empresas que se instalaram em Cascavel (Bahia) — hoje distrito de Ibicoara e que atualmente possuem fazendas altamente mecanizadas nas terras planas do município, terras essas muito semelhantes às do cerrado goiano.


A cidade abriga o Parque Municipal de Mucugê ( Projeto Sempre Viva ) – sua área é de 270 ha.


O Parque Municipal de Mucugê trabalha com várias atividades tais como: pesquisa em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana ( UEFS ) para a reprodução de uma espécie endêmica de sempre viva (Syngonanthus mucugensis A.Giulietti) que está muito ameaçada de extinção. Geoprocessamento e confecção de mapas temáticos de todo o município de Mucugê, todo o Parque Nacional e várias outras localidades da Chapada Diamantina. Educação ambiental com todas as escolas do município, vários colégios particulares do Recife e de Salvador e com muitas escolas públicas e particulares de municípios vizinhos. Coletas e identificação de plantas da área da reserva já foram e estão sendo feitas, o herbário do Parque conta hoje com mais de 1.000 plantas já catalogadas e identificadas. Endereço para contato Ba 142 km 96 – tel : 338 – 2156.

Hotel Alpina de Mucugê

O município mucugeense dispõe de muita água, pois é cortado por diversos rios e afluentes, sendo a sua principal fonte hídrica o rio Paraguaçu, responsável pelo fornecimento de água para a cidade e para a agricultura de larga escala no município. O trecho do curso do rio Paraguaçu situado entre Cascavel e as cercanias da cidade de Mucugê está represado pela barragem do Apertado, cujo espelho d'água apresenta cerca de 24 km de extensão, o que torna tal represamento um dos maiores do estado da Bahia.


O clima da região é ameno, apresentando temperaturas entre 7°C a 20°C no inverno e 22°C a 30°C graus no verão. A cidade situa-se a cerca de 1000m de altitude, apresentando também altitude semelhante cerca de 60% do município, os outros 40% estão numa região de baixa altitude, que tem clima semiárido, que compõe a caatinga. As chuvas mais intensas se concentram entre os meses de novembro e março. O restante do ano apresenta índices pluviométricos mais modestos, porém com certa regularidade.



Cemitério é todo pintado de branco
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário