sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

SÃO DESIDÉRIO


São Desidério é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população segundo dados do IBGE no censo 2010 era de 27.659, com um aumento de 8.653 habitantes em relação ao censo 2000 quando a
população era de 19.006 habitantes. A cidade está localizada a cerca de 900 quilômetros da capital Salvador, por acesso rodoviário. Sua área, de 15 157 005 quilômetros quadrados, o faz ser o segundo maior município da Bahia em extensão, depois de Formosa do Rio Preto.

Foi o município baiano que mostrou maior participação no valor adicionado bruto da agropecuária no PIB em 2011, com contribuição de R$ 832,8 milhões, informou a pesquisa Produto Interno Bruto dos Municípios 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município tinha ficado em terceiro lugar no ranking em 2010, mas foi o maior produtor de algodão herbáceo do País no ano seguinte, responsável por 14% de toda a produção nacional e 45,1% da produção baiana.

Seu destaque, porém, além dos acima mencionados, é a comunidade de Ilha do Vítor, na qual se reúne um grupo de artesãos e artesãs para produzir peças de artesanato com matérias primas nativas da região, especialmente o buriti. Os artesãos criaram a Associação dos Trançadores da Palha do Buriti e com o apoio do SEBRAE, passaram a confeccionar com mais qualidade os produtos que tradicionalmente confeccionavam em casa apenas para uso próprio.
A palha do buriti é usada na construção de portas e coberturas, na fabricação de móveis e de utensílios diversos, tais como redes, esteiras, vassouras, peneiras, balaios, rolhas e chapéus. O município tem grande destaque na produção agrícola brasileira, tendo alcançado o maior valor de produção do Brasil, segundo dados do IBGE, em 2012, superando Sorriso (MT).
Ademais o município tem se revelado um ponto de excelência turística graças às belezas naturais da sua bacia hidrográfica, considerada uma das mais ricas e belas do país, em cujo leito vicejam belos lagos, cachoeiras e espetaculares grutas ou cavernas subterrâneas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário