Januário de Benevento
Januário (século III) é considerado um santo católico; alega-se que foi bispo de Benevento e é mártir tanto para a Igreja Católica Romana como para as Igrejas Católicas Ortodoxas.
Sangue coagulado do santo que se liqidifica anualmente
Januário (em italiano Gennaro), patrono de Nápoles, foi bispo de Benevento, no século três. De acordo com a tradição, Januário chamava-se Prócolo e pertencia à família patrícia dos "Ianuarii", consagrada ao deus Jano.
Condenado, segundo conta-se, à morte durante as perseguições de Diocleciano, é considerado santo e mártir tanto para as igrejas católicas romanas como ortodoxas.
É festejado no dia dezenove de setembro, quando se supostamente se repete o milagre da liquefação de seu sangue, armazenado num relicário.
No Brasil
É um santo de especial devoção no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo. É, também, o santo que dá nome ao estádio do Club de Regatas Vasco da Gama(Estádio de São Januário) (Na verdade o nome oficial do estádio é Estádio Vasco da Gama. O nome São Januário se popularizou devido à rua homônima que fica próximo ao estádio.) Padroeiro da cidade de Ubá-MG, onde é feriado em 19 de setembro, dia do santo.
Tesouro de São Januário
A riqueza oferecida durante séculos pelos devotos do santo, patrono de Nápoles, é de um valor incalculável. O tesouro é considerado a maior coleção de pedras preciosas do
Mitra com milhares de pedras preciosas
mundo e suplanta largamente outras coleções de referência, as joias do Czar da Rússia e da Coroa Britânica.
Catacumbas de São Genaro
A coleção foi enriquecida ao longo dos anos pelas ofertas feitas por papas, reis, imperadores (Napoleão Bonaparte foi um deles), aristocratas europeus e ricas famílias napolitanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário