Série: as cem maiores invenções da humanidade
70) 1905: Teoria da relatividade
As leis da Física estabelecidas por
Isaac Newton sofrem um sério golpe na virada do século, quando o alemão Albert
Einstein (1879 - 1955) publica sua teoria da relatividade, afirmando que o
tempo não é uma grandeza absoluta. Ela é relativa, ou seja, varia conforme o
ponto de vista do observador.
Ao estudar como as características
das moscas-das-frutas (drosófilas) são passadas a seus descendentes, o
geneticista americano Thomas Hunt Morgan (1866 - 1945) percebe que os
caracteres são gravados em pedaços de cromossomos. Alguns anos depois, esses
pedaços seriam batizados de genes.
O industrial americano Henry Ford
(1863 - 1947) inicia a construção do Modelo T, movido por um motor de quatro
cilindros, pondo em prática as técnicas de produção em grandes linhas de
montagem. Além de tornar o carro um bem acessível à classe média, Ford molda
todo o processo industrial no século XX.
Em um dos trabalhos mais completos da
história da medicina, o brasileiro Carlos Chagas (1879 - 1934) descreve a
doença trazida pelo inseto chamado barbeiro, seu agente causador e como ele
invade o organismo da vítima.
O físico neozelandês Ernest Rutherford (1871 - 1937) provoca uma reviravolta na física atômica
ao mostrar que os átomos podem ser quebrados em partes menores e que a maior
parte de seu peso está no núcleo.
O dinamarquês Niels Bohr (1885 -
1962) reúne os conhecimentos herdados de Rutherford e de Planck e cria um
modelo que explica o comportamento dos átomos por meio da mecânica quântica. As
idéias de Bohr não são mais aceitas, mas, na época, deram um grande impulso à
Física.
É publicado, três anos depois da
morte de seu autor, o livro "Curso de Linguística Geral", do suíço
Ferdinand de Saussure (1857 - 1913). Ali, o lingüista define a linguagem como
um fenômeno social e, portanto, mutante. Assim, é possível estudar sua
evolução.
A criança atravessa vários estágios
de aprendizagem, criando estruturas cada vez mais complexas, até compreender
seu mundo e atuar nele. Essa idéia faz do psicólogo suíço Jean Piaget (1896 -
1980) referência obrigatória em Psicologia e Pedagogia até hoje.
O físico austríaco Erwin Schöedinger
(1887 - 1961) cria uma equação mostrando que as partículas atômicas não se
comportam apenas como matéria, mas também como ondas.
É impossível medir, ao mesmo tempo, a
posição e a velocidade exatas de uma partícula atômica. É que quem vai fazer
essas medições acaba perturbando as partículas. A idéia de que o observador
interfere com o objeto observado é de autoria do alemão Werner Karl Heisenberg
(1901 - 1976).
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