quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

CANOA OU PIROGA


Canoa,  "Caique" ou Piroga, é uma embarcação leve a remo(s) ou a vela, algumas com motor de popa. De formas finas com popa chanfrada, ou na forma daproa, geralmente com guarnição, para o motor de popa e uma ripa com suporte para pequena-armadoria para a vela. A grande maioria não possui lemeou timão; o
que caracteriza de forma general, a classificação de navio. Utilizada para serviços leves, seja no porto, ancoradouro, ou mesmo em navio, ou ainda em acampamentos de forma geral, pois são fáceis de transportar. Sendo construída a partir de um único tronco de Peroba ou outra madeira como o Cipreste(mais indicada na arte naval). Também encontraremos a canoa ou caiaque no Brasil, com revestimento em peles de gado(no Sul e Nordeste, entre os vaqueiros e índios do sertão brasileiro, como também entre os índios dos Estados Unidos da América). Também vamos encontrar essa embarcação com revestimento em ripas de cipreste, pregadas com prego (s) especiais de Pau-ferro, Cedro ou cipreste , em armadoria(pequenavela) ou pequeno cavername, também de cipreste, generalmente construído em estaleiros. As canoas ou caiaques de forma general, medem até 17 metros de comprimento de popa a proa, por até 2 metros de largura, de bombordo a estibordo, podendo transportar até 60 toneladas de carga as maiores, em média, quando são bem construídas, em estaleiros, sendo chamados de "escaler", adquirindo quilha, para enfrentar o mar bravio.



Canoas no Rio Pindaré em Alto Alegre do Pindaré Maranhão, Brasil.
No século XVIII os Bandeirantes usavam as canoas ou caiaques, em suas busca do ouro e pedras preciosas, no "Oeste bravio", do Brasil, por serem fáceis de transportar em carroça(s) puxadas por bois, o chamado no Brasil, de carro de boi.



Canoa bandeirantes, interno Casa do Butantã.
É curioso notar que, quando são colocadas ripas finas perpendicularmente, no sentido do comprimento da canoa ou caiaque e terminando-se por se fixarem flutuantes, em boreste ou também em bombordo, permitindo o maior equilíbrio, na navegabilidade, vamos construir o "Wiki" ("rápido!").
O Wiki é um barco igualmente leve, podendo-se tornar pesado, para cargas, como a canoa ou caiaque brasileiro e americano, também de comprimento de até 17 metros e 2 metros de bordo, muito utilizado no Havai, Estado dosEstados Unidos da América e ilhas Polinésia, para a navegação nas ilhas do Pacífico Sul. Pois o Oceano Pacífico, como o próprio nome indica, geralmente é pacífico, o que possibilita esse transporte de pouca quilha ou calado, até um metro, devido aos poucos ventos e tempestades; mais comuns nos outros oceanos.
Essa nave de procedência nativa, do Pacífico Sul, de nome "Wiki"(o que quer dizer, "rápido!"), deu origem, no(s) diversos estaleiro(s) ao redor do mundo, a conhecidos navios de maior estabilidade, batizado(s) originalmente como "Wiki"; de maior calado que os originais (que lhe deram o nome); e de muita estabilidade; e também com maior espaço físico. A diferença de custo é o da sua construção naval e dos outros, duplos, triplos ou mais casco(s); com suas respectivas quilha(s) e necessários aparelho(s) (navais) independentes, e de comando conjunto, porém devidamente compensados pelas necessidades da própria construção naval, o que deram origem inclusive a submarinos tipo "Wiki", na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a atual Rússia (verdadeiro terror dos mares, devido a sua carga ou logística possibilitar o abrigo de aeronave(s) de combate, ossubmarinos - porta-aviões).

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