Charles Spencer Chaplin
Influenciado pelo
trabalho dos antecessores - o comediante francês Max Linder, Georges Méliès, D. W. Griffith Luís
e Auguste Lumière - e compartilhando o trabalho com Douglas Fairbanks e Mary Pickford, foi
influenciado pela mímica, pantomima e o
gênero pastelão e influenciou uma enorme equipe de comediantes e cineastas
como Federico Fellini, Os Três Patetas, Peter Sellers, Milton Berle, Marcel Marceau, Jacques Tati, Rowan Atkinson, Johnny Depp, Michael Jackson, Harold Lloyd, Buster Keaton e
outros diretores e comediantes. É considerado por alguns críticos o maior
artista cinematográfico de todos os tempos, e um dos "pais do
cinema", junto com os Irmãos Lumière, Georges Méliès e D.W. Griffith.
Charlie Chaplin
atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes, sendo
fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês
Max Linder, a quem dedicou um de seus filmes. Sua carreira no ramo do
entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando
ainda era criança nos teatros do
Reino Unido durante a Era Vitoriana quase
até sua morte aos 88 anos de idade. Sua vida pública e privada abrangia
adulação e controvérsia. Juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D.
W. Griffith, Chaplin fundou a United Artists em
1919.
Seu principal e
mais famoso personagem foi The Tramp, conhecido
como Charlot na Europa e igualmente conhecido como Carlitos ou
"O Vagabundo" no Brasil. Consiste
em um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade
de um cavalheiro (gentleman),
usando um fraque preto
esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número,
um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e -
sua marca pessoal - um pequeno bigode-de-broxa.
Foi também um
talentoso jogador de xadrez e
chegou a enfrentar o campeão estadunidense Samuel Reshevsky.
Por sua inigualável
contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é
o mais homenageado cineasta de
todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês
(Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e
pela Academia de Artes e Ciências
Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial
pelo conjunto da obra, em 1972).
Charles Spencer
Chaplin, que era canhoto, nasceu
no dia 16 de abril de 1889, na East Street, Walworth, Londres, Inglaterra. Seus pais
eram artistas de music-hall; seu pai,
Charles Spencer Chaplin Sr., era vocalista e
ator, e sua mãe, Hannah Chaplin (nascida Hannah Harriet Pedlingham Hill),
era cantora e
atriz. Chaplin aprendeu a cantar com seus pais, os quais se separaram antes
dele completar três anos de idade. Após a separação, Chaplin foi deixado aos
cuidados de sua mãe, que estava cada vez mais instável emocionalmente. O censo de 1891 mostra que sua mãe morava com Charlie
e seu meio-irmão mais velho Sydney na Barlow Street, Walworth.
Um problema
de laringe acabou
com a carreira de cantora da mãe de Chaplin. A primeira crise de Hannah ocorreu
em 1894 quando ela estava cantando no "The Canteen", um teatro
em Aldershot,
geralmente frequentado por manifestantes e soldados. Além de
ser vaiada, Hannah foi gravemente ferida pelos objetos atirados pela plateia.
Nos bastidores, ela chorava e argumentava com o seu gerente. Enquanto isso, com
apenas cinco anos de idade, o pequeno Chaplin subiu sozinho ao palco e cantou
uma música popular da época, "Jack Jones".
O pai de Chaplin,
Charles Chaplin Sr., era alcoólatra e
tinha pouco contato com seu filho, apesar de Chaplin e seu meio-irmão morarem
durante um curto período de tempo com seu pai e sua amante, Louise,
na 287 Kennington Road, onde atualmente há uma placa em homenagem ao fato. Os
meio-irmãos viviam ali, enquanto sua mãe, mentalmente doente, residia no Asilo
Cane Hill em Coulsdon. A amante do pai de Chaplin enviou o menino para a
Archbishop Temples Boys School. Seu pai morreu de cirrose no fígado quando
Chaplin tinha doze anos, em 1901. De acordo com o censo de 1901, Chaplin
residia na 94 Ferndale Road, Lambeth.
Após a mãe de
Chaplin ter sido novamente admitida no Asilo Cane Hill, seu filho foi deixado
em uma casa de trabalho em Lambeth, no sul de Londres, mudando-se após várias
semanas para o Central London District School, uma escola para pobres em Hanwell. Os jovens irmãos Chaplin começaram um íntimo
relacionamento, a fim de sobreviverem. Ainda jovens, foram atraídos para o
music hall, e ambos provaram ter grande talento. A mãe de Chaplin morreu em
1928, em Hollywood, sete anos
após ter sido levada para os Estados Unidos por seus filhos.
América
Chaplin começou a
trabalhar junto com Normand, que dirigiu e escreveu vários de seus primeiros
filmes. Chaplin não gostou de ser dirigido por uma mulher, e os dois
discutiam frequentemente. Ele acreditava que Sennett pretendia demiti-lo
caso houvesse um desentendimento com Normand. No entanto, os filmes de
Chaplin fizeram tanto sucesso que ele se tornou uma das maiores estrelas da
Keystone.
Artista pioneiro de cinema
Foi no estúdio
Keystone onde Chaplin desenvolveu seu principal e mais conhecido
personagem: O Vagabundo (conhecido como Charlot na França e no
mundo francófono, na Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Romênia e Turquia, Carlitos no Brasil e
na Argentina, e Der
Vagabund na Alemanha). O
Vagabundo é um andarilho pobretão
que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de
um cavalheiro; aparece
sempre vestindo um paletó apertado, calças e sapatos desgastados e mais largos
que o seu número, e um chapéu-coco; carrega
uma bengala de bambu; e possui
um pequeno bigode-de-broxa. O público viu o personagem pela primeira
vez no segundo filme de Chaplin, Kid Auto Races at Venice, lançado em 7 de
fevereiro de 1914. No entanto, ele já havia criado o visual do personagem para
o filme Mabel's Strange Predicament, produzido
alguns dias antes, porém lançado mais tarde, em 9 de fevereiro de 1914.
Os primeiros filmes
de Chaplin no estúdio Keystone usavam a fórmula padrão de Mack Sennett, que
consistia em extrema comédia pastelão e
gestos exagerados. A pantomima de
Chaplin foi mais sutil, sendo mais adequada para comédias românticas e farsas domésticas.
As piadas visuais,
no entanto, seguiam exatamente o padrão de comédia da Keystone; Em seus filmes,
O Vagabundo atacava agressivamente seus inimigos com chutes e tijolos. O
público da época amou este novo comediante, apesar dos críticos alertarem que
as travessuras do personagem beiravam a vulgaridade. Logo depois, Chaplin se
ofereceu para dirigir e editar seus próprios filmes. Durante seu primeiro ano
no ramo do cinema, ele fez 34 curtas-metragens para Sennett, assim como o longa-metragem Tillie's Punctured Romance.
Em 1915, Chaplin
assinou um contrato muito mais favorável com a Essanay Studios, e
desenvolveu suas habilidades cinematográficas, adicionando novos níveis de sentimentalismo e pathos em
seus filmes. A maioria dos filmes produzidos na Essanay foram mais ambiciosos,
com uma duração duas vezes maior do que os curtas da Keystone. Chaplin também
desenvolveu o seu próprio elenco estático, no qual estava incluído a
heroína Edna Purviance e os vilões cômicos Leo White e Bud Jamison.
Visto que grupos
de imigrantes chegavam
constantemente na América, os filmes mudos foram capazes de atravessar todas as
barreiras de linguagem, sendo compreendidos por todos os níveis da Torre de Babel americana,
simplesmente devido ao fato de serem mudos. Nesse contexto, Chaplin foi
emergindo e tornando-se o exponente máximo do cinema mudo.
Em 1916, a Mutual Film Corporation pagou a
Chaplin US$670.000,00 para produzir uma dúzia de comédias com duração de duas
bobinas. Foi dado a ele controle artístico quase total, produzindo doze filmes
durante um período de dezoito meses, notando que estes estão entre os filmes de
comédia mais influentes da história do cinema. Praticamente todos os filmes de
Chaplin produzidos na Mutual são clássicos: Easy Street, One A.M., The Pawnshop e The Adventurer são
provavelmente os mais conhecidos. Edna Purviance continuou sendo a protagonista, e Chaplin
adicionou Eric Campbell, Henry Bergman e Albert Austin ao seu elenco estático;
Campbell, um veterano nas óperas de Gilbert e Sullivan, interpretou vilões soberbos, e os atores
coadjuvantes Bergman e Austin permaneceram no elenco de Chaplin durante
décadas. Chaplin considera o período em que esteve na Mutual como o mais feliz
de sua carreira. Após a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial, Chaplin tornou-se
um garoto-propaganda para a venda de "bônus da liberdade"
junto com Mary Pickford e seu grande amigo Douglas Fairbanks.
Durante o avanço
dos filmes sonoros, Chaplin produziu Luzes da Cidade (1931)
e Tempos Modernos antes de se converter ao cinema "falado". Esses
filmes foram essencialmente mudos, porém possuíam música sincronizada e efeitos
sonoros. Indiscutivelmente, Luzes da Cidade contém o mais
perfeito equilíbrio entre comédia e sentimentalismo. Em relação à última cena,
o crítico James Agee escreveu
na revista Life em 1949 que foi a "melhor atuação já
registrada em celuloide".
Apesar de Tempos Modernos ser um filme mudo, ele contém falas
— geralmente provenientes de objetos inanimados, como rádios ou monitores de TV. Isto foi feito
para ajudar o público da década de 1930, que já estava fora do hábito de
assistir a filmes mudos. Além disso, Tempos Modernos foi o
primeiro filme em que a voz de Chaplin é ouvida (no final do filme, a canção
"Smile", composta e cantada pelo próprio Chaplin
num dueto com Paulette Goddard). No
entanto, para a maioria dos espectadores, este ainda é considerado um filme
mudo — e o fim de uma era.
O primeiro filme
falado de Chaplin, O Grande Ditador (1940),
foi um ato de rebeldia contra o ditador alemão Adolf Hitler e
o nazismo, e foi
lançado nos Estados Unidos um ano antes do país abandonar sua política de neutralidade e
entrar na Segunda Guerra Mundial. Chaplin
interpretou o papel de Adenoid Hynkel, ditador da "Tomânia",
claramente baseado em Hitler e, atuando em um papel duplo, também interpretou
um barbeiro judeu perseguido frequentemente por nazistas, o qual é fisicamente
semelhante a 'O Vagabundo. O filme também contou com a participação do comediante Jack Oakie no
papel de Benzino Napaloni, ditador da "Bactéria", uma sátira do
ditador italiano Benito Mussolini e
do fascismo; e de
Paulette Goddard, no papel de uma mulher no gueto. O filme
foi visto como um ato de coragem no ambiente político da época, tanto pela sua
ridicularização do nazismo quanto pela representação de personagens judeus
ostensivos e de sua perseguição. Adicionalmente, O Grande Ditador foi
indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator (Chaplin), Melhor Ator Coadjuvante (Oakie), Melhor Trilha Sonora (Meredith Willson) e Melhor Roteiro Original (Chaplin).
Últimos trabalhos
Os últimos dois
filmes de Chaplin foram produzidos em Londres: A King in New York (1957) no
qual ele atuou, escreveu, dirigiu e produziu; e A Countess from Hong Kong (1967), que
ele dirigiu, produziu e escreveu. O último filme foi estrelado por Sophia Loren e Marlon Brando, e Chaplin
fez uma pequena ponta no papel de mordomo, sendo
esta a sua última aparição nas telas. Ele também compôs a trilha sonora de
ambos os filmes, assim como a canção-tema de A
Countess from Hong Kong, "This is My Song",
cantada por Petula Clark, chegando a ser a canção mais popular do Reino
Unido na época do lançamento do filme. Chaplin também produziu The Chaplin Revue, uma
compilação de três filmes feitos durante seu período de parceria com a First
National: A Dog's Life (1918), Shoulder Arms (1918)
e The Pilgrim (1923), para os quais ele compôs a trilha
sonora e gravou uma narração introdutória.
Adicionalmente, Chaplin escreveu sua autobiografia entre
1959 e 1963, intitulada Minha Vida, sendo
publicada em 1964. Chaplin planejara um filme intitulado The Freak, que seria
estrelado por sua filha, Victoria, no papel de um anjo. Segundo Chaplin, ele
havia concluído o roteiro em 1969 e
foram feitos alguns ensaios de pré-produção, mas foram interrompidos quando
Victoria se casou. Além disso, sua saúde declinou constantemente na década de
1970, prejudicando todas as esperanças do filme ser produzido.
De 1969 até 1976,
juntamente com James Eric, Chaplin compôs músicas originais para seus filmes
mudos e depois os relançou. Compôs a música de seus outros curtas-metragens da
First National: The Idle Class em
1971, Pay Day em
1972, A Day's Pleasure em 1973, Sunnyside em
1974, e dos longa-metragens The Circus em
1969 e The Kid em
1971. O último trabalho de Chaplin foi a trilha sonora para o filme A Woman of Paris (1923),
concluída em 1976, época em que Chaplin estava extremamente frágil, encontrando
até mesmo dificuldades de comunicação.
Oscars
Relacionamentos amorosos e casamentos
Em 23 de outubro de 1918, Chaplin
casou-se aos 28 anos de idade com Mildred Harris, que tinha
então 16 anos. Tiveram um filho nascido deformado, que morreu três dias após o
nascimento. Divorciaram-se em 1920 por
conta de tudo que sofreram pelo filho.
Mais tarde, Chaplin
namorou por anos Peggy Hopkins Joyce. O relacionamento que teve com Joyce
inspirou Chaplin a fazer o filme Uma mulher de Paris.
Aos 35 e sozinho,
apaixonou-se por Lita Grey, que tinha apenas 16 anos, durante as preparações
de The Gold Rush. Mesmo ela sendo muito jovem, casaram-se em 26 de Novembro de 1924, no México, quando
ela ficou grávida. Tiveram dois filhos, Charles Chaplin Júnior e Sydney.
Divorciaram-se em 1926, por causa
de brigas. Nessa época a fortuna de Chaplin chegou a incríveis US$
825 000.
Passado os anos,
Chaplin casou-se secretamente aos 47 anos com Paulette Goddard, de 25
anos, em Junho de 1936. Depois de
alguns anos felizes, este casamento também terminou em divórcio, em1942, devido a
problemas conjugais.
Após a separação,
Chaplin namorou Joan Barry, atriz de
22 anos. Esta relação durou anos e terminou quando Barry começou a perturbá-lo,
pois ele não a quis mais e ela constantemente perseguia-o com ciúmes. Em Maio
de 1943, ela informou a Chaplin que estava grávida e exigiu que ele assumisse a
paternidade. Ele tinha certeza que não era o pai, pois ela teve outros homens
durante a separação. Então, exames comprovaram que Chaplin não era o pai, porém
na época, os exames não eram muito válidos e a lei exigia que, por ele ter sido
o último parceiro com quem ela apareceu em público, a lei entendia que mesmo
ele não sendo o pai biológico, ele teria que assumir a criança, mesmo sem ser
no cartório, e ele foi obrigado a custear as despesas da criança e ele se viu
forçado a pagar US$ 75 por semana até que o filho de sua ex fizesse 21 anos.
Tempos depois,
conheceu Oona O'Neill, filha do dramaturgo Eugene O'Neill. Se
apaixonaram rapidamente e casaram-se em 16 de Junho de 1943. Ele tinha
54 anos enquanto ela somente 17, mas a enorme diferença de idade não
diferenciou em nada. Este casamento foi longo e feliz. Oona, mesmo sendo ainda
muito jovem, deu oito filhos a Charlie, o que o deixou em completa felicidade.
O amor era tão grande que Charlie ficou com ela até sua morte, e Oona cuidou
dele no fim de sua vida.
Cavalaria
Chaplin foi
incluído na Lista de Honras do Ano Novo em 1975. No
dia 4 de março, com oitenta e cinco anos de idade, foi nomeado Cavaleiro Comandante do Império Britânico (KBE)
pela Rainha Elizabeth II. A honra foi proposta originalmente em 1931, mas não
foi realizada devido à controvérsia de Chaplin não ter servido na Primeira Guerra Mundial. O título de
cavaleiro foi proposto novamente em 1956, mas foi vetado pelo então
governo conservador com
receio de prejudicar sua relação com os Estados Unidos no auge da Guerra Fria e
na invasão de Suez planejada para aquele ano.
Morte
A saúde de Chaplin
começou a declinar lentamente no final da década de 1960, após a conclusão do
filme A Countess from Hong Kong, e mais
rapidamente após receber seu Oscar Honorário em 1972. Por volta de 1977, já tinha
dificuldade para falar, e começou a usar uma cadeira de rodas. Chaplin
morreu dormindo aos 88 anos de idade em consequência de um derrame cerebral, no Dia de Natal de 1977 em Corsier-sur-Vevey, Vaud, Suíça, e
foi enterrado no
cemitério comunal.
No dia 1 de março de 1978, seu cadáver foi
roubado da sepultura por
um pequeno grupo de mecânicos suíços, na tentativa de extorquir dinheiro de sua
família.23 O
plano falhou, os ladrões foram capturados e condenados, o corpo foi recuperado
onze semanas depois, perto do Lago Léman, e
novamente enterrado em Corsier-sur-Vevey, mas desta vez a família mandou fazer
um tampão de concreto de 6
pés (1,80 metro) de espessura protegendo o caixão do
cineasta, para evitar novos problemas. No mesmo cemitério, há uma estátua de
Chaplin em sua homenagem.
Em 1991, Oona O'Neill, sua
quarta e última esposa, faleceu e foi sepultada ao lado do cineasta.
Outras controvérsias
Durante a Primeira Guerra Mundial, Chaplin foi
criticado pela imprensa britânica por não ter se alistado ao Exército. Na
verdade, ele se apresentou ao serviço militar, mas foi recusado por estar
abaixo da altura e peso exigidos para alistamento. Chaplin levantou fundos
substanciais durante a época de venda de bônus de guerra, não só
discursando publicamente em comícios, mas
também ao produzir, com seu próprio orçamento, The Bond, um
filme-propaganda de comédia usado em 1918. A persistente controvérsia
provavelmente impediu Chaplin de receber o título de cavaleiro em 1930.
Durante toda a
carreira de Chaplin, alguns níveis de controvérsia existiram a respeito de sua
suposta ascendência judaica.
Propagandas nazistas das décadas de 1930 e 40 o retratavam como judeu
(chamado-o de "Karl Tonstein" ou "Israel Thonstein"), com
base em artigos publicados pela imprensa dos EUA, e as
investigações do FBI no final da década de 1940 também se concentraram nas
origens étnicas de Chaplin. Não há documentos que comprovam a ascendência
judaica de Chaplin. Durante sua vida pública, ele recusou-se ferozmente em
contestar ou negar as afirmações de que ele era judeu, dizendo que sempre iria
"jogar diretamente nas mãos dos antissemitas." Embora
tenha sido batizado na Igreja da Inglaterra, Chaplin creditava-se como sendo agnóstico durante
a maior parte de sua vida.
O fato de Chaplin
sentir atração
por mulheres mais jovens continua a ser outra fonte de interesse para
alguns. Seus biógrafos atribuem isto a uma paixão adolescente com Hetty Kelly,
que conhecera no Reino Unido durante suas apresentações no music hall, e que
possivelmente definiu o seu ideal feminino. Chaplin gostava de descobrir jovens
atrizes e orientá-las de perto; com exceção de Mildred Harris, todos os seus
casamentos e a maioria dos seus principais relacionamentos amorosos começaram
desta maneira.
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