O
bilionário pirado
Howard
Hughes.
Howard
Robard Hughes Jr. (Humble, 24 de dezembro de 1905 — Houston, 5 de abril de 1976) foi um aviador, engenheiro aeronáutico,
industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico e um dos homens mais
ricos do mundo. Ficou famoso ao quebrar o recorde mundial de velocidade em
um avião,
construir aviões, produzir o filme Hell's Angels e por se tornar dono de uma das maiores empresas aéreas
norte-americana, a TWA.
Spruce
Goose
Primeiros anos
Hughes
nasceu em Humble, Texas na
véspera de Natal de 1905, embora muitas fontes afirmem que ele teria
nascido em 24 de setembro no mesmo local. Segundo essas fontes, o seu dia de nascimento foi
marcado por uma tempestade e os seus pais ficaram impedidos de fazer a viagem
para registrar o recém-nascido, deixando o assunto estender-se até três meses
mais tarde. Howard Robard Hughes Jr. cresceu normalmente como estudante com um
interesse especial por matemática,
voo e mecânica.
O jovem Howard cresceu fortemente influenciado e superprotegido por sua mãe,
Allene Hughes, que padecia de misofobia (medo de germes). Por conta disto tratava
de isolar seu filho de todos os germes ambientais. Sofria um medo terrível de
contágios de enfermidades, e assim, o menino cresceu com uma percepção hostil
do mundo exterior.
A
mãe de Howard morreu em 1922 por
complicações de uma gravidez ectópica. Seu pai, Sr. Howard Hughes, morreu dois anos depois, de infarto. Após ficar órfão, Howard tomou o controle da
companhia do seu pai em Houston, a Hughes Tool Company, com um valor estimado
em 1 Milhão de dólares.
Em
1925 Hughes abandonou a Universidade e casou-se com Ella Rice, e juntos
mudaram-se de Houston para Hollywood onde Howard pretendia produzir filmes.
Hollywood
Em
1925, Howard financiou três filmes de qualidade variável, vindo
posteriormente a produzir e a realizar um épico sobre pilotos da Royal Air Force na 1ª Guerra Mundial chamado "Hell's
Angels". O filme custou 3,8 milhões de dólares, um
autêntico recorde na época. Lançado em 1930, "Hell's Angels" foi
um estrondoso sucesso, estabelecendo novos recordes de bilheteria, mas nunca chegou
a recuperar o seu orçamento. Produziu ainda o famoso filme western "The Outlaw" (em Português - BR:"O
Proscrito"), com Jane Russell e
Jack Buetel.
Howard
manteve a esposa isolada em casa até que os dois terminaram o casamento e ela
voltou para Houston em 1929. A sua vida sentimental foi bastante agitada, tendo
relações amorosas com estrelas de Hollywood como, Ava Gardner, Katherine Hepburn, Ginger Rogers, Bette Davis,
Terry Moore e Lana Turner e
tendo eventualmente casado (e se divorciado) com a atriz Jean Peters.
Ava
Gardner
Durante
todos esses anos em Hollywood, além de seu apreço pelo cinema, Hughes manteve
sua paixão pelos aviões, cuja indústria começava a se firmar no sul da Califórnia,
tornando a região um autêntico centro para as novas tecnologias.
O aviador
Howard
sempre teve uma paixão por aviões, além de pilotar aprendeu sozinho sobre sua
engenharia. Howard desenvolveu seu primeiro avião chamado H-1 (ou Hughes H-1
Racer) em 1935 por
sua empresa, a Hughes Aircraft.
O
primeiro vôo de Hughes com o H-1 em 13 de setembro de
1935 foi um sucesso, Hughes quebrou o recorde mundial de velocidade ao voar a
566 Km/h, perto de Santa Ana (Califórnia).
Ginger
Rogers
Em
1937, viaja de Los Angeles até Newark (Nova Jersey) em 7 horas e 28 minutos, um
novo recorde de costa-a-costa. Ainda em 1937, é eleito o melhor aviador do
mundo ao conquistar o Harmon International Trophy e é honrado pelo
Presidente Roosevelt na Casa Branca.
No ano seguinte, estabelece um novo recorde, desta vez ao viajar à volta do
mundo em 3 dias, 19 horas e 17 minutos; durante o processo quebrou o anterior
recorde de Charles Lindbergh de Nova Iorque a Paris pela metade do tempo. Hughes tinha chegado
ao pico da sua carreira (e da sua popularidade).
Betty
Davis
Hércules
Os
anos da 2ª Guerra Mundial foram frustrantes para Hughes. Hughes desenvolveu dois projetos
para uso do exército americano. O avião espião XF-11 e o avião de carga
Hércules (conhecido como "Spruce Goose", por ser feito de
madeira).
Ao
testar o primeiro avião, o XF-11, Hughes quase morreu em um acidente aéreo ao
cair com o aparelho nas vizinhanças de Beverly Hills.
Terry
Moore
Seu
projeto mais famoso talvez tenha sido o H-4 Hércules. Ao construir este
gigantesco hidroavião, Hughes bateu mais um recorde, o do hidroavião com a
maior envergadura da história. Apelidado como Spruce Goose, seu propósito
inicial foi bélico. Foi idealizado para ser usado na Segunda
Guerra Mundial como meio viável de
transporte de tropas e equipamento através do Atlântico, evitando assim as
perdas provocadas pelos submarinos alemães. Só foi completado depois de a
guerra acabar, e chegou a voar uma vez em Long Beach Harbor no dia 2 de novembro de 1947.
TWA
Em 1939, Hughes comprou 7 milhões de dólares em ações
da TWA tomando o controle da companhia aérea. Ao entrar no mercado de
companhias aéreas, Hughes contratou a Lockheed Corporation para desenvolver um
novo avião comercial, o Constellation. Quando o Constellation foi finalizado,
Hughes comprou 40 aviões.
Lana
Turner
Em 1956, Hughes comprou 63 Convair 800 para a TWA.
Embora muito rico, Hughes teve que abandonar o controle da TWA. Em 1966, um tribunal federal dos Estados Unidos lhe
forçou a vender suas ações, devido a conflitos de interesses entre a TWA e sua
própria companhia aérea (Hughes Aircraft).
A venda de sua parte da TWA lhe fez ganhar 547 milhões de dólares. Durante os
anos 70, Hughes voltou ao negócio das companhias aéreas, comprando a línha
Aérea Air West e posteriormente nomeou-a como Hughes Airwest.
Problemas de saúde
As
últimas três décadas da sua vida não foram nada famosas. Desde 1944, Hughes
começou a exibir um comportamento alarmante e uma fobia aos germes, levando-o a
um esgotamento nervoso. O seu medo dos germes ficou pior devido ao vício das
drogas, entre as quais Codeína (originalmente receitada para o alívio da dor
das lesões sofridas no desastre de avião ocorrido anos antes) e Valium (a obsessão com os germes tinha começado
na sua infância, devido em grande parte a uma educação demasiado protetora da
sua mãe, e foi se agravando ao longo da sua idade adulta). Desde o início da
década de 40 ele requeria que todos os que entrassem em contato com as mesmas
coisas que ele tocava usassem luvas brancas e todos os seus criados tinham que
tratar de tudo usando lenços de papel, tal era a fobia. Em 1958 sofre o seu
segundo esgotamento. O seu comportamento era cada vez mais irracional e apesar
de ter tido os seus momentos de lucidez, a sua saúde física tornou-se precária.
Um médico que o examinou em 1973 comparou a sua situação à dos prisioneiros que
tinha visto em campos de concentração japoneses durante a 2ª Guerra Mundial.
Hughes passou o último capítulo da sua vida no México, física e mentalmente doente e absolutamente
sozinho no mundo, se não contarmos com os doutores e guarda-costas que o
acompanhavam. E a 5 de Abril de 1976 (aos 70 anos de idade) acabou por
Jean
Peters
falecer,
vítima de parada cardíaca, ocorrida, ironicamente, num avião que o transportava
de Acapulco até Houston, para tratamento médico. Encontra-se sepultado
no Cemitério de Glenwood, Houston, Texas no Estados Unidos.
Fonte:
Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário