terça-feira, 21 de janeiro de 2014

VIGARISTA

Um vigarista é uma pessoa que se especializou a enganar outras pessoas, passando a ser considerado um criminoso quando os seus atos tem consequências graves, como obter lucros ilícitos ganhando dinheiro
através de fraude, enganando, mentindo e encenando situações que levam os mais ingénuos ou gananciosos a acreditar que estão a fazer um bom negócio mas na verdade, estão a ser ludibriados.
Outros termos para definir um vigarista são; embusteio, trapaceiro, velhaco, charlatão e golpista. No Brasil também são conhecidos por enganador, fraudador, estelionatário e 171.

Definição

Ao contrário do que se possa pensar, um vigarista tem boa aparência, transmite confiança, é esperto e tem a capacidade de assumir a aparência necessária para lidar com a situação do momento, tanto podendo ser do sexo masculino como feminino, sendo charmosos e persuasivos.
A palavra vigarista deriva de "conto do vigário", uma expressão usada para descrever de forma genérica qualquer tipo de história que pareça verdadeira mas que de fato não o é e tem como único objetivo induzir quem a ouve a desembolsar o dinheiro .

Tipos de vigaristas

Existem imensos tipos de vigaristas, sendo praticamente impossível descreve-los a todos. Normalmente são descritos pelo tipo de vigarices que praticam que podem ir desde variações de golpes centenários à criação de golpes originais e à utilização das novas tecnologias e mesmo à forma de tornear as leis. Os tipos mais comuns são os vigaristas de negócios, empréstimos, de rua e da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário