sábado, 29 de março de 2014

IGREJA NOSSA SENHORA DA GRAÇA



Pioneiro templo do cristianismo no Brasil e Novo Mundo


No local da atual Igreja da Graça, da Bahia, foi construída a Ermida de Nossa
Senhora da Graça, em torno de 1530, um dos templos pioneiros do cristianismo no Novo Mundo, primeiro santuário mariano
do Brasil, construído por Diogo e Catarina Alvares Caramuru e doado, em 1586, juntamente com as terras adjacentes, por Paraguaçu, aos monges de São Bento.

A 29 de março de 1549, na Vila do Pereira, ao lado do morro de Santo Antônio, desembarcaram Tomé de Souza – primeiro governador-geral – e o Padre Manoel da Nóbrega, com seus companheiros e fundadores da Cidade do Salvador, da Bahia de Todos os Santos, dentre eles Garcia D'Avila, sendo recebidos por Diogo e Catarina Alvares Caramuru e os tupinambás.

Subindo a encosta ali encontraram a Ermida da Graça e a povoação de Caramuru e Paraguaçu – Vila Velha –, onde acamparam; e ao terceiro dia celebrou Nóbrega a primeira festa religiosa da comitiva oficial.

Na Igreja estão as sepulturas de Caramuru, Paraguaçu e a da jovem Julia de Fetal, assassinada de forma brutal, com uma bala de ouro, pelo seu professor e admirador, João Estanislau da Silva Lisboa.
Igreja da Graça







"O SONHO DE PARAGUASSÚ"

A Índia, quase em tamanho natural, está genuflexa ante N. S. da Graça. Ao longe vê-se a primitiva ermida.

E ele reproduz as verdadeiras feições de Catarina, cuja formosura foi sempre louvada.
Obra do pintor Manoel Lopes Rodrigues, que trabalhou na pintura do forro, em 1881. Alguns dizem que foi executado sobre pintura existente outrora, datada do século XVI.




José Pires de Carvalho e Albuquerque, nascido em 1756, Secretário de Estado do Brasil, e sua mulher (casados em 1781) D. Ana Maria de São José e Aragão, morgada da Torre de Garcia d'Ávila, é a quem se deve a lousa armoriada da igreja da Graça (1797) e a tela em grande tamanho, na sacristia, que evoca o naufrágio de Caramuru, com diversas cenas do belo poema épico CARAMURU, de Frei José de Santa Rita Durão.



O Mosteiro de Nossa Senhora da Graça é
dependência do Mosteiro de São Bento da Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário