quinta-feira, 27 de março de 2014

SALA SÃO PAULO – SÃO PAULO



O imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País.


Projetado por Christiano Stockler das Neves em 1925 ― período em que a cidade, estimulada pelo café e pela ferrovia, crescia em ritmo acelerado― o prédio, marcado pela sobriedade dos ornamentos e detalhes do estilo Luís XVI, seria concluído somente em 1938, quando a urbanização de São Paulo já se caracterizava pela presença de automóveis, minimizando a utilização de bondes e trens.

As principais áreas do edifício já vinham sendo locadas para a realização de festas e eventos institucionais quando, em 1997, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo assume seu controle para transformá-lo no Complexo Cultural Júlio Prestes.


Situada no centro da Cidade, vizinha da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Sacra, a Sala São Paulo fez realizar o potencial de revitalização da região.

Tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat, a Sala São Paulo foi inaugurada em 9 de julho 1999 com a apresentação da sinfonia A Ressurreição, de Gustav Mahler, pela Osesp, para ser mantida como importante marco de nossa cidade.








Sala de Concertos
(por João Musa)


Fachada da Sala São Paulo
(por Tuca Vieira)


Fachada da Sala São Paulo
(por Tuca Vieira
)


Fachada da Sala São Paulo
(por Tuca Vieira)


Fachada da Sala São Paulo
(por Tuca Vieira)



Fonte: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário