quinta-feira, 10 de abril de 2014

FUNDAÇÃO PIERRE VERGER

Pierre Edouard Léopold Verger (1902-1996) foi um fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês que viveu grande parte da sua vida na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, no Brasil. Ele realizou um trabalho fotográfico de grande importância, baseado no cotidiano e nas culturas populares dos cinco continentes. Além disto, produziu uma obra escrita de referência sobre as culturas afro-baiana e diaspóricas, voltando seu olhar de pesquisador para os aspectos religiosos do candomblé e tornando-os seu principal foco de interesse.  
Pierre Verger ao centro ladeado por Caribé e Caymmi

Criada em 1988 por Pierre Verger, com a ajuda de um conjunto de amigos , a Fundação foi, até sua morte, dirigida pelo próprio fotógrafo. Seu grande amigo Carybé o sucedeu no cargo de presidente. Após o falecimento de Carybé, sua filha, Solange Bernabó seguiu, ocupou o cargo de diretora até a nomeação de um novo presidente, Gilbertro Pedreira de Freitas Sá, em 2001.
  
No seu quarto, Salvador, 1994 - Foto Mario Cravo Neto

A criação da Fundação Pierre Verger foi a consequência de dois de meus amores: o que sinto pela Bahia e aquele que tenho pela região da África, situada no Golfo de
Benin. Ela se propõe, através de seus objetivos e suas atividades, a realçar esta herança comum, oferecendo à Bahia o que ela conhece sobre o Benin e a Nigéria e informar esses países sobre suas influências culturais na Bahia, afirmou Verger no primeiro boletim informativo da FPV. Como fundador, mantenedor e presidente, ele doou à Fundação todo o seu acervo pessoal, reunido em décadas de viagens e pesquisas. São dezenas de artigos, livros, 62 mil negativos fotográficos, gravações sonoras, filmes em película e vídeo, além de uma coleção preciosa de documentos, fichas, correspondências, manuscritos e objetos.

Foto de Pierre Verger

Principais objetivos da Fundação

§  Preservar, organizar, pesquisar e divulgar a obra do instituidor Pierre Verger.
§  Estabelecer e manter intercâmbios cultuais, humanos e científicos entre o Brasil e a África e, principalmente, entre a Bahia e o Golfo do Benin.
§  Servir como centro de informações e pesquisa.
§  Cumprir função social de maneira prática integrando a comunidade local e adjacências.

Foto de Pierre Verger

Foto de Pierre Verger

Serviços propostos

§  Disponibilização do acervo ao público (biblioteca, acervo fotográfico e acervo pessoal de Verger).
§  Apoio à pesquisa de profissionais e pesquisadores que desejem utilizar a obra de Verger.

Andarilho encantado – Pierre Verger
§  Liberação de uso de fotografias em todos os suportes.
§  Venda de ampliações originais.
§  Disponibilização de cursos e oficinas gratuitas para a sociedade baiana, e, principalmente, para a comunidade do bairro do Engenho Velho de Brotas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário