sexta-feira, 11 de abril de 2014

MUNICÍPIO DE MARACÁS – BAHIA

Série: municípios baianos
O município conta com população de aproximadamente 24.615 habitantes. Destes, cerca de 38% vive
na zona rural localizada na região econômica do sudoeste da Bahia, na mesorregião do Centro-Sul Baiano e na microrregião de Jequié, a 365 km de Salvador.


Situada a uma altitude de 976 metros, medida na sede do município, tem como ponto mais elevado o Morro da Contagem, com mais de 1 295 metros.
A cidade tem tradição nos festejos juninos, já tendo sido apelidada de Suíça Baiana por ser uma cidade de clima muito frio com relação às cidades do entorno.

 
A sua base econômica é predominantemente, a pecuária bovina extensiva de corte, com um giro de aproximadamente quinhentas cabeças/mês. Além disso, o município conta com uma grande jazida de vanádio, que começou a ser extraída em 2013, na qual contribuirá para a economia local.
Existe ainda o tradicional cultivo de flores para exportação, facilitado principalmente pelo clima da região. Desde 2003 o cultivo é fomentado pelo Governo do Estado da Bahia pelo programa Flores da Bahia.


Complementando sua base econômica, destaca-se a mandioca, o mel, o feijão, o milho e outras culturas sazonais, o café e o extrativismo de umbu. Grandes plantações de eucaliptos para produção de carvão vegetal se estendem por algumas áreas no entorno da cidade.
Um tímido comércio, aposentadorias, programas assistenciais federais e funcionalismo público complementam a renda do município.
Guarda Municipal de Maracás, criada no ano de 2001, com base na Constituição Federal
Atualmente, cerca de 70% da população vive na margem da pobreza segundo a Fundação Getulio Vargas, com base nos dados doIBGE de 2005. A mortalidade infantil (29/1000 segundo o IBGE para o ano de 2005) também é um agravante social.
Seu IDH se mantém em torno de 0,61.
O índice de analfabetismo a partir dos 15 anos é de 26% para o total da população.
O acesso ao município é rodoviário, e mantém-se razoável graças ao investimento do Banco Mundial no Programa de Revitalização de Rodovias no Estado da Bahia, a partir de 2005. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário