terça-feira, 8 de abril de 2014

PARQUE METROPOLITANO DE PITUAÇU

Salvador – Bahia

Parque Metropolitano de Pituaçu, ou simplesmente Parque de Pituaçu, está localizado no bairro de Pituaçu, em Salvador, próximo à orla e à Universidade Católica do Salvador (UCSal). Foi
criado por Decreto Estadual nº 23.666 de 4 de setembro de 1973 e pelo Decreto nº 23.113 de 12 de abril de 1978 foi declarada a utilidade pública do terreno para desapropriações, inicialmente com 660 hectares, durante o governo estadual de Roberto Santos.Está situado na orla marítima e atualmente ocupa 425 hectares, a maior reserva ecológica da cidade de SalvadorBahia. Nos fins de semana, recebe entre quatro e cinco mil visitantes.

Um dos principais pontos da cidade com remanescentes de Mata Atlântica é fonte lazer e turismo para a cidade com sua fauna e floradiversificadas, além da beleza da Lagoa de Pituaçu. Como parte do Parque, há duas quadras poliesportivasciclovia, pista de patinação eskateparque infantilpíer para pedalinhos. Daí funciona a Associação de Remo de Salvador, que também coordena projetos sociais, além de atletas. Funcionam também estabelecimentos comerciais oferendo comidas e bebidas. A partir desses espaços e instalações, o Parque de Pituaçu é palco de trilhas ecológicas e competições esportivas, inclusive de esportes radicais. Do mesmo modo, diversas atividadesculturais também são realizadas, destaque para exposições e feiras de livros e sessões de leitura.
Em 2006, foram plantados no entorno da lagoa, exemplares de pau-brasilaroeira, pau-pombo, jenipapeirocajámangabacedro e ipês roxo e amarelo, visando a repor a área da mata perdida.
ciclovia do Parque de Pituaçu segue na maior parte do seu percurso as margens da Lagoa de Pituaçu, excetuando-se quando corta as duas maiores penínsulas da lagoa. Atualmente conta com 15 quilômetros de extensão com sinalização, cinco quiosques e outros pontos de apoio, e é uma das maiores da Bahia. Tem início próximo ao Espaço Mário Cravo, passando próximo ao Campus de Pituaçu da UCSal, ao Estádio de Pituaçu, ao escritório da CONDER, ao escritório e ao horto da SUCAB, à barragem do Rio Pituaçu e ao Museu de Ciência e Tecnologia da UNEB. No início da ciclovia está localizado um bicicletário para aluguel.
Embora o Parque feche às 18h no sábado, é possível realizar passeios ciclísticos noturnos acompanhados pela Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) por meio do Pedal da Lua, que ocorre nos sábados antecedentes à Lua cheia.


O Espaço Mário Cravo, ou Parque das Esculturas, é uma área do parque onde estão esculturas de Mário Cravo Júnior. São 53 mil metros quadrados com obras feitas pelo artista plástico baiano em exposição permanente ao ar livre e também com um centro de cultura e arte. Singular no país, a área cedida pelo Governo do Estado da Bahia é administrada pela Fundação Mario Cravo, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR). No Espaço, funciona também o atelier do artista dentro do prédio localizado na entrada do parque.
Dentro do Parque localiza-se a Lagoa de Pituaçu, a maior da área metropolitana de Salvador. Tem 200 hectares (ou 2 quilômetros quadrados) foi formado artificialmente em 1906, com a construção da barragem do rio Pituaçu para o abastecimento de Salvador. A lagoa passou por um vasto processo de degradação que obrigou a suspensão, em 2002, do uso de suas águas para abastecimento. Hoje, a lagoa é um dos principais espaços públicos de lazer da cidade.
lagoa é o resultado do represamento do Rio Pituaçu, até então um volumoso afluente do Rio das Pedras, realizado em 1906 para servir de manancial de abastecimento da cidade.

Fonte: Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário