quinta-feira, 8 de maio de 2014

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO


Muralhas da China
Apesar de nada se mencionar sobre os monumentos do hinduísmo, os quais são inúmeros em todo o planeta, as Novas Sete Maravilhas do Mundo foram escolhidas em concurso informal e popular
internacional promovido pela New Open World Foundation, com o lançamento da campanha New 7 wonders, que contou com mais de cem milhões de votos através de telefones celulares e da internet, enviados de todas as partes do mundo e anunciados em 7 de julho de 2007 (07/07/07), numa cerimônia no Estádio da Luz em Lisboa, Portugal. Foram escolhidos apenas monumentos de culturas já extintas e um do cristianismo, que é o Cristo Redentor, ficando relegados monumentos como a estátua de Murugan na Malásia, estátuas também gigantescas de Shiva e Hanuman na Índia, entre outras. O concurso não contou com o apoio da UNESCO, órgão da Organização das Nações Unidas.
Cristo Redentor
A mais conhecidas tentativas de se instaurar uma lista de "7 maravilhas modernas" foram:
O site Hillman Wonders que elaborou uma lista com as 100 maravilhas do mundo moderno.
As sete primeiras foram:
Cataratas do Iguaçu
Ilhas Galápagos, próximas à costa do Equador
Eurotúnel
E a da Sociedade Americana de Engenheiros Civis que chegou a compilar uma lista de maravilhas do mundo moderno, a qual obteve maior aceitação  pública:
Eurotúnel, ligação entre França e Inglaterra

Tal como com outras listas, não existe consenso sobre sete maravilhas naturais. Uma das listas foi compilada pela CNN:
Barreira de corais de Belize
Cataratas do Iguaçu, no Brasil e Argentina;
Monte Everest, na divisa entre Nepal e China;
Ilhas Galápagos
Aurora boreal, na região polar do planeta;
Cataratas Vitória (Victoria Falls), entre Zâmbia e Zimbábue.
Um grupo organizou o concurso das Sete maravilhas do mundo moderno (7 Wonders of the Modern World), desde 2007 e realizou um concurso para escolher as "Sete maravilhas da natureza". A votação foi feita pelo site "New 7 Wonders of Nature". E foi encerrada em 2009.
A lista abaixo  de maravilhas subaquáticas é de origem desconhecida, mas tem sido tão frequentemente repetida que adquiriu um grau de credibilidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário