quarta-feira, 7 de maio de 2014

BISTRÔS FRANCESES


Bistrô é um restaurante ou bar pequeno e simples, porém muito acolhedor. Muito populares em França, onde se servem bebidas alcoólicas, café e outras bebidas. Servem também comidas simples a preços
acessíveis.
Acredita-se que se tornaram populares durante a Segunda Guerra Mundial, já que uma vez que os homens iam para a guerra, as mulheres muitas vezes precisavam trabalhar para conseguir complementar sua renda ou mesmo se sustentar, portanto abriam suas casas para o público, vendendo refeições caseiras para o público pagante.
A palavra "bistrô" tem origem francesa, embora exista uma lenda afirmando que ela seja de origem russa. A lenda surgiu devido à existência da palavra "bystro" no idioma russo, e afirma que o vocábulo teria se difundido em Paris durante a ocupação russa de 1815; soldados russos iriam aos restaurantes, gritando "bystro, bystro" ("быстро, быстро") que quer dizer "rápido, rápido".1 Entretanto, a verdadeira origem da palavra é desconhecida, tendo sido usada para denominar os proprietários de pequenos comércios de vinho; posteriormente, a palavra passou a nomear o estabelecimento em si.
Hoje o termo é usado nominar pequenos e tradicionais restaurantes de inspiração francesa.
Os bistrôs, até a década de sessenta do século passado, eram pontos de reunião dos escritores e artistas que moravam em Paris, ou simplesmente, que passavam pela cidade. Não raro, no mais simples deles, podíamos nos deparar com figuras como Ernest Hemingway, Jean Paul Sartre, Simone de Bouvoir, Albert Camus e outros famosos, da época. Bistrôs eram sinônimos de convivência, cordialidade, de discussões sobre literatura, a arte em geral, sobremodo acerca de ideias e filosofias que desabrochavam por ali e mundo afora, como o existencialismo.
Em Portugal este termo é completamente desconhecido e em seu lugar usa-se o termo "tasca". Uma tasca é um local onde se vendem bebidas alcóolicas ao balcão e também onde se servem refeições populares.
É frequente confundir-se "tasca" com "taberna".
A diferença é simples: nas tabernas apenas se servem bebidas e no máximo, pequenos petiscos para acompanhar as bebidas.
Nesse tipo de estabelecimento, a convivência e as relações pessoais têm tanta importância quanto a qualidade do serviço. Um bistrô não costuma ter cardápio, sendo o próprio chef que conversa com o cliente, sabendo das suas preferências e preparando a refeição ao seu exato gosto, o que a torna único e extremamente pessoal.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário