sábado, 10 de maio de 2014

VANCOUVER – CANADÁ

Considerada pela revista Forbes como a segunda cidade mais bonita do mundo


Vancouver (pronunciado /vænku vərː/) na grafia original inglesa Vancôver em português, é uma cidade litorânea localizada na Lower Mainland da Colúmbia Britânica, no Canadá. O nome da cidade vem do
capitão britânico George Vancouver, que explorou a área nadécada de 1790. O nome "Vancouver" origina-se do holandês "van Coevorden", denotando alguém de Coevorden, uma cidade nosPaíses Baixos.
Vancouver é a maior área metropolitana no Oeste do Canadá e ocupa a posição de terceira maior do país e de oitava maior cidade propriamente dita. Segundo o censo de 2011, Vancouver tinha uma população de pouco mais de 603.502 habitantes e a sua Área Metropolitana Censitária excede os 2.313.328 milhões de pessoas. Seus habitantes são etnicamente diversos, com 52% tendo umalíngua materna diferente do Inglês.
Serrarias estabeleceram-se em 1867 na área conhecida como Gastown, que se tornou o núcleo em torno do qual a cidade cresceu. Vancouver foi incorporada como uma cidade em 1886. Em 1887, a ferrovia transcontinental foi prolongada até a cidade, para aproveitar o seu grande porto natural, que logo se tornou elo vital na rota de comércio entre o Orienteleste do Canadá e Londres. O Porto de Vancouver é o maior e mais movimentado do Canadá, bem como o quarto maior porto (em tonelagem) da América do Norte. A indústria madeireira continua sendo sua maior fonte de renda, mas Vancouver também é conhecida como um centro urbano cercado pela natureza, fazendo do turismo a sua segunda maior indústria. É também o terceiro maior centro de produção cinematográfica na América do Norte depois de Los Angeles e Nova York, ganhando o apelido de "Hollywood do Norte".
Vancouver tem sido classificada como "a cidade mais habitável" no mundo há mais de uma década, de acordo com avaliações de revistas de negócios. Ele recebeu muitos congressos e eventos internacionais, incluindo a Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos de 1976 e a Exposição Mundial de Transporte e Comunicação de 1986 (Expo 86). Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 e os Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2010 foram realizados em Vancouver e nas proximidades de Whistler, comunidade a 125 km (78 milhas) ao norte de Vancouver, entre os dias 12 e 28 de fevereiro.

Vestígios arqueológicos indicam que povos aborígenes tenham habitado a região onde atualmente está localizada a cidade de Vancouver pelo menos há três mil anos. Os traços de diversos assentamentos em torno de Vancouver indicam que os aborígenes habitantes da região possuíam um complexo sistema social.
A chegada de navios espanhois capitaneados por José Maria Narvaez em 1791, e por George Vancouver do Reino Unido no ano seguinte, trouxe grandes mudanças na vida dos aborígenes da região. O primeiro assentamento europeu de caráter permanente estabelecido na área de Vancouver foi fundado em 1862. A instalação de uma madeireira em Moodyville, atual North Vancouver, em 1863, permitiu a expansão da indústria madeireira, desde então uma fonte de renda primária da economia da região de Vancouver.
O assentamento de Gastown cresceu em torno de uma taverna, estabelecido por Gassy Jack Deighton em 1867. Em 1870, o governo colonial estudou o assentamento, e fundou um assentamento, Granville, que, com sua baía natural, foi selecionado como ponto terminal da Canadian Pacific Railway. A construção da ferrovia, por parte do governo canadense, foi a condição imposta pela Colômbia Britânica para que esta se juntasse ao Canadá, juntando-se à Confederação em 1871. A Cidade de Vancouver foi incorporada em 6 de abril de 1886, no mesmo ano da inauguração da Canadian Pacific Railway, e da chegada do primeiro trem transcontinental à cidade.
Vancouver sediou a Copa Grey em 2005, o Campeonato Mundial de Hóquei Júnior e o Fórum Urbano Mundial em 2006 e sediou os Jogos Olímpicos de Inverno iniciados em 12 de fevereiro de 2010.


As pessoas não familiarizadas com a região podem ficar surpresas ao saberem que Vancouver não se localiza na Ilha Vancouver. Porém, tanto a ilha quanto a cidade (bem como a sua irmã americana, localizada no Estado de Washington) foram assim chamadas em homenagem ao Capitão da Marinha britânica George Vancouver, que havia explorado a região em 1792.
Vancouver possui uma área de 114,67 km², incluindo terrenos planos e montanhosos. A cidade é cercada por água. Embora antigos documentos indiquem que o número de rios e riachos cortando a região onde hoje se localiza Vancouver possa chegar aos 50, atualmente apenas quatro rios cortam a cidade. Vancouver possui cerca de 11 km² de parques e playgrounds.
Vancouver possui mais edifícios per capita do que qualquer outra cidade na América do Norte. Porém, a grande maioria desses edifícios são de média elevação. A maior parte dos edifícios de Vancouver possui entre 90 e 130 metros de altura, com os arranha-céus mais altos chegando aos 150 metros, resultado de diversas restrições de altura existentes na cidade, para proteger o cenário montanhoso do entorno da cidade.

O comércio internacional é a principal fonte de renda de Vancouver. A cidade possui o porto mais movimentado do Canadá, sendo um dos principais portais do comércio pan-Pacífico da América do Norte. O porto de Vancouver é o mais movimentado da América do Norte quanto ao total de exportações, e o segundo mais movimentado da costa oeste do continente, quanto à tonelagem movimentada anualmente. O porto de Vancouver é o maior e o mais diversificado do Canadá, responsável pelo comércio de mais de US$43 bilhões em produtos entre mais de 90 países anualmente.
centro financeiro de Vancouver concentra as sedes de empresas de produtos florestais e mineradoras, bem como filiais de bancos nacionais e internacionais. Há alguns anos, Vancouver transformou-se num centro de desenvolvimento de softwares e de biotecnologia. Possui aproximadamente 1.800 acres de área industrial, que fornecem variada gama de serviços de suporte e manufatura. A cidade possui cerca de 2000 fábricas, que empregam aproximadamente 72 mil pessoas. Os principais produtos fabricados na cidade são derivados de madeira e petróleo.
Um dos apelidos de Vancouver é Hollywood North (Hollywood do Norte). Isso está relacionado ao fato de que a cidade é cenário de aproximadamente 10% dos filmes de Hollywood. Muitas séries de televisão e filmes americanos são filmados exclusivamente em Vancouver, por várias questões: a cotação favorável do dólar canadense, o fuso horário igual ao de Los Angeles, e, ainda, pelo fato de que os bairros de Vancouver têm aparência variada, que pode fazer com que a cidade seja similar a diversas outras cidades do mundo.
Vancouver é, historicamente, a capital financeira do oeste canadense, abrigando as sedes e filiais do oeste canadense de várias empresas, inclusive de bancos. Mas,recentemente, muitas empresas com sede na cidade transferiram-se para Calgary, na província vizinha de Alberta, atraídos por impostos menores e pela indústria petrolífera.

turismo é vital para Vancouver, um pólo turístico primário. As atrações de Vancouver incluem as paisagens existentes em torno da cidade e os diversos parquespraias e jardins, em especial, o Stanley Park, que é uma de suas maiores atrações. Diversas estações de esqui estão localizadas em montanhas próximas a Vancouver. Entre elas, está a Whistler-Blackcomb Resort, localizada a 126 quilômetros da cidade, que foi uma das sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010.
Vancouver é uma cidade que vive basicamente do turismo, com centenas de parques, praias, lagos e montanhas, sem contar com os vários prédios famosos e com algumas construções em estilo europeu. São mais de 150 pontos turísticos
As escolas de Vancouver são administradas pelo Vancouver School Board (Conselho Escolar de Vancouver), o segundo maior distrito escolar da Colúmbia Britânica, composta por cerca de 120 escolas, que são responsáveis pela educação de 70 mil estudantes de Vancouver e cidades vizinhas. A cidade ainda tem outras 40 escolas privadas. As escolas de ensino de inglês para estrangeiros (ESL- English Second Language) se tornaram um grande atrativo e respondem hoje por uma boa parcela do contingente de alunos internacionais na cidade através do sistema homestay .

Vancouver é um importante centro ("hub") de transportes canadense, possuindo o maior porto do Canadá. OAeroporto Internacional de Vancouver é o segundo aeroporto mais movimentado do país, em número de passageiros anuais, sendo a principal ligação entre o Canadá e a Australásia, e um das principais da América do Norte. Existe um outro aeroporto na região metropolitana de Vancouver que é o Aeroporto Internacional de Abbotsford. Existe também a balsa que liga a cidade para a Ilha Vancouver.
Um grande número de leis municipais e a geografia da cidade impediram que vias expressas fossem construídas na cidade. Como resultado, Vancouver é uma das poucas grandes cidades no Canadá e nos Estados Unidos que não é cortada por vias expressas. O sistema de vias públicasde Vancouver é da forma de grade, com a maior parte das ruas e avenidas correndo no sentido leste-oeste ou norte-sul. O sistema de transporte público da cidade é administrado pela TransLink, e é composto por um sistema de linhas de ônibus e três linhas de metrô.


Edifícios magníficos como a Christ Church Cathedral, o Hotel Vancouver, o Museu de Antropologia e a Galeria de Arte de Vancouver preenchem a cidade. Existem também vários edifícios modernos no centro da cidade, como o Harbour Centre, os Tribunais Legislativos de Vancouver e a praça em redor, conhecida como Praça Robson, a Praça da Biblioteca de Vancouver, remanescente do Coliseu de Roma e o estádio BC Place.
A sede original da BC Hydro é um edifício modernista, convertida nos Condomínios Electra. Também importante é o Edifício MacMillan-Bloedel. Uma proeminente adição à cidade foi a tenda gigante do Canada Place, um dos pavilhões da Expo '86, que sedia o Centro de Convenções de Espectáculos de Vancouver, assim como um terminal de navios-cruzeiro e o Hotel Pan Pacífico. Dois modernos arranha-céus que definem o horizonte são a Câmara Municipal e o Pavilhão do Centenário do Hospital de Vancouver, ambos cercados por Townley e Matheson.
Uma variedade de edifícios do período eduardiano no centro da cidade eram os maiores Reino Unido no período de sua construção. Esses edifícios são o Province Building, o Dominion Building e a Sun Tower. Inspirados pelos Chrysler Building de Nova Iorque, o Marine Building é conhecido pelas suas elaboradas telhas de cerâmica, que o tornaram dos locais favoritos para filmagens. Outro importante edifício do eduardiano é a Galeria de Arte de Vancouver, desenhada por Francis Mawson Rattenbury, que também sediou a legislatura provincial e o Hotel Vancouver.
Quanto aos edifícios mais altos de Vancouver, o primeiro lugar está com o One Wall Centre (150 m), seguido de perto pela Shaw Tower (149 m.).


Nenhum comentário:

Postar um comentário