Vitória
da engenharia aeronáutica brasileira
O PROJETO
O KC-390
é um avião de reabastecimento (representado pela letra 'K') e transporte (letra
'C') de médio porte desenvolvido pela Embraer para modernizar a frota da Força
Aérea Brasileira (FAB). Em abril de 2009, foi assinado um contrato de R$ 3
bilhões para o desenvolvimento e construção de dois protótipos em um prazo de
sete anos. Segundo a FAB, o voo inaugural está previsto para 2014, enquanto a
entrega das primeiras das 28 unidades deve ocorrer em 2016.
O ANTECESSOR
Projetado
na década de 1950, o Lockheed C-130 Hércules detém o recorde do mais longo
ciclo de produção de aviões militares em toda a história. Atualmente, existem
mais de 40 versões do Hércules em uso em mais de 90 países. No Brasil, estão em
operação 23 unidades.
Equipado
com quatro motores turboélice, o Hércules é um sucesso comercial devido à sua
versatilidade e robustez. Capaz de aterrissar ou decolar em pistas curtas ou
improvisadas é o principal avião de transporte de tropas e carga no mundo.
Entretanto, sua idade avançada motivou a Força Aérea Brasileira (FAB) a
procurar um substituto moderno, papel que o KC-390 pretende desempenhar.
OS ANALISTAS
“O KC-130 nasceu para ser
um marco na história da aviação militar. Com 34 metros de comprimento, tem
capacidade para atingir 80% da velovidade do som e carregar carros blindados de
até 20 toneladas. Perto dele, o americano C-130 Hercules, o atual líder no
segmento, lembra um teco-teco”.
Fontes:
FAB
EMBRAER
Nenhum comentário:
Postar um comentário