quinta-feira, 19 de junho de 2014

DAS PRANCHETAS DA EMBRAER (BRASIL) SAEM OS NOVOS KC-130

Vitória da engenharia aeronáutica brasileira


O PROJETO
O KC-390 é um avião de reabastecimento (representado pela letra 'K') e transporte (letra 'C') de médio porte desenvolvido pela Embraer para modernizar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Em abril de 2009, foi assinado um contrato de R$ 3 bilhões para o desenvolvimento e construção de dois protótipos em um prazo de sete anos. Segundo a FAB, o voo inaugural está previsto para 2014, enquanto a entrega das primeiras das 28 unidades deve ocorrer em 2016.




O ANTECESSOR
Projetado na década de 1950, o Lockheed C-130 Hércules detém o recorde do mais longo ciclo de produção de aviões militares em toda a história. Atualmente, existem mais de 40 versões do Hércules em uso em mais de 90 países. No Brasil, estão em operação 23 unidades.


Equipado com quatro motores turboélice, o Hércules é um sucesso comercial devido à sua versatilidade e robustez. Capaz de aterrissar ou decolar em pistas curtas ou improvisadas é o principal avião de transporte de tropas e carga no mundo. Entretanto, sua idade avançada motivou a Força Aérea Brasileira (FAB) a procurar um substituto moderno, papel que o KC-390 pretende desempenhar.


OS ANALISTAS
“O KC-130 nasceu para ser um marco na história da aviação militar. Com 34 metros de comprimento, tem capacidade para atingir 80% da velovidade do som e carregar carros blindados de até 20 toneladas. Perto dele, o americano C-130 Hercules, o atual líder no segmento, lembra um teco-teco”.



Fontes: 

FAB
EMBRAER

Nenhum comentário:

Postar um comentário