quarta-feira, 25 de junho de 2014

O SORRISO DA MONA LISA

Série: Filmes recomendados pelo Blog do Facó  


O Sorriso de Mona Lisa (no original em inglêsMona Lisa Smile) é um filme americano de 2003 produzido pelo Revolution Studios e Columbia Pictures, dirigido por Mike Newell e escrito por Lawrence Konner e Mark Rosenthal. O título é uma referência à Mona Lisa, uma pintura famosa deLeonardo da Vinci.
Recria a atmosfera e os costumes do início da década de 1950. Conta a história de uma professora de arte que, educada na liberal Universidade de Berkeley, na Califórnia, enfrenta uma escola feminina, tradicionalista – Wellesley College, onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães. No filme, a professora irá tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias garotas. O maior desafio para

essa professora será fazer com que suas alunas assumam sua identidade cultural como ser social e histórico. Esse filme nos traz uma visão mais ampla dos novos conhecimentos.
Julia Roberts... Katherine Watson
Kirsten Dunst... Betty Warren
Julia Stiles... Joan Brandwyn
Maggie Gyllenhaal... Giselle Levy
Ginnifer Goodwin... Connie Baker
Dominic West... Bill Dunbar
Juliet Stevenson... Amanda Armstrong
John Slattery... Paul Moore
Marcia Gay Harden... Nancy Abbey
Topher Grace... Tommy Donegal
Laura Allen... Susan Delacorte
Marian Seldes... Presidente Jocelyn Carr
Terence Rigby... Dr. Edward Staunton
Donna Mitchell... Sra. Warren
Jorda Bridges... Spencer Jones
Ebon Moss-Bachrach... Charlie Stewart
Taylor Roberts... Louise


Julia Roberts, no filme, estimula as alunas a estudarem arte moderna, levando-as a um depósito em Boston para olharem um quadro de Jackson Pollock. Na realidade, porém, Wellesley foi uma das únicas instituições a permitir que as alunas estudassem arte moderna, começando com um curso no final dos anos 20, ministrado por Alfred Barr Jr., que mais tarde fundou oMuseu de Arte Moderna.
O filme é considerado o equivalente feminino de Dead Poets Society (Sociedade dos Poetas Mortos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário