terça-feira, 15 de julho de 2014

CARROS DA MARCA SIMCA

Do Simca francês ao brasileiro (1958 – 1961)


O SIMCA nome significa Société industrielle de Mechanique Automobile Carrosserie. Fundada por Henri-Théodore Pigozzi em novembro de 1934, a empresa foi formada com a intenção de construção de Filhas para o mercado francês. Produção terá lugar na fábrica Donnet-Zédel ex-Nanterre. Pigozzi, na verdade teve uma longa associação com a Fiat, em 1922, ele conheceu Giovanni Agnelli, e deste veio um negócio lucrativo em voltar carros de sucata a Turim para reciclagem. Depois disso, tornou-se Pigozzi responsável por uma cadeia de distribuição Fiat em França chamado SAFAF (Société des Anonyme Français Fiat Automobiles), e esta foi seguido por uma operação de montagem médias com base em uma planta em Suresnes (na extremidade de Paris), que usou componentes importados ou construído sob licença, em Paris.
De 1928 a 1934, aproximadamente 30.000 destes Fiats franceses foram montados e vendidos por Pigozzi. 
No final de 1934, Pigozzi viu um cartaz na estrada Paris-Saint-Germain proclamando a venda da fábrica Donnet-Zédel de idade. Pensando que esta poderia ser a base ideal para sua próxima aventura, ele fez uma proposta para a instalação. Embora a indústria automóvel francesa não estava na melhor forma, ele viu uma oportunidade de produzir mais do Fiats que ele estava encontrando muita dificuldade em vender. Pigozzi tinha as finanças, fez a oferta, e pegou a fábrica. Em 02 de novembro de 1934, a produção de automóveis em SIMCA começou em 163-185 Avenue Georges Clemenceau, Nanterre. 


Primeiros carros SIMCA foram com base no Tipo 508 Balilla, mas estes foram rapidamente adicionados com variações da Ardita 518. O Fiat 500 Topolino logo se tornou o Cinq SIMCA, eo Fiat 1100, o Huit SIMCA. Versões de desempenho destes carros foram preparadas por Amédé Gordini, que fez campanha com sucesso em Le Mans em uma Huit SIMCA em 1939. 

Após a Segunda Guerra Mundial, SIMCA deu os primeiros passos de distância da Fiat com o lançamento do Aronde em 1951. O Aronde SIMCA foi concebido para ir cabeça a cabeça com o Peugeot 203, e foi o primeiro SIMCA do monocoque design (unidade-corpo). O Aronde logo se tornou um grande vendedor de SIMCA, em seu primeiro ano, os seus volumes de produção ultrapassaram as do seu pilar anterior, o Huit. Em 1959, o Aronde havia se tornado um grande sucesso, desfrutando de níveis de produção de cerca de 200.000 por ano.

Simca Chambord foi o nome de um automóvel produzido pela Simca francesa entre 1958 e 1961, desenvolvido a partir do Simca Versailles. Tal como este, imitava os automóveis americanos da época. Foi o primeiro automóvel de luxo a ser construído no Brasil sob licença, desde 1959 até 1967. O Chambord também marcou uma época por ser o veículo usado pelo ator Carlos Miranda, protagonista da popular série de TV O Vigilante Rodoviário.

Apesar de sua boa aparência, a primeira versão do Chambord tinha o desempenho comprometido pelo motor Aquilon, um V8 fraco de válvulas no bloco, herança da Ford francesa, o que lhe valeu o apelido jocoso de "O Belo Antônio" (bonito, mas impotente). Em 1964 sua carroceria foi reformulada e recebe o motor Tufão de 100hp.

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