quinta-feira, 3 de julho de 2014

Osíris

Mitologia egípcia 
Um dos deuses do Egito antigo


Horus, Osíris e Ísis

Osíris foi um dos deuses do politeísmo egípcio, protetor dos mortos, a cujo culto estava intimamente ligado.
Em torno de sua figura formou-se uma lenda de grande repercussão, não só no Egito como fora dele. Diz a tradição ter sido Osíris quem ensinou aos homens o cultivo da terra, e a ele se devem as primeiras leis agrárias justas do antigo Egito. Construiu cidades e edificou os primeiros templos.


Ísis

Osíris, cujo mito se identifica com o sol, casou-se com a irmã Isis, cuja lenda se prende à Lua. O prestígio de Osíris despertou a inveja de seu irmão Set, encarnação do espírito do mal. Urdiu Set uma trama contra o deus, pela qual, durante um banquete, conseguiu encerrá-lo numa urna, ordenando que o jogassem no Rio Nilo. A urna arrastada até o mar, veio ter ``as costas da Fenícia. Ísis, desesperada, procurou por toda parte o corpo do esposo e, finalmente o encontrando, trouxe-o de volta e o depositou no Delta do Nilo. Ser sabedor de que a cunhada havia encontrado o corpo  do irmão, dele se apossou e o esquartejou em quatorze pedaços, que espalhou por várias partes. Porém, não desistiu Isis de procura-los, acabando por reuni-los todos. Com a ajuda da sua irmã Neftis, do seu filho Horus, de seu sobrinho Anubis e do deus Tot, restaurou o corpo do marido e realizou, pela primeira vez, o rito do embalsamamento. Tot, por processos mágicos, fez Osíris retornar à vida e à imortalidade.

Osíris


Set foi combatido em longa e perversa guerra. Os deuses, intervindo, obrigaram Set perante um tribunal, a restituir à herança e os tesouros do sobrinho. Horus, desde então, tornou-se o rei dos dois Egitos, o do norte e o do sul, e foi o antecessor dos faraós, lenda essa que explica o título Horus Vivo, usados pelos supremos mandatários egípcios.
De todas as entidades da mitologia egípcia, Osíris foi a que conseguiu maior popularidade. Em sua honra, celebram-se os “mistérios de Osíris”, cerimônias ao mesmo tempo litúrgicas e licenciosas, ligadas ao culto da fertilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário