Estilo
arquitetônico: art déco
A
ponte Hercílio Luz está localizada em Florianópolis,
no estado brasileiro de Santa Catarina.
A ponte foi construída com o objetivo de ligar a parte insular da capital do
estado, na ilha de
Santa Catarina, à sua parte continental,
visando substituir o antigo serviço de ligação por balsas.
A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes
pênseis do mundo e a maior do Brasil.
Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de
1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. A ponte
tem 821,005 m de
comprimento total, sendo formada pelos viadutos
de acesso do continente, com 222,504 m, da ilha,
com 259,08 m, e pelo vão central pênsil, que
tem 339,471 m de extensão.
A
estrutura de aço tem
o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14 250 m³ de
concreto. As duas torresprincipais
têm 74,21 m de altura. O vão pênsil tem uma altura média
de 30,86 m em relação ao nível da maré e a carga total nas
cadeias de barras de olhal é de 4 000 toneladas-força.
A
ponte foi projetada e construída durante o governo de Hercílio Luz para
ser a primeira ligação terrestre entre a ilha e o continente. O idealizador não
viu seu sonho ser concluído, pois morreu em 1924, doze dias depois de inaugurar
uma réplica de madeira, construída na Praça XV especialmente para o ato
simbólico. O nome da obra seria Ponte
da Independência, o qual foi mudado após a morte de seu idealizador, em
póstuma homenagem.
O
projeto é de autoria dos engenheiros norte-americanos Robinson
e Steinman, e todo o material nela empregado foi trazido dos Estados Unidos,
tendo sido construída por equipe composta de dezenove técnicos especializados
norte-americanos e operários catarinenses.
A
inauguração da ponte Hercílio Luz, numa tarde chuvosa, em 13 de maio de 1926, acabou com um antigo sofrimento dos então 40
mil habitantes de Florianópolis: depender de balsas para atravessar da ilha ao continente ou vice-versa. Monopolizado, o serviço
sequer oferecia cobertura para proteger os passageiros do sol ou da chuva.
Ponte Hercílio Luz ao entardecer
O
governador Hercílio Luz resolveu construir a ponte para consolidar
Florianópolis como capital de Santa Catarina. Àquela altura, as outras cidades
do estado consideravam a ilha muito distante para ser o centro administrativo e
político do
Depois
de obter empréstimo equivalente a dois orçamentos anuais do Estado de Santa
Catarina, o governo finalmente iniciou a construção da ponte em 1922. Todo o material foi trazido pelos
norte-americanos, os engenheiros Robinson e Steinmann. O pagamento dos
empréstimos, feitos junto a bancos norte-americanos, só foi concluído em 1978, mais de 50 anos após a inauguração da ponte.
Desde
o princípio, o processo de financiamento foi complicado. O primeiro banco que
havia emprestado os 20 mil contos de réis ao governo catarinense faliu. Assim,
um novo empréstimo teve que ser obtido, atrasando as obras. Além disso, uma
manobra dos banqueiros norte-americanos fez com que o Estado de Santa Catarina
se responsabilizasse por dívidas da instituição falida. Ao final, o custo
atingiu 14 milhões 478 mil 107 contos e 479 réis — praticamente o dobro do
orçamento do Estado à epóca.
Ponte Hercílio Luz, à noite
Desde
que foi fechada, em 1982,
por medida de segurança, a Ponte Hercílio Luz serviu apenas de cartão postal,
como ponto de referência e para embelezamento da cidade. Reaberta em 15 de março de 1988 somente ao tráfego de pedestres,
bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, foi novamente fechada por
completo em 4 de julho de 1991, depois que um relatório de análise de
viabilidade da reabertura do tráfego da ponte foi apresentado em fevereiro
de 1990.
O
pesadelo do desabamento tornou-se constante na vida das pessoas. Esse temor,
entretanto, foi eliminado justamente no dia em que a ponte completou 71 anos de
idade. A obra clássica da engenharia internacional foi tombada como patrimônio
histórico e artístico.
O
mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas
panorâmicas do centro da cidade. Na área também estão situados oMuseu da
Ponte e o Parque da
Luz (Florianópolis).
Uma
parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e a Prefeitura de
Florianópolis em 2005 proporcionou o início das obras de restauração da ponte
Hercílio Luz. O prazo máximo para a entrega da restauração era 13 de maio de 2012, quando a ponte completasse 86 anos. Mas a
burocracia, aliada à mudança no comando do governo do estado, fez com que as
obras atrasassem. O novo prazo de entrega é para a metade de 2013.
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