quarta-feira, 30 de julho de 2014

PORTO FLUTUANTE DE MANAUS

É o terceiro maior porto exportador do país

  
Sua arquitetura é peculiar e única no Brasil. Projetado pelos ingleses, possui cais fixos e flutuantes que acompanham o fenômeno anual da enchente e vazante do Rio Negro, facilitando a atracação de embarcações em qualquer época do ano.

A história do Porto de Manaus está intimamente ligada ao ciclo econômico da borracha, entre 1880 e 1910, período em que a extração do produto acarretava lucro certo para produtores e comerciantes.



 Naquela época Manaus experimentou significativas transformações, marcadas por grandes obras e melhoramentos, como resultado do luxo e riqueza proporcionados pela extração, comércio e exportação da borracha, época em que os costumes e tradições europeias se faziam presentes no cotidiano da população.

A partir de 1907, com o ingresso da borracha asiática, proveniente de seringais racionalmente planejados nos mercados consumidores internacionais, começa o declínio das exportações do produto local, anunciando um futuro desalentador.




Inicia-se a derrocada da economia, em decorrência da queda das exportações do produto, antes colocado em posição de exclusividade, determinando o encerramento de um importante ciclo de progresso e mergulhando a Cidade em profundo esquecimento.

 


Em 1967, a criação da Zona Franca de Manaus favoreceu a retomada do desenvolvimento da indústria e do comércio amazonenses, como não acontecia desde



os áureos tempos da borracha. Inicia-se um novo grande ciclo de crescimento, responsável pelo reaquecimento das atividades do Porto de Manaus.

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