quarta-feira, 20 de agosto de 2014

AS CAPITAIS EUROPEIAS DA CULTURA

Atenas (Grécia), primeira capital europeia da cultura

Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa da União Europeia que tem por objetivo a promoção de uma cidade da Europa, por um período de um ano durante o qual a cidade possui a hipótese de mostrar à Europa sua vida e desenvolvimento cultural, permitindo um melhor conhecimento mútuo entre os cidadãos da União Europeia.
Esta iniciativa começou em 1985 sob iniciativa da ministra grega Melina Mercouri, com o nome de Cidade Europeia da Cultura. Apenas uma cidade era nomeada por ano, sendo a responsabilidade da organização do evento do Estado-membro ao qual pertencia essa cidade e sucediam-se por ordem alfabética dos países.
Em 1990, a o Conselho de Ministros decidiu alargar a iniciativa a outros países da Europa não pertencentes à União Europeia. Esta norma teria início apenas em 1996, ano em que terminava um ciclo completo e era limitada a países que segundo a Comunidade Europeia, respeitassem os princípios da democracia, do pluralismo e do estado de Direito. Segundo as novas regras era sugerido que fosse feita a alternância entre países membros e outros países, assim como se propunha a alternância entre capitais e cidades de província.


Weimar (Alemanha), atual capital europeia da cultura

Em 25 de Maio de 1999, o Conselho de Ministros e o Parlamento, decidem mudar o nome de Cidade Europeia da Cultura para Capital Europeia da Cultura.
Abaixo, a relação das cidades que já foram nomeadas capitais da cultura:
1987 - Amsterdã (Países Baixos)
      1992 - Madrid (Espanha)
2005 - Cork (Irlanda)
2010 - Essen (Alemanha), Pécs (Hungria), Istambul (Turquia)3

Nenhum comentário:

Postar um comentário