Por
Marcelo Murin
Marcelo Murin
A Copa do Mundo frustrou
o varejo, a economia nacional tem gerado grandes sobressaltos, o cenário
político é instável diante de eleições majoritárias. Já se passaram quase oito
meses de 2014, e tudo aquilo que se projetava ao início do ano não vem
acontecendo. O nível do consumo no varejo tem apresentado resultado muito
abaixo das expectativas, que se apresentavam bem ambiciosas no planejamento do
ano.
Estamos entrando na reta final do ano, período em
que historicamente o consumo e as vendas tendem a crescer. Entretanto o que
vemos nas ruas não é o mesmo otimismo de outros
tempos. Bem ao contrário, percebe-se uma grande expectativa do que poderá vir
pela frente em meio a tanta incerteza. Diante disso, o que fazer?
Apesar de
todo este cenário, a vida precisa continuar, e o varejo depende do consumo e de
suas vendas para sobreviver, obviamente. Então, não há outra alternativa: mãos
à obra! Não adianta ficar se lamentando, assistindo os dias passarem e a pilha
de contas a pagar aumentando ao seu lado. Temos que partir para a ação.
Certamente existem muitas coisas que podem ser
realizadas, dependendo do segmento em que se atua e do tamanho de seu negócio.
E aqui vão algumas dicas para
você pensar:
1. Planeje suas ações - faça um
diagnóstico da situação de seu negócio e com base em seu conhecimento do
cliente, liste de três a cinco ações que você pode tomar rapidamente e de
simples implantação, que irão satisfazer seus clientes.
2. Avalie seus estoques -
identifique como está seu nível de inventário e defina quais itens que você
pode utilizar para atrair seus clientes.
3. Estude seus preços - avalie
possibilidades de redução de margens nas categorias e/ou produtos aos quais
você tenha certeza que tenham apelo junto aos seus clientes. Faça promoções de
rebaixa de preços e/ou packs promocionais.
4. Ative a comunicação - é hora de
falar mais de perto com seus clientes. Abra ou intensifique um canal de
comunicação direto com eles. Hoje existem várias formas de se fazer isso, é só
você ficar atento as possibilidades e agir.
5. Faça testes - claro que você
não precisa implantar várias coisas ao mesmo tempo. Vá experimentando ações
diferentes e expandindo aquelas que derem melhor resultado. Busque fazer
diferente do que sua concorrência tem feito. Inove!
Não tenho
aqui a intenção de esgotar o tema, mas sim de despertar sua necessidade de
ação. Cada um conhece seu negócio, sua realidade e suas necessidades e
certamente pode planejar as ações com muito mais propriedade do que qualquer
outro.
Sem dúvida
não serão meses fáceis para ninguém, mas pense sempre que apesar da redução geral
do consumo, algumas pessoas continuarão a fazê-lo, e nesta hora faça o possível
e o impossível para ser a loja escolhida pelo consumidor.
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