terça-feira, 5 de agosto de 2014

NOMA RESTAURANTE – COPENHAGUE, DINAMARCA

Primeiro restaurante no mundo em 2011, 2013 e 2014


 Deixe de lado a ideia do restaurante com talheres de prata, toalhas de linho, carta de vinhos com rótulos caríssimos e uma brigada a paparicar os comensais. O atual objeto do desejo de gastrônomos é o oposto disso. Chama-se Noma e fica na Dinamarca, no térreo de um armazém do século XVIII, localizado num cais no Porto de Copenhague.



O lugar ganhou fama após receber, em 2010, o prêmio de o melhor restaurante do mundo, conferido pela revista inglesa “Restaurant”, que publica o S. Pellegrino World’s 50 Best, o ranking mais aguardado pelo meio gastronômico — o resultado de 2014 já saiu e outra vez o Noma levou a taça. O responsável pela façanha, o chef dinamarquês René Redzepi, desbancou, aos 35 anos, lendas como o espanhol Ferran Adrià, do el Bulli, e o inglês Heston Blumenthal, do The Fat Duck.


Assim o afamado restaurante resume o seu sucesso: “...num esforço para moldar a forma de cozinhar, olhamos para a nossa paisagem nos aprofundamos nos ingredientes e cultura, na esperança de reencontramos a história. Com isso, moldamos o futuro”. 


O Noma só dispõe de 40 mesas e a sua lista de espera está completa para os próximos três meses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário