Lide medieval, hoje desporto
Consiste numa competição marcial entre dois cavaleiros montados, usando uma
variedade de armas, geralmente em grupos de três por arma (como a inclinação
com um lança, os golpes com machados, ou os golpes com a espada), entre outros, muitas vezes,
como parte de um torneio.
A justa foi um jogo marcial na Idade Média, sendo necessário ter uma habilidade muito grande para praticar este
desporto. Embora o primeiro torneio feito em 1066, não tenha ganhado
popularidade até o século XII. Mas foi mantido o seu estatuto como um desporto
popular europeu até ao início do século XVII.
A justa foi incorporada em torneios vários séculos após a sua estreia. O
torneio permitiu uma melhor exibição da habilidade individual e, embora
perigosa, ofereceram grandes somas de dinheiro do prémio. Muitos cavaleiros
fizeram a sua fortuna com esses eventos, enquanto muitos perderam a fortuna ou
mesmo a vida. Por exemplo, Henrique II da França morreu quando uma lança do seu adversário
atravessou a sua viseira e a quebrou em fragmentos, cegando o olho direito e
penetrando na sua órbita direita e têmpora.
As Justas eram disputadas entre dois cavaleiros, convenientemente revestidos
de pesadas armaduras e protegidos por escudos especiais. Eram torneios
realizados em terra plana, onde os combatentes tinham de ter uma boa preparação
física e as suas armas bem preparadas. Eles empunhavam pesadíssimas lanças de
ferro. Nos primeiros tempos, os cavaleiros, ao precipitarem-se um contra o
outro, com todo o vigor das suas montadas, procuravam derrubar o adversário,
alcançando-o em cheio com a lança; às vezes, a arremetida era tão violenta que
a lança atravessava a cabeça ou o peito dos justadores. A lança era pesada e
tinha ferro no seu extremo ofensivo. Posteriormente, já não se tratava de
derrubar o adversário, mas quebrar a lança sobre sua armadura ou escudo.
Ganhava aquele cuja lança voava, feita em pedaços, o que indicava melhor pontaria.
Cada parelha de justadores tinha direito a "correr três lanças" e,
para saber qual deles tinha ganho, bastava contar o número de lanças que cada
um tinha partido. (Rodrigues, 2012)
Entre os jogos de menor expressão, havia as Giostras, um combate menos
violento que o torneio, porque se utilizavam armas sem pontas ou cobertas por
uma defesa. O encontro ocorria em qualquer espaço livre das cidades e
necessitava de uma liça muito pequena, pois a Giostra, só era disputada por
dois cavaleiros. Os concorrentes eram selecionados dentre os nobres de antigas
descendências cavaleirescas e devia-se certificar que atendessem, em absoluto,
aos seus deveres para com a Igreja e com o próprio senhor e que não tivessem
transgredido o código cavaleiresco. O confronto consistia em uma corrida a
cavalo de um contra o outro; com lança em riste, devendo-se atacar o
adversário, procurando desequilibrá-lo. Outra modalidade, o Caroselo, era um
espetáculo onde os cavaleiros, enquanto guiavam carros ou carruagens, deviam
girar em torno de um alvo central e executar jogos de destreza e de habilidade.
Frequentemente, eram usados episódios heróicos da antiguidade com alarde de
vestuários luxuosos e faustosos, de armas estupendas e de ginetes de grande
valor. Havia também o Bigordo, uma manifestação mais semelhante ao torneio,
porém, menos carregado de cerimónias e
menos violento. Era um exercício dentre os mais populares na Itália,
porque permitia aos cavaleiros mostrar a sua maestria no cavalgar, fazendo
alarde de vestimentas, de equipamentos e de cavalos. Era uma espécie de parada
de honra feita em homenagem a uma ilustre personagem ou para a celebração de
alguma festa. O êxito final era incerto e deixado ao acaso, diversamente do
torneio, cujo valor competitivo era mais exaltado e controlado, uma vez que os
combatentes lutavam em condições idênticas. Os cavaleiros deviam ser hábeis no
manuseio das armas, considerando um oportuno plano de ataque ou de defesa. A Gauldana
também consistia em que fileiras de cavaleiros se enfrentassem em escaramuças
bélicas para dar vida a batalhas simuladas, enquanto percorriam estradas de
campanha ou de montanha. Um grupo fingia assaltar um outro grupo armado e
perseguia-o em todo o território em que presumia estar o inimigo. A Quintana ou
Giostra do Sarraceno era um exercício de muita brincadeira e destreza, no qual
o cavaleiro, empunhando uma lança, tentava acertar um alvo, costumeiramente
fantoches, representando o inimigo (o sarraceno), no qual se fixava uma espada
ou um bastão. Havia, ainda, a Corrida do Arco: corridas a cavalo durante as
quais os cavaleiros deviam enfiar a lança ou a espada num arco suspenso. Vencia
quem conseguisse transpassar o maior número de arcos. (citado de: (Faustino,
Fernandes, Cardoso, Domingos, & Ascensão, 2008).
Fonte: Wikipédia
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