quinta-feira, 18 de setembro de 2014

BELIZE

Faz também parte da Comunidade de Nações (Commonwealth of Nations), sendo um dos reinos que têm a Rainha Elizabeth II como chefe de Estado.


Belize (no período colonial, conhecido por Honduras Britânicas) é um pequeno Estado soberano situado na costa nordeste da América Central, e onde o inglês é língua oficial, apesar de crioulo belizenho e de o castelhano serem comumente falados. O Belize é limitado a norte pelo México, a leste pelo golfo de Honduras, parte do Mar das Caraíbas (mar do Caribe e a sul e a oeste pela Guatemala. A sua parte continental tem 290 km de norte a sul e 110 km de leste a oeste.

Com 22 960 km² de área e uma população de 333 200 habitantes (est. 2010), o Belize possui a mais baixa densidade populacional da América Central. A taxa de crescimento populacional situa-se nos 3,15% (est. 2012) e é uma das mais altas da região, bem como uma das mais altas de todo o hemisfério ocidental. A abundância de espécies de fauna e flora e a sua diversidade de ecossistemas fazem do Belize um dos locais-chave do Corredor Biológico Mesoamericano.


O Belize tem uma sociedade diversificada, compreendendo uma míriade de culturas e línguas. É a única nação da região com uma herança colonial britânica, mas, sendo parte do ocidente da América Ocidental, partilha uma herança comum com outros países centro-americanos. De um modo geral, o Belize é considerado uma nação com fortes ligações quer às Caraíbas, quer à América Latina. É membro da Comunidade das Caraíbas (CARICOM), da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e do Sistema da Integração Centro-Americana (SICA). Faz também parte da Comunidade de Nações (Commonwealth of Nations), sendo um dos reinos que têm a Rainha Isabel II como chefe de Estado.


Belmopan, ou Belmopã, é a capital do país enquanto que a cidade de Belize, com 61 461 habitantes, é a maior cidade.


Até à chegada dos europeus, era habitado pelos maias. No meio do Século XVII chegaram mateiros ingleses à costa. Os espanhóis não tinham chegado até essa zona. Em 1968, os E.U.A.  foram juízes de arbitragem para que o Reino Unido e Guatemala reconhecessem a independência de Belize, o que se conseguiu em 1981Guatemala reconheceu o país em 1992.


Reformas constitucionais foram iniciadas em 1954 e resultou em uma nova constituição, dez anos depois. O Reino Unido concedeu a Honduras Britânicas um autogoverno em 1964, e o líder da independência George Price tornou-se primeiro-ministro da colônia. As Honduras Britânicas foram rebatizadas oficialmente em 1973, com o nome de Belize.


Belize é uma democracia parlamentar e membro da Commonwealth. O monarca britânico é o chefe de estado e é representado no país por um governador-geral que deve ser belizenho. O principal órgão executivo do governo é o gabinete, liderado por um primeiro-ministro que é chefe de governo. Os ministros do gabinete não são membros do partido político com maioria no parlamento e geralmente mantêm os cargos eleitos dentro dele concorrentemente com suas posições no gabinete.


No Belize falam-se as línguas inglesa e espanhola.
O país já foi uma colônia britânica, por isso fala-se inglês com sotaque britânico. Belize localiza-se logo ao sul do México, recebendo influências culturais daquele país.
O Belize é um país predominantemente católico, muitas escolas trazem nome de santos ou referências bíblicas e a educação religiosa faz parte da grade curricular.


televisão exibe principalmente programação importada, em geral de países do restante do continente americano (do norte, central e do sul).
A cidade de Orange Walk se destaca pela produção de laranjas.
A presença de cobras e crocodilos em certos pontos causa a necessidade de construção de casas de palafitas, elevadas sobre bases de marquises de madeira, para proteção.
Há esconderijos subterrâneos de proteção contra furacões tropicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário