quarta-feira, 1 de outubro de 2014

HELSINQUE – CAPITAL DA FINLÂNDIA



Helsinque,  (em finlandês Helsinki; em sueco Helsingfors), com aproximadamente 600 mil habitantes, é a capital da República da Finlândia e a maior cidade do país.
Está localizada na parte meridional do país, na costa do Golfo da Finlândia, e é uma das mais habitáveis e socialmente desenvolvidas capitais do mundo. Helsínquia forma uma conturbação com outras três cidades, EspooVantaa e Kauniainen que, no seu conjunto, constituem a chamada Helsinque, com uma população total de cerca de 1 380 000 habitantes, concentrando 1/5 da população do país.
Helsinque espalha-se por várias ilhas, entre as quais se encontram Seurasaari, Lauttasaari, Korkeasaari — onde se localiza o maior jardim zoológico da Finlândia — e a ilha fortaleza de Suomenlinna.



Helsinque em 1645.

Helsinque foi fundada em 1550 por Gustavo I, rei da Suécia como alternativa à cidade de Tallinn, na Estónia. No século XVIII, os suecos construíram a fortaleza de Suomenlinna na tentativa de protegerem a região do expansionismo russo.
Na sequência de várias guerras, a Rússia acabou por ocupar a Finlândia e Helsínquia tornou-se a capital da província autónoma russa da Finlândia. Quando o país se tornou independente em 1917, Helsínquia foi escolhida para sede do governo.
Em 1952 a cidade acolheu os Jogos Olímpicos de Verão, o que reforçou a importância de Helsínquia no panorama desportivo mundial. No ano 2000 foi eleita Capital Europeia da Cultura, no momento da celebração do seu 450.º aniversário. Em Agosto de 2005 recebeu o Campeonato Mundial de Atletismo.
Como atração turística destaca-se a Catedral de Helsínquia, luterana (1830-1852) de estilo neoclássico e a catedral ortodoxa russa de Uspenski (1868), desenhada por Alexander Gornostayev, de grande valor artístico. Também é digno de menção o conjunto neoclássico da Praça do Senado, na parte antiga da cidade.

                  
    

Suomenlinna, patrimônio da UNESCO.
                 

Imagem de satélite da cidade.
O turismo em Helsínquia é amplamente dominado e ligado à cultura. A cidade tem muitos museus como o Museu Nacional (Kansallismuseo), o Museu de Arte Contemporânea (Kiasma), o Museu de Arte Clássica (Ateneum) e o Museu de História Natural.
Além disso, como no resto dos países nórdicos, a arquitetura e o design são de grande importância. O Classicismo inspirou a arquitetura de diversos prédios da cidade, entre os mais conhecidos estão a Catedral e a Universidade de Helsínquia.
A cidade possui uma rica história, marcada por conflitos contra outros povos, principalmente os russos. Na pequena ilha de Suomenlinna (também chamada de Sveaborg), encontra-se a antiga fortificação no localizada no porto da cidade. A fortificação foi construída pelos suecos para defender a Finlândia, especialmente contra os russos.
A configuração subterrânea invulgar tem tornado a igreja Temppeliaukio kirkko um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
Helsínquia tem 44 hotéis com 6838 quartos e 876 restaurantes.
                        



Universidade de Helsinque.

O Teatro Nacional Finlandês

O Teatro Sueco à noite.

O maior museu histórico em Helsinque é o Museu Nacional da Finlândia, que exibe uma vasta coleção histórica da pré-história ao século XXI. O museu possui um edifício estilo a um castelo medieval neo-romântico e é uma atração turística. Outro importante museu histórico na cidade é o Museu da Cidade de Helsínquia, que divulga aos visitantes a história de Helsínquia 500 anos antes da atualidade. A Universidade de Helsínquia também tem muitos museus importantes, incluindo o Museu Universitário e o Museu de História Natural.



A Galeria Nacional finlandês é constituída por três museus: Museu de Arte Clássica Ateneum, Museu de Arte Clássica finlandesa e o Museu de Arte Clássica Europeu Sinebrychoff. Possui também museus pouco menos atrativos, como o Museu Kiasma e o Museu de Arte Moderna. O velho Ateneum, um palacete de estilo neo-renascentista construído e inaugurado no Século XIX, é um dos principais edifícios históricos da cidade, enquanto o Museu Kiasma é moderno e provavelmente o edifício mais meticuloso em Helsinque.



Helsinque tem três grandes teatros: O Teatro Nacional Finlandês, o Teatro da Cidade de Helsínque e o Teatro Sueco. Os eventos de grande importância cultural, como a Ópera Nacional, geralmente são realizadas em Helsinque ou outra grande cidade do país. A cidade é considerada um dos principais polos de música popular no Norte da Europa, muitos amplamente reconhecidos e aclamados. Helsinque também possui o maior centro de feiras do país.


O Festival de Helsinque é um festival anual de artes e cultura, que se realiza a cada ano (incluindo a Noite das Artes).


Valon Voimat ("Forças da Luz") é um festival anual de artes realizado no inverno.
Vappu "Vappu" é um carnaval anual para estudantes e trabalhadores.
A arena de Helsinque sediou o Festival Eurovisão de Jovens Dançarinos, em 1991.
A cidade sediou o Festival Eurovisão da Canção em 2007.


Na Praça do Senado em setembro / outubro de 2010, ocorreu a maior exposição de arte ao ar livre de sempre na Finlândia: Cerca de 1,4 milhão de pessoas viu a exposição internacional dos United Buddy Bears.

ORIGEM: WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário