sábado, 25 de outubro de 2014

SULTÃO (SULTANATO)

História


Sultão (em árabeسلطانtransl.: Sulṭān) é um título islâmico com diversos significados históricos. Veio a ser usado como título de certos governantes muçulmanos que na prática reivindicavam quase total soberania (isto é, não dependiam de nenhum outro governante superior) mas que não chegavam a considerar-se califas; o título também era usado para referir-se a um governador provincial poderoso dentro do califado.



Originalmente, era um substantivo abstrato árabe que significava "força", "autoridade", "domínio", do termo árabe em árabeسلطةtransl.: sulṭah , "autoridade", "poder".


O primeiro a levar oficialmente o título foi Mahmud de Ghazni, da dinastia dos gaznávidas (9981030), que governou desde a atual cidade afegã deGhazni uns domínios que iam do Ganges até a Mesopotâmia. Depois se tornou título dos turcos das dinastias seljúcida e otomana, assim como da dinastia dos aiúbidas —a de Saladino— e a dos mamelucos, que governaram o Egito. Também foram sultões os monarcas do Magrebe:almorávidasalmóadas e outras dinastias, assim como os monarcas das taifas do al-AndalusMarrocos foi um sultanato até 1955, momento em que o sultão Mohammed V) mudou o título para o termo mais moderno de rei (malik).
Atualmente os monarcas de Omã e Brunei portam este título, e, honorificamente, alguns governantes locais das FilipinasJava ou Malásia.


O termo sultana é empregado para designar a esposa do sultão, suas filhas ou uma sua concubina favorita (ou que lhe deu um filho antes das outras concubinas).1 No Império Otomano, a mulher mais importante do harém era a mãe do sultão, tendo o título de valide sultan.
Dá-se o nome de sultanato ou sultanado (em árabeسلطنة) à dinastia e às terras governadas pelo sultão.


Talvez o mais conhecido sultanato da história seja a dinastia otomana, que governou o Império Otomano de 1281 a 1923, embora tenha sido estabelecida formalmente apenas em 1383, quando Murad I declarou-se sultão.
Outros sultanatos históricos destacam-se, como o sultanato turco seljúcida de Rum (1037-1194), de alguma forma precursor do sultanato otomano, já que os primeiros líderes otomanos eram seus vassalos, e o da dinastia aiúbida de Saladino (séculos XII-XIII).
Os seguintes países e territórios são governados por sultões:
·         Brunei
·         Região Especial de Yogyakarta (na Indonésia)
·         Malásia (título de sete dos nove governantes dos estados malaios)
·         Omã

Nenhum comentário:

Postar um comentário