A profecia se materializa:
“um
dia, todos terão direito a 15 minutos de fama”.
Andy Warhol
A expressão celebridade instantânea refere-se geralmente a uma pessoa
anônima que ganha certa notoriedade de
maneira repentina, por vezes devido a algum escândalo, programa televisivo
ou algum fato de grande cobertura na mídia, como o caso dos fenômenos da Internet.
Como a fama vem de maneira repentina, tais celebridades têm dificuldade de se
manter na mídia durante muito tempo, muitas vezes voltando ao anonimato da
mesma maneira que saíram dele.
Apesar de ser algo típico do fim do século XX e começo do XXI, o fenômeno em questão foi profetizado por uma frase de Andy Warhol, que na década
de 1960 começou a pintar produtos norte-americanos famosos, como latas da sopa Campbell's e garrafas de Coca-Cola, ou ícones de popularidade, como Marilyn
Monroe. Disse
ele: "um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama" ao comentar
obras próprias baseadas em acidentes automobilísticos, em especial o de uma
ambulância.
O filme Chicago vencedor do Oscar de melhor
filme em 2003, explora o conceito de celebridade
instantânea através da personagem principal Roxie Hart, interpretada por Renée
Zellweger. Roxie ganha fama na mídia local, mas não por
seus méritos, e sim pelo fato de ter assassinado o amante a sangue-frio. Em
vários momentos do filme, essa personagem prova-se disposta a fazer qualquer
coisa para que seja reconhecida. Em uma cena muito lembrada, Roxie finge estar
grávida apenas para não ver seu espaço diminuído na mídia. Graças à sua
presença constante na mídia, Roxie consegue realizar o sonho de construir uma
carreira no mundo da música. A história
do filme se passa na década
de 1920, mas se assemelha muito a casos recentes que
foram explorados incessantemente pela mídia (como o suposto assassinato de
Nicole Brown por seu marido O. J.
Simpson e a batalha judicial deixada com a morte de Anna
Nicole Smith - este último caso foi mais noticiado
pela FOX News do que a Guerra
do Iraque).
O.J.Simpson
Antes de Chicago, porém, o tema já
havia sido levantado em Hollywood, no filme "O Rei da Comédia", de Martin
Scorsese. A despeito do título, e da presença de Jerry
Lewis, além de Robert
de Niro, o filme, longe de ser para rir, é um drama,
que propõe uma reflexão sobre a relação do público com seus ídolos e a
necessidade pessoal de reconhecimento .
Após a criação de reality
shows como o Big Brother e talent
shows como o Britain's Got Talent,
seus participantes se tornam celebridades instantâneas, conquistando fãs de uma forma quase imediata. Porém, após apenas alguns meses do
fim dos programas, praticamente todos eles somem da mídia com exceção de alguns casos pontuais
em que as celebridades mantêm o seu estatuto de vedeta pop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário