sábado, 29 de novembro de 2014

DO FUNDO DA NOITE – TÍTULO EM INGLÊS: OUT OF THE NIGHT

Livro

Um romance biográfico da vida de Jan Valtin (a edição que possuo (LCF), contém 785 páginas, foi traduzida por R. Magalhães Júnior e A. C. Callado, editada em 1942 pela José Olympio). Mesmo tendo sido considerado uma impostura, merece ser lido. É relevante peça literária.


Jan Valtin era o pseudônimo de Richard Julius Hermann Krebs (17 dezembro de 1905 - 01 de janeiro de 1951), um escritor alemão durante o período entre guerras. Mudou-se para os Estados Unidos em 1938, e em 1940 (como Valtin) escreveu seu livro best-seller Out of the Night, Do Fundo da Noite, título no Brasil.




Krebs tornou-se ativo no movimento comunista como um menino, quando seu pai estava envolvido no motim naval que anunciou a Revolução Alemã de 1918-19. Em 1923, ele viu  ação na insurgência comunista fracassada em Hamburgo. Algum tempo depois ele se juntou ao Partido Comunista Alemão, de onde mas mais tarde foi expulso.
Em 1926, Krebs entrou ilegalmente nos Estados Unidos e se estabeleceram na Califórnia. Ele passou 38 meses na prisão de San Quentin State por tentar assassinar um marinheiro da marinha mercante durante uma briga, em seguida, foi deportado para a Alemanha (em 1929). Ele trabalhou como marinheiro, até 1934, quando ele foi preso e torturado, e atuou como testemunha em um julgamento que levou a condenação de um companheiro, um marinheiro alemão acusado de traição.
Em 1938, entra nos Estados Unidos mais uma vez - desta vez sob o seu mais famoso apelido, Jan Valtin - onde publicou a autobiografia altamente divulgada Out of the Night. No livro, ele descreve em detalhes as ações em que supostamente se envolvera como um agente secreto da GPU Soviética. A tentativa de homicídio (1926) foi descrito por Krebs / Valtin como uma operação de GPU. O livro recebeu grande aclamação da crítica. Para o Saturday Review of Literature : "Nenhum outro livro revela mais claramente o auxílio que Stalin deu a Hitler antes que ele conquistasse o poder".


Como resultado, ele Valtin / Krebs foi convidado a depor perante o Comitê de Atividades Antiamericanas a respeito da espionagem soviética na Europa. 
Em novembro de 1942, Krebs foi indiciado como agente da Gestapo. Ele foi preso em dezembro de 1942 e considerado inocente em maio de 1943. O registro do tribunal de Los Angeles revelou que o crime 1.926 não tinha finalidade política. Este evento marcou o fim de Krebs / carreira de Valtin como um "expert Soviético". A partir dessa descoberta e de outras tantas pelo jornalismo investigativo norte-americano, fez-se provado que ele cometera inverdades no livro que tanto sucesso fizera tanto na América como no resto do mundo.


Em agosto de 1943, Krebs foi convocado e serviu como soldado de infantaria nas Filipinas, na luta contra os japoneses na Guerra do Pacífico. Em 1946, seu livro Crianças de Ontem, uma história anedótica da 24ª Divisão de Infantaria foi publicado, descrevendo em detalhe gráfico os horrores dos combates e da vida cotidiana das tropas da divisão.
Em 1947 foi considerado cidadão americano. Morreu em 1951. O Conselho de Apelações de Imigração declarou: "Nos últimos cinco anos, ele tem sido considerado um agente da Alemanha nazista. No registro anterior ao nosso, parece que ele foi havido como completamente indigno de confiança e amoral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário