Música, dança
Argentina – Uruguai
O tango é um
tipo musical e uma dança a par. Tem forma musical
binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e
as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento
triste que se pode dançar".
Sua origem encontra-se na área de Rio da Prata, na América do Sul, nas
cidades de Buenos Aires e Montevidéu.
A música do tango não
tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa
documentação, o tango descenderia da habanera e se
interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas
últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e
violão.
Nessa época inicial era dançado por dois homens, daí o fato dos rosto
virados, sem se fitar. Depois, já nos anos 1910, como o sucesso em Paris foi aceito
pela aristocracia platina.
O escritor argentino Jorge Luis Borges afirmou
que por suas características o tango só poderia ter nascido em Montevidéu ou
Buenos Aires. O bandoneón, que atualmente caracteriza o tango, chegou à
região do Rio da Prata por volta do ano 1900, nas
maletas de imigrantes alemães. Não existem muitas partituras da
época, pois os músicos de tango não sabiam escrever a música e provavelmente
interpretavam sobre a base de melodias já existentes, tanto de habaneras como
de polcas.
O tango nasceu nos subúrbios de Buenos Aires, na Argentina, no final do
século XIX (SZEGO, 2007, p. 62).
O Tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a
agressividade, é sempre e totalmente triste. Como dança é
"duro", masculino, sem meneios femininos, a mulher é sempre submissa. O ritmo é sincopado, tem um compasso
binário. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um
tempo forte, o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo.
O tango argentino , ou rio-platense , começou a ultrapassar fronteiras
já no início do século XX , quando marinheiros franceses levaram ao seu país
natal o tango do uruguaio Enrique Saborido La morocha,isso por
volta de 1907 ; Aliás Paris se
apaixonou pelo tango , uma dança exótica e sensual para os parisienses, que
levou muitos artistas argentinos e uruguaios viajassem e até se radicassem na
capital francesa. Os pesquisadores do
gênero identificam duas fases de ouro do tango, a primeira nos anos 20 , quando várias figuras do
ambiente artístico de Buenos Aires e Montevidéu , inclusive muitos literatos
como José Gonzalez Castillo e Fernán Silva Valdez canalizassem seus esforços no
fomento da música popular rio-platense, e em especial do tango . Nos anos 20,
cantores como Carlos Gardel,Ignacio
Corsini e Agustín Magaldi, e
cantoras como Rosita Quiroga e Azucena Maizani ,
venderam muitos discos na florescente indústria discográfica argentina e
difundiram o tango para fora da Argentina. Os
anos 40 marcam a segunda época de ouro do tango , quando novos valores do
tango como Aníbal Troilo , Astor Piazzolla , Armando Pontier se juntam a nomes
consagrados como Francisco Canaro e Carlos di Sarli ,
isso sem contar o fenômeno de popularidade que foi a típica de Juan D'Arienzo.
O Tango foi considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco em 30 de setembro de 2009, em Dubai.
Há diferentes
tendências em seu estilo. O tango-canção, tango canyengue, o tango milonga,
tango romanzae o tango jazz. Hoje em dia é possível até encontrar estilos como
tango rock e electrotango, ou tango eletrônico.
Alguns compositores
tradicionais do tango:
Nenhum comentário:
Postar um comentário