sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

CAMBERRA – AUSTRÁLIA

 Capital da Austrália, “Ponto de encontro”


Camberra (em inglês escrito Canberra, que em dialeto aborígene significa "ponto de encontro" ou "lugar conhecido") é a capital da Austrália. Com uma população de 345 mil habitantes é a maior cidade do interior australiano e a oitava maior do país.



O local para a construção de Camberra foi escolhido em 1908 como um compromisso para acabar com a rivalidade de Sydney e Melbourne, as duas maiores cidades do país. Foi criado um concurso internacional de design da cidade e o projeto dos arquitetos Walter Burley Griffin e Marion Mahony Griffin foi o escolhido e a construção começou em 1913 e finalizaram-se em 1927. O planejamento da cidade foi bastante influenciado pelo movimento cidade-jardim e incorporou áreas significativos de vegetação natural, o que lhe rendeu o título de bush capital, algo como cidade-arbusto.
Apesar de ter apresentado um crescimento modesto no período entre guerras, Camberra prosperou a partir do fim da Segunda Guerra Mundial. Como capital, a cidade apresenta o Parlamento, a Alta Corte Australiana, além da Biblioteca Nacional da Austrália. O governo federal contribui com uma grande porcentagem da receita bruta da cidade, sendo, assim, o maior empregador. Camberra atrai tanto turistas domésticos quanto internacionais. Importante centro cultural (Biblioteca Nacional e Galeria Nacional de Arte) e comercial da Austrália.

Blundells' Cottage, construído por volta de 1860.

Antes da colonização europeia, a região era habitada pelas tribos Ngunnawal e Walgalu. O povo Ngarigo vivia no sudoeste da cidade, os Gundungurra, ao norte, os Yuin, na costa, e os Wiradjuri, a oeste. Evidências arqueológicas recolhidas no local atestam que a povoação humana em Camberra foi iniciada 21 mil anos atrás. A palavra "Camberra", segundo uma teoria, nasceu de uma outra da tribo local Ngabri (dos Ngunnawal), a palavra Kambera, que significa "lugar de encontros", no idioma Ngunnawal. O nome Ngunnawal aparentemente foi utilizado em referência ao corroborees, que servia de proteção durante as migrações estacionais da população da espécie Agrotis infusa, que se realizavam na região durante a primavera.

Abertura do Parliament House em Maio1927.

A exploração e a conquista europeia começaram em Camberra no início da década de 1820. Chegaram quatro expedições entre 1820 e 1824. Os primeiros povoados de população branca datam de 1824, quando uma propriedade rural ou estação foi construída onde hoje se encontra a Península Acton por pecuaristas empregados por Joshua John Moore. Moore comprou formalmente as terras em 1826 e deu-lhes o nome de Canberry. A população europeia na região aumentou lentamente no século XIX. Entre eles, encontrava-se a família Campbell de "Duntroon"; sua imponente casa de pedras pertence hoje ao Royal Millitary College. Os Campbell financiaram o estabelecimento de pecuaristas escoceses para trabalhar em suas terras, como os


Southwells de "Weetangera". À medida que a população europeia aumentava, a de aborígines passou a decrescer.

Parliament House e Old Parliament House.

A mudança de Camberra de uma área rural de Nova Gales do Sul para se transformar na capital nacional começou durante os debates sobre a Federação Australiana no final do século XIX. Após uma longa disputa sobre a escolha de Sydney ou Melbourne para a capital, um acordo foi alcançado: a nova capital seria construída em Nova Gales do Sul, a uma distância máxima de 100 km de Sydney, e Melbourne seria a capital provisória enquanto a nova era construída. Camberra foi escolhida em 1908, como resultado de uma pesquisa coordenada por Charles Scriberner. O governo de Nova Gales do Sul cedeu o Território da Capital Federal para o governo federal. Em uma competição internacional de planejamento urbano, coordenada pelo Department of Home Affairs, em 24 de maio de 1911, o modelo de Walter Burley Griffin e Marion Mahony Griffin foi escolhido para a cidade e, em 1913, Walter Griffin foi apontado como o diretor de construção e design da capital federal, e a construção começou em seguida.

Pôr-do-sol visto da "Telstra Tower".

Centro de Camberra.

Camberra ocupa uma extensão de 805,6 km² e fica próxima da cordilheira conhecida como Brindabella Ranges, a 150 km da costa leste da Austrália. O ponto mais alto da zona de Camberra é o monte Majura, de 888 m de altitude, seguido de outras montanhas como o monte Taylor, o Ainslie, Mugga Mugga e Black Mountain, nesse último se localiza a Torre Telstra.


rio Molonglo flui através de Camberra e foi represado para formar o lago artificial Burley Griffin, situado no centro da cidade. O Molonglo é um afluente do rio Murrumbidgee, que cruza o noroeste de Camberra até a localidade de Yass, em Nova Gales do Sul. O rio Queanbeyan se une ao Molonglo somente dentro do Território da Capital Australiana. Existem vários riachos, como o Jerrabomberra e o Yarralumla, que fluem no Molonglo e no Murrumbidgee. Dois dos riachos, concretamente o Ginninderra e o Tuggeranong, também foram represados para formar seus respectivos lagos artificiais homônimos.

Hotel

Camberra possui clima temperado, com dias ensolarados na maior parte do ano e com as quatro estações bem definidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário