quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

MUNICÍPIO DE ITAJAÍ – SANTA CATARINA

Município brasileiro


Itajaí é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localiza-se no litoral centro norte catarinense e faz parte da Mesorregião do Vale do Itajaí, na foz do Rio Itajaí-açu. Segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sua população em 2010 era de 183 388 habitantes. Possui o segundo maior produto interno bruto do estado e a maior renda per capita do estado.
"Itajaí" é um nome tupi oriundo da palavra Tajahy, que significa "Rio dos Taiás", uma planta comestível da família das aráceas.




Outra tese é a de que Tajá é uma alusão ao nome Taió, pois existem documentos referindo-se ao Morro do Taió na época da corrida bandeirante pelo ouro.
Alternativamente, o nome "Itajaí" pode significar "água do senhor da pedra", através da junção dos termos itá ("pedra"), îara ("senhor") e 'y ("água").
A preocupação com a explicação mais acertada do significado do nome da cidade já atravessa cem anos, envolvendo estudiosos brasileiros e estrangeiros.


Todo o atual litoral do estado de Santa Catarina foi habitado, até o século XVI, pelos índios carijós. A partir desse século, com a chegada de navegadores espanhóis e portugueses, os índios locais foram escravizados para servir de mão de obra nas plantações de cana-de-açúcar, localizadas principalmente na cidade de São Vicente.
Em 1750, colonos portugueses vindos da Ilha da Madeira e dos Açores instalaram-se na região. Tornou-se um povoado em 1823 e distrito em 31 de março de 1833 e, no final do século XIX, recebeu um grande número de imigrantes alemães e imigrantes italianos.


Embora só tenha sido fundada em 15 de junho de 1860, a colonização de origem europeia de Itajaí começou em 1658. O primeiro sesmeiro da região foi João Dias Arzão, que, em 1658, recebeu uma sesmaria em frente ao Rio Itajaí-Mirim.
Em 1880 e 1911, aconteceram os piores cataclismos registrados em Itajaí, porém a mais conhecida enchente deu-se nos anos de 1983 e 1984. No dia 22 de novembro de 2008 houve outra enchente, a mais catastrófica até então (atingiu mais de noventa por cento do território do município). Em 9 de Setembro de 2011, novamente as águas do Rio Itajaí-Açu e Rio Itajaí-Mirim voltaram a inundar a cidade, atingindo setenta por cento do seu território.


Em 4 de fevereiro de 1880, registrou-se a emancipação política-administrativa de Blumenau, até então pertencente a Itajaí. Após ocorreram outros desmembramentos pela emancipação de Brusque em 23 de março de 1881, Camboriú em 5 de abril de 1884, IlhotaLuiz Alves em 21 de junho de 1958, Penha em 21 de junho de 1958, Navegantes em 30 de maio de 1962.
A pesca artesanal era, até o início da industrialização, a principal atividade econômica da cidade. A partir da década de 70, Itajaí passou por um processo de dinamização de sua economia. Hoje, possui o principal porto de Santa Catarina, que também é o maior exportador de frios do Brasil. Itajaí é a cidade com o segundo maior produto interno bruto do estado). Grandes empresas multinacionais e brasileiras instalaram-se na cidade, como a Petrobrás, Brasil Foods, Pepsico, Brasfrigo, JBS, Seara, Teconvi, Teporti, Arfrio, Azimut, Detroit, Hyper Marcas, Votorantim, Gomes da Costa, Multilog, Poly Terminais, Weg, Klabin, Kowalsky, Dalçóquio, entre outras.


Ocupa uma área de 289 mil km², sendo quatorze por cento de área urbana e oitenta e quatro por cento zona rural (ou áreas de preservação).
Situa-se no litoral norte, especificamente na foz do Rio Itajaí-Açu. Faz divisa com Balneário CamboriúCamboriúBrusqueGaspar, Ilhota e Navegantes. Sede do maior porto pesqueiro do país e da maior universidade privada do estado, a Universidade do Vale do Itajaí.

Ecoturismo

Itajaí está localizada na Baixo Vale do Itajaí, ao litoral, sendo banhada pelo oceano Atlântico. Também está situada na foz do Itajaí-Açu, possibilitando a existência do porto.


A cidade é basicamente plana — devido ao nível do mar O local mais alto fica no Morro da Cruz, à 170 metros de altitude — grande parte da vegetação nativa pode ser observada em sua total beleza. Integra a Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, juntamente com os municípios vizinhos.
Em Itajaí, acontece um dos maiores festivais da música popular brasileira. O festival acontece sempre em setembro e reúne músicos e artistas do país todo. Estes encontros são uma vitrine da riqueza da cultura local itajaiense.
A maioria da população é descendente de alemãesitalianos e açorianos. A mistura das culturas alemã, italiana e portuguesa é um marco da cidade, embora haja um predomínio da influência açoriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário