sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

OS TERRAÇOS DE ARROZ DE BANAUE - FELIPINAS

Engenharia: monumento da humanidade

Mistério da engenharia que impressiona até hoje. Estão aproximadamente a 1500 metros acima do nível do mar e cobrem 10.360 Km2 de montanhas.


Os terraços de arroz de Banaue possuem 2000 anos de idade e foram esculpidos nas montanhas de Ifugao, nas Filipinas por ancestrais dos povos indígenas. Os terraços de arroz são frequentemente referidos como a “Oitava Maravilha do Mundo” pelos Filipinos. É comum pensar que os terraços foram construídos com uma quantidade mínima de equipamentos, e com muita mão de obra.

Os terraços estão localizados a aproximadamente1500 metros acima do nível do mar e cobrem10.360 quilômetros quadrados de morros e montanhas. Os terraços são sustentados por um sistema ancião de irrigação de florestas tropicais acima deles. É dito que se os degraus dos terraços fossem postos de ponta a ponta, iria englobar metade do planeta.



Os terraços de Banaue fazem parte dos terraços de arroz da Cordilheira das Filipinas, onde se encontra vastas estruturas anciãs criadas pelo homem de 2000 a 6000 anos de idade. Eles são encontrados nas províncias de Kalinga, Apayao, Benguet, Província da Montanha e Ifugao e fazem parte do site UNESCO World Heritage.



Moradores locais até hoje ainda plantam arroz e vegetais nos terraços, porém mais e mais jovens da tribo Ifugao não acham a agricultura atraente, optando também pela lucrativa indústria hospitalar gerada pelos terraços de arroz. O resultado disso é a erosão gradual dos “degraus” característicos, que necessitam de constante reconstrução e atenção. Em 2010 um problema mais sério aconteceu, com os terraços secando completamente.



Os terraços de arroz de Banaue não têm nenhuma data marcada de quando foram concebidos, e as pendências históricas envolvendo a China antes da Dinastia Shang são disputáveis. Entretanto, estudos históricos e evidências têm ligado os terraços à tribo Miao que vivia na China.
A tribo Miao foi um dos grupos étnicos oficiais minoritários reconhecidos na China, que costumava viver em regiões montanhosas frias e úmidas, fazendo com que a Cordilheira das Montanhas se tornassem uma fácil transição do que eles estavam acostumados a passar na região sudoeste da China. Costumes chineses são claramente vistos nos nativos da Northern Luzon. Similarmente, os rituais e tradições dos Igorots e Ifugaos também mostram uma semelhança significante à cultura Miao.


Os Miaos também são conhecidos por cultivarem arrozais e essa inovação foi trazida as Cordilheiras, junto com a influência da Dinastia Tang. As trocas também foram adaptadas, por frutas como laranjas, vegetais, utensílios, cerâmica e artesanatos. Os terraços de arroz de Banaue se prevaleceram com a interação dos Miaos com as culturas étnicas das Cordilheiras antes da aparição da dominação Espanhola na região. Essa mistura de duas culturas deu uma nova identidade aos povos daquela área, conforme  os primeiros registros da história dos terraços.

Fonte: 
http://portalevolution.org/interessante/os-terracos-de-arroz-de-banaue#ixzz3KveKJQkZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário