Em 2015, a população de Salvador contará com a presença cada vez maior
da Prefeitura nos mais de 160 bairros existentes, por meio de serviços
oferecidos pelos órgãos municipais e participação dos moradores na construção
de uma cidade melhor.
O anúncio foi feito durante a inauguração da sede da Prefeitura-Bairro
Cabula, a sexta entregue pela atual gestão em cerimônia realizada na tarde
dessa sexta-feira (19.12).
A partir de janeiro, a Prefeitura vai desenvolver um amplo programa de
atendimento nos bairros para solucionar as demandas dos cidadãos.
Para isso, serão convocadas reuniões abertas a todos os moradores, para
um melhor levantamento e diagnóstico das necessidades de cada localidade.
A ação, em conjunto com a inauguração das outras quatro unidades de
Prefeituras-Bairro – nos bairros de Pau da Lima, Valéria, Liberdade/São Caetano
e Barra/Pituba – vai reforçar a descentralização da administração.
“Onde houver bairro haverá Prefeitura. Não queremos governar de cima
para baixo, queremos dividir a responsabilidade de governar a cidade com o
cidadão”, destacou o prefeito ACM Neto, durante a solenidade no Cabula.
Também foi anunciada a reestruturação do Fala Salvador, da Ouvidoria
Geral do Município (OGM), que é mais uma plataforma de aproximação da
Prefeitura com a população.
Números e gestão - Ao lado do
diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga, o prefeito comemorou a
marca alcançada nesta sexta-feira de 120 mil atendimentos, realizados pelas
cinco unidades existentes: Subúrbio/Ilhas, Centro/Brotas, Itapuã, Cidade Baixa
e Cajazeiras.
“Não é só pela quantidade de atendimentos, mas também pela qualidade em
dar solução aos problemas dos soteropolitanos”, complementou ACM Neto.
A Prefeitura-Bairro Cabula vai atender também os bairros de Tancredo
Neves, Calabetão, Jardim Santo Inácio, Mata Escura, Sussuarana, Nova
Sussuarana, Arraial do Retiro, Arenoso, Novo Horizonte, Centro Administrativo
da Bahia (CAB), São Gonçalo, Engomadeira, Resgate, Pernambués, Saramandaia,
Doron, Saboeiro e Narandiba.
A unidade será gerenciada pelo servidor municipal José Miguel Bastos,
que também é professor da área de engenharia de estruturas na Unime e
pós-graduado em Gestão Estratégica de Empresas pela Unifacs.
Serviços - Além dos órgãos municipais e de entidades parceiras
como o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), INSS e Junta Militar, o leque de
serviços nas Prefeituras-Bairro deverá ser ampliado com a instalação de totens
de autoatendimento para recarga do SalvadorCard.
Cada unidade atende aproximadamente cinco mil pessoas por semana. Entre
os serviços mais procurados estão os da Secretaria Municipal de Promoção Social
e Combate à Pobreza (Semps), referente ao programa Bolsa Família e às vagas de emprego;
Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para marcação de consultas e Farmácia
Popular; e Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), para assuntos de
iluminação.
Também é grande a procura pelo guichê da Secretaria Municipal de
Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), em busca de informações sobre os
programas Minha Casa, Minha Vida (habitacional) e Casa Legal (regularização
fundiária).
Todo o trabalho realizado nas Prefeituras-Bairro passa por um sistema de
registro e acompanhamento das demandas, recebidas pelos funcionários dos
próprios órgãos que atendem nos guichês.
Essas demandas são encaminhadas aos setores responsáveis para que sejam
tomadas as devidas providências. O processo resulta em uma maior agilidade nas
respostas para os cidadãos.
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