Grande exemplo da pujança econômica
chinesa
Xangai (em chinês: 上海; pinyin: Shànghǎi; no dialeto wu: Zanhe, AFI: [z̥ɑ̃̀hé]), por
vezes também designada pela forma inglesa Shanghai, é a maior cidade da República Popular da China e uma
das maiores áreas metropolitanas do
mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. Localizada na costa central
da China oriental, na foz do rio Yangtze, a cidade
é administrada como um município da
República Popular da China com um estatuto do nível de uma província.
Originalmente
uma vila cuja economia era baseada na pesca e no
setor têxtil, Xangai cresceu de importância no século XIX devido
à sua localização favorável do seu porto e como uma das cidades abertas ao comércio exterior em 1842 pelo Tratado de Nanquim. A cidade floresceu como um centro de comércio entre
o oriente e o ocidente e
tornou-se um hub multinacional de finanças e negócios na década de 1930. No
entanto, com a aquisição do Partido Comunista do continente em 1949, a
influência internacional da cidade declinou. As reformas econômicas
introduzidas por Deng Xiaoping em 1990 resultaram
em um intenso desenvolvimento da cidade e, em 2005, Xangai
tornou-se o maior porto de carga do mundo.
A cidade é um destino turístico famoso por seus marcos históricos, como
o Bund, o Templo da
Cidade de Deus, o moderno
e em constante expansão centro financeiro de Pudong, onde está localizada a famosa Torre Pérola Oriental, e por sua nova reputação como um centro cosmopolita da cultura e do design. Hoje, Xangai é o maior centro comercial e
financeiro na China continental e tem
sido descrita como o grande exemplo da pujança da economia
chinesa.
Durante
a dinastia Song (960-1279) Xangai era originalmente uma vila
e ganhou o estatuto de "cidade-mercado" em 1074. Em 1172 um
segundo quebra-mar foi
construído para estabilizar o litoral, complementando um dique anterior. A
partir da Dinastia Yuan em 1292 até se tornar oficialmente uma cidade
pela primeira vez em 1927, Xangai foi designada meramente como um condado,
administrado pela prefeitura de Song Jiang.
Dois
eventos importantes influenciaram o desenvolvimento de Xangai durante a dinastia Ming. A muralha
da cidade foi construída pela primeira vez em 1554 para proteger a cidade das
invasões de piratas japoneses. A muralha media 10 metros de altura e cinco
quilômetros de circunferência. Durante o reinado Wanli (1573-1620), Xangai
ganhou um importante impulso cultural com a construção do Templo da Cidade de Deus em
1602. Este privilégio era geralmente reservado para lugares com status de uma
cidade, como a capital de uma prefeitura, normalmente não concedido a uma
cidade-condado, como Xangai era naquela época. Provavelmente refletia a sua
importância econômica, em oposição ao seu baixo estatuto político.
Durante
a dinastia Qing, Xangai tornou-se um dos portos marítimos mais
importantes da região do Delta do Rio Yangtze, devido a
duas importantes mudanças políticas do governo central: Em primeiro, o
imperador Kangxi em 1684 inverteu a proibição anterior de navegação oceânica de
carga - uma proibição que estava em vigor desde 1525. Em segundo, em 1732 o
imperador Yongzheng transferiu a aduana marítima da província de Jiangsu para
Xangai, e deu ao Xangai o controle exclusivo sobre a coleta de impostos do
comércio exterior da província de Jiangsu. Como resultado dessas duas decisões
críticas, em 1735 Xangai tornou-se o porto marítimo mais importante de toda
região sul do rio Yangtzé, apesar de
estar ainda no nível mais baixo na hierarquia administrativa política.
O seu
desenvolvimento mercantil e financeiro internacional no século XIX iniciou-se
quando, no fim da Guerras do Ópio (Tratado de Nanquim, 1842), teve de
se abrir ao comércio e tráfico de Ópio com os países ocidentais. Em breve as
forças britânicas adquiriram o monopólio de metade do comércio externo da
China, atingindo um grande desenvolvimento urbano e demográfico.
Antes
da Segunda Guerra Mundial, era o maior
centro comercial do Extremo Oriente,
com 4 300 630 habitantes, e constituía uma parte chinesa e
outra europeia, gozando esta do direito de extraterritorialidade, com um regime
jurídico próprio.
Este
aspecto peculiar da cidade nasceu dos excessos da Rebelião Taiping durante o período de domínio que exerceram
sobre ela, de Setembro de1853 a
Fevereiro de 1855. Xangai
foi então internacionalizada, e o serviço da Alfândega marítima passou a mãos
estrangeiras, regime que se tornou extensivo, em 1858, a todos
os portos incluídos no contrato que se celebrou. Depois de criada esta
situação, uma nova tentativa de conquista da cidade, levada a efeito, em 1860-1861, pelos
mesmos rebeldes chineses, foi repelida por voluntários e por forças da
marinhas inglesa e francesa.
Assim se
transformou Xangai, com carácter efetivo, numa colónia cosmopolita, em cuja
administração intervinham as potências signatárias do Tratado, por intermédio
dos seus representantes consulares. Esta posição especial permitiu-lhe observar
a neutralidade durante a Primeira Guerra Sino-Japonesa de 1894-1895 e a
revolta dos boxers de 1900.
Durante
a República da China (1912-1949), o
estatuto político de Xangai foi finalmente elevado ao de um município em 14 de
julho de 1927. Embora o território das concessões estrangeiras estivessem
excluído do seu controle, este novo município chinês ainda cobria uma área de
828,8 quilômetros quadrados, incluindo os bairros modernos de Baoshan, Yangpu,
Zhabei, Nanshi e Pudong. Chefiada
por um prefeito chinês e um conselho municipal, a primeira nova tarefa da
prefeitura foi a de criar um novo centro na vila de Jiangwan, distrito de
Yangpu, fora dos limites das concessões estrangeiras. Este novo centro da
cidade foi planejado para incluir um museu público, uma biblioteca, um ginásio
de esportes e a sede da prefeitura.
Em 28 de
janeiro de 1932, as forças japonesas atacaram e os chineses resistiram, lutando
para uma paralisação, quando um cessar-fogo foi negociado em maio. A Batalha de Xangai, em 1937,
resultou na ocupação das partes chinesas de Xangai, administrados fora do
Acordo Internacional e da Concessão Francesa. O Acordo Internacional foi
ocupada pelos japoneses em 8 de dezembro de 1941 e permaneceu ocupado até
a rendição do Japão, em 1945, período em que crimes de guerra foram
cometidos.
Em 27 de
maio de 1949, o Exército Popular de Libertação assumiu
o controle de Xangai, que se tornou um dos três municípios da antiga República
da China que não se fundiram com províncias vizinhas ao longo da próxima década
(os outros são Pequim e Tianjin). Xangai
foi submetida a uma série de alterações nos limites das suas subdivisões,
especialmente na década seguinte. Depois de 1949, a maioria das empresas
estrangeiras mudou seus escritórios de Xangai para Hong Kong, como
parte de um desinvestimento estrangeiro devido à vitória comunista no país.
Durante os
anos 1950 e 1960, Xangai tornou-se um centro industrial e da esquerda radical; o esquerdista Jiang Qing e
seus três companheiros, que junto formavam o Bando dos Quatro, estavam
baseados na cidade. No entanto, mesmo durante os tempos mais tumultuosos
da Revolução Cultural promovida pelo Partido Comunista, Xangai foi
capaz de manter a alta produtividade da sua economia e a estabilidade social
relativa. Na maior parte da história da República Popular da China (RPC), a fim
de canalizar a riqueza para as áreas rurais, Xangai tem sido um importante
contribuinte na receita fiscal do governo central chinês. A sua importância
para o bem-estar fiscal do governo central também propiciou liberalizações
econômicas iniciadas em 1978. Xangai foi finalmente autorizada a iniciar
reformas econômicas em 1991, iniciando o desenvolvimento maciço ainda visto
hoje, principalmente com o nascimento e desenvolvimento de Lujiazui em Pudong.
Xangai é o maior
centro comercial e financeiro da China, e ocupa o 5o lugar
na edição de 2011 do Índice de Centros Financeiros Globais publicado pela City
de London. Era a maior e mais próspera cidade do Extremo Oriente durante
a década de 1930, e a com mais rápido desenvolvimento em 1990. Isto
é exemplificado pelo Distrito de Pudong, que se tornou uma área piloto para
reformas econômicas integradas. Até o final de 2009, havia 787 instituições
financeiras instaladas na cidade, dos quais 170 eram estrangeiras.
Em 2009, a Bolsa de Valores de Xangai ficou em
terceiro lugar entre as bolsas de valores em todo o mundo em termos de volume
de negociação e sexto em termos de capitalização total — e o volume de comércio
de seis produtos básicos, incluindo o cobre, borracha e zinco na Shanghai Futures Exchange estavam
todos os classificados em primeiro lugar no mundo.
Nas últimas
duas décadas Xangai foi uma das cidades com o mais rápido desenvolvimento no
mundo. Desde 1992, Xangai registrou crescimento económico de cerca de 10% todos
os anos, exceto durante a recessão global de 2008 e 2009, em que o crescimento
da economia de Xangai ficou entre 8 e 9,5%. Em 2010, o Produto Metropolitano Bruto total
de Xangai ficou em ¥1,6 trilhão
(o que equivale a cerca de US$256 bilhões), com
um PIB per capita de cerca de ¥7,6 mil (quase US$1 mil). As três maiores indústrias de serviços são
os serviços financeiros, os de varejo e o imobiliário. O setor industrial e o
agrícola representaram 39,9% e 0,7% do PIB, respectivamente27 . A
renda anual média dos moradores da cidade, com base nos três primeiros
trimestres de 2009, era ¥21,8 mil (ou algo perto de US$3,8 mil).
Localizado
no coração do rio
Yangtze, Xangai é o principal porto da China, e, consequentemente, o mais
movimentado do mundo, com movimento de pouco mais de 29 milhões de conteiners só em
2010.
Xangai é um
dos principais centros industriais da China, desempenhando um papel fundamental
em indústrias pesadas do país. Um grande número de zonas industriais, incluindo
a Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Xangai-Hongqiao e
a de Minhang, a Zona Jinqiao de Exportação e Processamento
da Economia e Zona de Desenvolvimento de Alta Tecnologia de
Xangai-Caohejing, são pilares da indústria secundária da região
metropolitana de Xangai. As atividades industriais pesadas, como por exemplo a indústria química e metalúrgica, foi
responsável por cerca de 78% da produção bruta industrial de Xangai em 2009.
A Baosteel Group., a maior
empresa do ramo siderúrgico da
China e o estaleiro
de Jiangnan, um dos mais antigos estaleiros da China são ambos
localizados em Xangai.
A atividade automobilística é outro setor
importante na economia da cidade. A Shanghai Automotive Industry
Corporation, a SAIC, é uma das "três grandes" do setor na China.
A empresa tem uma parceria estratégica com a Volkswagen e com
a General Motors.
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