ARTE CINEMATOGRÁFICA
A 20th
Century Fox (Twentieth Century Fox Film Corporation, ou Twentieth
Century-Fox Film Corporation, com hífen, de 1935 a 1985), também conhecida
simplesmente como 20th ou Fox, é um dos seis
maiores estúdios de cinema dos Estados Unidos.
Localizado na Century City, em Los Angeles, na Califórnia, pouco a
oeste de Beverly Hills. O estúdio é uma subsidiária da 21st Century Fox, um
conglomerado de mídia pertencente a Rupert Murdoch. A
companhia foi fundada em 31 de maio de 1935, após a fusão entre a Fox Film Corporation, fundada
por William
Fox em 1915, e pela Twentieth Century Pictures, fundada
em 1933 por Darryl F. Zanuck, Joseph Schenck,Raymond Griffith e William Goetz. A 20th
Century Fox possui diversas franquias populares, como Os Simpsons, Family Guy (br: Uma
Família da Pesada), Star Wars, Ice Age (br: Era
do Gelo), Garfield, Alvin and the Chipmunks (br: Alvin
e os Esquilos), X-Men, Die Hard (br:
Duro de Matar), Alien, Speed, Revenge of the Nerds (br: A Vingança dos Nerds), Planet of the Apes (br: Planeta dos Macacos), Home Alone(br: Esqueceram
de Mim), Dr. Dolittle, Night at the Museum, Predator , Diary of a Wimpy Kid , School of the Weak e The Chronicles of Narnia (br: As
Crônicas de Narnia, que foi previamente distribuído pela Walt Disney Pictures).
Muitos atores
famosos surgiram no estúdio, como Shirley Temple, que foi a
primeira grande estrela da companhia, Betty Grable, Gene Tierney, Marilyn Monroe e Jayne Mansfield.
Os maiores
parceiros na produção de filmes da empresa nos últimos anos incluem nomes
como 1492 Pictures, Lightstorm Entertainment, Davis Entertainment, Walden Media, Regency Enterprises, Blue Sky Studios, Troublemaker Studios, Marvel Studios e Spyglass Entertainment.
A Fox Film Corporation foi
formada em 1915 pelo "magnata" pioneiro dos teatros para exibição de
filmes, William Fox, que formou a Fox Film Corporation após juntar
duas empresas que ele havia criado em 1913: Greater New York Film Rental,
voltada para a distribuição de filmes, que até então era parte da independent
film; e a Fox
(ou Box, dependendo da fonte) Office Attractions Company, uma produtora de
cinema. Essas fusões foram umas das
primeiras em integração vertical. Apenas um ano antes, a empresa tinha
distribuído Gertie the Dinosaur, de Winsor McCay, o
pioneiro dos desenhos animados. Sempre
mais um empresário que um showman, Fox
se concentrou na aquisição e construção de teatros; os filmes tinham uma
posição secundária. O primeiro estúdio para filmagens foi construído em Fort Lee, Nova Jersey, mas em
1917, William Fox enviou Sol M. Wurtzel a
Hollywood para supervisionar os procedimentos para construir um estúdio naquela
região, devido ao custo - beneficio melhor e ao clima mais favorável. Fox havia
comprado às instalações em Edendale, Los Angeles do
estúdio da Selig Polyscope Company, que vinha fazendo
filmes desde 1909, sendo o primeiro estúdio de grande movimento na cidade.
Com a introdução de
tecnologias de som, Fox concentrou-se em adquirir direitos de processos para
produção de filmes sonorizados. Nos anos de 1925-1926, Fox comprou os direitos
do sistema Tri-Ergon, que havia sido inventado por três alemães, além
ainda da contratação dos serviços de Theodore Case. Isso
resultou na Movietone sound system, mais
tarde conhecida como "Fox Movietone". Naquele mesmo ano, a empresa
começou a oferecer filmes com efeitos sonoros, e no ano seguinte a Fox começou
a produzir semanalmente a Fox Movietone News, que
funcionou até 1963. O crescimento da empresa demandava espaço físico, e em 1926
a Fox adquiriu 300 hectares (1.2 km²) em um campo aberto no
oeste de Beverly Hills e construiu a "Movietone City", sendo as
instalações mais modernas do período. Quando o rival Marcus Loew morreu
em 1927, Fox ofereceu-se para comprar as ações da família dele. A Loew's
Inc. controlava mais de 200 cadeias de cinemas, assim como a MGM (que
recentemente tinha seus filmes distribuídos internacionalmente pela Fox).
Quando a família concordou na venda, a fusão entre a Fox e a Loew's Inc. foi
anunciada em 1929. Entrementes, o então diretor do estúdio, Louis B. Mayer, não
concordou com o negocio. Usando suas ligações políticas, Mayer entrou com uma
denuncia no Departamento de Justiça dos EUA por política de antitruste, numa
tentativa de barrar a fusão. Felizmente para Mayer, Fox foi gravemente ferido
num acidente de carro no verão daquele de 1929, e quando se recuperou dos
ferimentos, ele havia perdido grande parte da sua fortuna na crise de 1929, pondo
final ao processo de fusão. Endividado e à beira da falência, Fox foi despojado
de seu império e acabou na cadeia. A Fox Film, com mais de 500 teatros, foi
colocada em liquidação judicial. A única maneira encontrada de evitar a
falência da empresa era uma fusão, pois mesmo os prazos estendidos dado pelos
bancos não conseguiram sanar as dificuldades econômicas. Sob a direção de
Sidney Kent, os bancos proprietários do estúdio começaram a negociar com a
então toda poderosa Twentieth Century Pictures no início da primavera de 1935.
Twentieth Century
Pictures era uma produtora independente de filmes em Hollywood criada em
1933 por Joseph Schenck, ex-presidente da United Artists, Darryl F. Zanuck da Warner Brothers, William
Goetz da Fox Films, e Raymond Griffith. O financiamento bancário veio do irmão
mais velho de Schenck, Nicholas Schenck e do
sogro de Goetz, Louis B. Mayer, diretor
da MGM. Os
produtos da companhia eram distribuídos pela United Artists (UA),
e seus filmes eram realizados em diversos estúdios. Schenck era Presidente da
20th Century enquanto Zanuck ficou responsável pela produção, e Goetz foi
nomeado vice. Bem sucedida desde o inicio, a produção de 1934 da 20th, The House of Rothschild foi indicado
à Academy Award por melhor filme. Em 1935, a produtora filmou
o clássico Les Misérables, da obra
de Victor
Hugo, que também foi indicado à melhor filme.
Joe Schenck e os administradores
da Fox concordaram com a fusão; Spyros Skouras, o então
diretor da cadeia de cinemas da costa oeste da Fox, auxiliou na operação (sendo
que mais tarde ele se tornaria diretor do estúdio). Embora fosse menor que a
Fox, Twentieth Century era o principal sócio na fusão. De inicio, esperava-se
que a nova empresa fosse chamada de "Fox-Twentieth Century."
Entrementes, o nome 20th Century era mais visado por Schenck e Zanuck. A
empresa era mais rentável que a Fox, e a nova empresa foi então batizada
de The Twentieth Century-Fox Film Corporation, sendo reconhecida
inicialmente em 31 de maio de 1935; o hífen no nome foi retirado em 1985.
Schenck se tornou o principal executivo, enquanto Kent continuou como diretor.
Zanuck se tornou vice de produção, tomando o lugar de Winfield Sheehan, que há
anos ocupava esse cargo na Fox. Por vários anos, a 20th Century-Fox afirmou ter
sido fundada em 1915, ano de fundação da Fox Films Corporation. Todavia, há
alguns anos a data foi mudada para 1935, ano da fusão, embora muitos
historiadores concordem com a data de 1915.
Embora possuíssem
uma cadeia de cinemas e um estúdio moderno, Zanuck e Schenck achavam que era
insuficiente. A maior estrela do estúdio, Will Rogers, morreu em
um acidente de avião semanas depois da fusão. Sua estrela principal do sexo
feminino, Janet Gaynor, foi perdendo popularidade. As promessas
masculinas, James Dunn e Spencer Tracy tinham
decaído devido ao vicio a bebidas alcoólicas. Zanuck, então, assinou contrato
com jovens atores que carregariam a Twentieth Century-Fox por anos: Tyrone Power, Don Ameche, Henry Fonda,Gene Tierney, Sonja Henie, Betty Grable e Carmen Miranda. Dentro
das listagens do estúdio, ele encontrou as atrizes Alice Faye e Shirley Temple,
favorecendo biografias populares e musicais, Zanuck foi trazendo a Fox de volta
à rentabilidade. Graças ao recorde de público durante a Segunda Guerra Mundial,
a Fox ultrapassou a RKO e a poderosa MGM para se tornar o terceiro estúdio mais rentável.
Quando Zanuck saiu para servir o exercito por dezoito meses na guerra, seu
parceiro minoritário William Goetz conseguiu manter o altos lucros, enfatizando
o entretenimento leve. A maior estrela desse período do companhia foi Betty Grable. Em
1942 Spyros Skouras sucedeu
Schenck como presidente do estúdio. Juntamente com Zanuck, que retornou em
1943, ele se focou em fazer um retorno definitivo da Fox à rentabilidade.
Durante os anos seguintes, com filmes como The Razor's Edge, Wilson, Gentleman's Agreement, The Snake Pit, Boomerang, e Pinky, Zanuck
estabeleceu uma reputação de estúdio provocador, de filmes adultos. Fox também
se tornou especializada em adaptações de livros best-sellers, como o livro
de Ben Ames Williams, Leave Her to Heaven (1945)
estrelando Gene Tierney que foi a maior bilheteria da Fox de 1940. A
Fox também produziu musicais da Broadway, incluindo os filmes de Rodgers e Hammerstein, começando
com a versão musical de State Fair em
1945, e anos mais tarde, continuando com Carrossel em
1956, The King and I, e The Sound of Music. A empresa Eles
também distribuíu, mas não fez, a versão em Cinemascope de Oklahoma! e a
versão de 1958 do filme South Pacific. Devido a
um escândalo amoroso, Zanuck saiu da Fox e se mudou para Paris, demorando
décadas para retornar aos EUA novamente.
Estúdio
O sucessor de
Zanuck, o produtor Buddy Adler, morreu um
ano depois de subir ao cargo. O Presidente Spyros Skouras trouxe
uma série de executivos de produção, mas nenhum teve o sucesso Zanuck. Até o
início dos anos 1960 a Fox estava em apuros. Um remake do filme de Theda
Bara Cleópatra tinha
começado em 1959 com Joan Collins na
liderança. Como um chamariz publicitário, o produtor Walter Wanger ofereceu
um milhão de dólares para Elizabeth Taylor ser a
estrela principal, ela aceitou, e os custos de "Cleópatra" começaram
a subir, agravada pela relação amorosa desenvolvida por Richard Burton com
Taylor no Set de filmagem, causando um frenesi na mídia.
Enquanto isso,
outro remake - de 1940, o hit de Cary Grant My Favorite Wife- foi
levado às pressas para a produção em uma tentativa de virar lucro rápido para
ajudar a manter a Fox à tona. Foi produzida ainda a comedia romântica intitulada Something's Got to Give -
estrelando Marilyn Monroe, a estrela da Fox mais rentável de 1950, com Dean Martin, e do
diretor (George Cukor) - uma Monroe conturbada provocou atrasos nas
filmagens, aumentando os custos de produção. Como o orçamento de Cleópatra
passou a marca de dez milhões de dólares, a Fox vendeu seu lote de filmagens
para a Alcoa em 1961 para arrecadar dinheiro. Após vários meses de pouco
progresso, Marilyn Monroe foi demitida de Something's Got to Give e dois meses
depois ela foi encontrada morta.
Com poucos filmes
na programação, Skouras queria apressar o épico de guerra de Zanuck The Longest Day, que conta
sobre a invasão dos Aliados na Normandia em 6 de junho de 1944, com um grande
elenco internacional. Isso acabou por ofender Zanuck ofendido, ainda o maior
acionista da Fox, para quem The Longest Day havia sido um
longo trabalho de amor e que ele queria produzir anteriormente. Depois que
ficou claro que Something's Got to Give não poderia
ser continuado sem Monroe (Martin se recusou a trabalhar com outra pessoa),
Skouras finalmente decidiu que algo tinha que ser feito e assinou novamente o
contrato dela. Mas dias antes do fim das filmagens, Monroe foi encontrada morta
em sua casa em Los Angeles e as cenas do inacabado Something's Got to
Give foram arquivados por quase 40 anos. Em vez de ser apressado em
sua produção, The Longest Day foi carinhosamente e
cuidadosamente produzido sob a supervisão de Zanuck. Ele foi finalmente lançado
com mais de duas horas e meia de duração, e passou a ser reconhecido como um
dos grandes filmes sobre a II Guerra Mundial.
Fox mundo
Em uma reunião geral
do estúdio, Zanuck falou durante oito horas, convencendo diretores que Skouras
havia administrado mal a empresa e que ele era o único sucessor possível.
Zanuck foi empossado como presidente, e o nome de seu filho Richard Zanuck, foi
apontado como diretor. Em sua gestão, devido aos problemas advindos com o filme
"Cleópatra", ele demitiu toda a equipe do filme para poupar dinheiro,
e eliminou por fim a Movietone Newsreel. Foram realizadas produções mais
populares e baratas numa tentativa de fazer o estúdio voltar a ser rentável.
Nesse período, o maior sucesso veio com o bem sucedido The Sound of Music, uma adaptação
musical produzida pela dupla "Rodgers & Hammerstein" .
Fox também teve
dois outros grandes sucessos de ficção científica nos anos 1960: Fantastic Voyage (que levou Raquel Welch ao
estrelato), em 1966, e Planet of the Apes estrelado por
Charlton Heston em 1968. Zanuck ficou como presidente até
1971, mas houve vários fracassos caros em sua gestão, tendo a Fox registrado
perdas entre 1969 e 1971. Após a sua remoção, e depois de um período de
incerteza, a nova administração Fox trouxe de volta o sucesso. Com o novo
presidente Dennis Stanfill e
chefe de produção Alan Ladd Jr., a Fox
voltou sua produção para audiências modernas.
Rupert
Murdoch
Com a estabilidade
financeira vieram novos donos, e em 1978 o controle da empresa passou para os
investidores Marc Rich e Marvin Davis. Por volta
de 1985 Rich fugiu dos EUA após não declarar cerca de $100 milhões de dólares
para a receita, e Davis vendeu a parte do parceiro para a empresa de Rupert
Murdoch, a News Corporation. Seis messes depois Davis vendeu sua outra metade
da Fox, dando a News Corp o controle completo. Para dirigir o estúdio, Murdoch
contratou Barry Diller da Paramount Pictures. Diller trouxe muitas ideias que a antiga empresa
tinha se recusado para a Fox, como um investimento mais pesado na Televisão.
Clássico da
Fox
Para fazer isso, a
Fox comprou ações da Metromedia,
antiga DuMont Television Network, sendo que Murdoch
teve que adquirir a cidadania americana. Isso ocorreu em 1985, e no ano
seguinte a Fox Broadcasting Company entrou no ar.
Nas décadas seguintes esse investimento trouxe resultado, sendo hoje uma das
maiores fonte de renda da News Corp.
Em 2000, a MGM
mudou sua forma de distribuir filmes internacionalmente. Ate então seus filmes
eram distribuídos pela United International Pictures (UIP), uma
joint venture da MGM, Universal Pictures, e Paramount Pictures. A UIP foi acusada pela União Europeia de ser
um cartel ilegal, e
em novembro de 2000 a MGM cortou seus laços com UIP e passou a distribuir seus
filmes internacionalmente pela Fox.
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