quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

FAÇA UMA EMPANADA DE SADAM E PASSE O CARRNAVAL AO LADO DE UM NEGÃO LINDO

Por
Helô Sampaio
  


E agora, galera, é cair na esbornia, na chuva, suor e cerveja da maior festa popular do planeta. Do planeta? Exagerei? Menos, menos. Vamos baixar a bola: vamos mergulhar de cabeça, anca mole e cerveja no maior carnaval popular do Brasil.
Serginho Bezerra foi bom demais fazer a prévia no seu circuito. Lá, deixei um bocado de nêgo bonito caidinho pela gostosinha aqui, enquanto fortalecia o muque levantando muitas “loirésimas” geladinhas. Agora, me aguarde, que vou extrapolar na Avenida, lindinhos. Segura o “tchan”, que só vai dar eu, Daniela Mercury e Luiz Caldas nestes 30 anos de axé. Mãos pra cima, “tcha, tchã”. Pra frente, pra frente...
Já combinei com a galera toda: nada de bloco ou de abadá e camarote só se for “free”. O “bambá” tá curto e temos que investir o dinheiro todinho na cerveja, senão a Schin e Skol quebram, com certeza. Já combinei com meu amigo Guru que, quando houver risco de faltar a “loirésima”, ele me avisa, que eu mando a “tchurma” baixar a sede. Aí volta ao nível normal. Sem “loura geladésima” não sobrevivemos.

Na quinta-feira, eu ‘pinto’ legal com as amadíssimas Gessy Gesse e Elíbia Portela na 10ª Feijoada Alô Imprensa, de Paulinho Brandão. Esse reencontro anual com as “amiguetes” e os coleguinhas é uma das coisas que mais gosto. Vejo gente que amo, meus ex-aluninhos todos bonitinhos e compenetrados, vencendo na profissão; fico “xamegando” com os amigos do tempo da onça, e com a galerinha nova, que sucede a minha geração.
Ainda bem que você conta com o apoio da Fiat e da Mercedes-Benz, do Grupo LM e da Varjão e Associados, sempre com a competência de Léo e Elieser Varjão, amigos de longas datas – e que vão botar as lindinhas no site da TV Auto Web, com certeza.  É um dia de alegria e reencontro para os profissionais. Vamos, nessa que é bom a bessa, Paulinho.  
Mas agora, enquanto ajeito a minha fantasia de bailarina espanhola, leio no jornal que querem abrir uma fábrica de aviões em Ilhéus. Oxente! Mais uma fábrica de aviões? Gente, Ilhéus já fabrica ‘aviões’ desde antes da Gabriela. Na cidade de São Jorge dos Ilhéus dá para escolher a dedo: cada ilheense é mais bonita que a outra. Com a fábrica de aviões, vai ter inflação no mercado.
Nós, mulheres lindas da região cacaueira, somos aviões de primeira classe e já chegamos com o mel do cacau na boca. Eu, mesmo depois de entrada nos “enta”, ainda levanto voo e me considero, digamos, um ‘teco-teco’; ainda dou um bom caldo. Quer provar, meu bonitão?
Nasci em Ibicaraí e fui para Ilhéus com onze anos de idade, fazer o curso ginasial e saí formada em professora pelo Instituto Municipal de Educação, com muita honra. Foram anos muito importantes nessa cidade que eu amo demais. E que é a terra do meu primeiro namorado, primeiro beijo, primeiro tudo. Toda noite, nós íamos passear na Avenida Soares Lopes até 10 horas, quando as moças de família voltavam para casa. Mas, até às 10 horas, a galera podia aprontar todas. Mas eu era comportadinha. He-he! 
Mas vamos deixar de “lero” e partir para a cozinha. Pedi a Ana Paula Cabral, minha ex-aluninha e hoje colega na Secretaria do Turismo, para me dar a receita de uma empanada que ela fez para a festa de Tania Feitosa, quando entrou de férias. O bom de nós, baianos, é isso: tudo é motivo de festa, com bolinhos e guloseimas deliciosos.
A gente deu o nome de Empanada do Sadam, porque é preciso força para não comer todinha de uma vez. Está tudo ‘bem explicadinho para leigos na cozinha’, explica o bilhetinho de Paulinha, porque eu reclamei que ela não deu a receita do recheio. Acha que todo mundo sabe fazer um bom recheio. Eu, por exemplo, só sei comer. E dar a receita para o bonitinho ficar bem na tela com o amorzinho. Experimente, meu gostosão, e veja que nem o Sadam iria resistir.

Empanada do Sadam
Ingredientes
-- 1 lata de atum ralado (na água ou no óleo)
-- 1/4 cebola picada
-- 1/4 tomate picado
-- Folhas de coentro picadas - a gosto
-- Azeite de oliva - a gosto (se o atum ralado estiver conservado em óleo, escorrer bem e diminuir a quantidade de azeite)
-- 1 sachê de Sazon (do seu sabor preferido: carne, bacon, galinha, etc.)
-- 1 pitada de sal (se precisar)
Ingredientes – massa
-- 2 copos de leite
-- 2 xícaras de farinha de trigo
-- 2 ovos
-- 1 colher de sopa de fermento
-- 2 colheres de sopa de queijo ralado
-- 1 pitada de sal
-- 3 colheres de óleo ou 1 de manteiga ou margarina
 Modo de preparar – o recheio
-- Refogar os temperos no azeite e adicionar o atum ralado já escorrido.
-- Mexer o recheio até estar cozido.
-- Desligar o fogo e reservar  (Se preferir, pode variar o recheio. Algumas opções são salsicha e frango desfiado).
A massa
-- Primeiro, colocar no copo do liquidificador os itens líquidos; seguir com o queijo ralado e o sal; por último, a farinha de trigo e o fermento. Bater bem os ingredientes.
-- Após untar a forma, despejar metade da massa na assadeira, adicionar o recheio espalhando bem pela forma, e colocar o resto da massa por cima.
-- Assar em forno pré-aquecido a 180º por 40 minutos, até que a massa fique firme e douradinha. Se for preciso, deixe assar por mais alguns minutos.
Saborear com uma “cervejota” geladinha e um amor bem gostosinho no colo, servindo a empanada na boquinha. Tem coisa mais bonita, meu negão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário