segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

ILHA DE BOM JESUS DOS PASSOS – BAÍA DE TODOS OS SANTOS

 Salvador - Bahia

A paradisíaca ilha de Bom Jesus dos Passos

Ilha do Bom Jesus dos Passos é uma ilha situada na Bahia, que, com outras, se situa especificamente na Baía de Todos-os-Santos. Faz parte do município de Salvador, a ilha se destaca por sua forte religiosidade e por seus costumes próprios e variados, Senhor dos Passos Com cerca de quatro mil habitantes ou pouco mais, a Ilha de Bom Jesus dos Passos tem em Jesus seu grande padroeiro, ao qual presta louvor com grande festa que se mantem por mais de 250 anos.


Bom Jesus dos Passos


 Sendo uma das menores entre as ilhas da baía, a sua população, originalmente formada por descendentes de portugueses, hoje vive da pequena agricultura familiar, da pesca (peixes e mariscos) e muitos dos seus habitantes, devido à proximidade, vão trabalhar nas cidades de Madre de Deus e de Candeias.


N. Senhora dos Navegantes

Em meio a manguezais e floresta densa, a ilha de Bom Jesus desenha um belo cenário tendo, ao fundo, a Igreja de Bom Jesus dos Passos. O mar, de um vasto azul e águas calmas, é ideal para pesca e para a prática de esportes náuticos. Pontinha e Ponta do Padre são as praias mais procuradas para banho. A ilha também dispõe de uma ampla área para camping,


Sua culinária é exótica, embora aproveite os temperos comuns usados na cozinha baiana: azeite de dendê, leite de coco, salsa, coentro, cebola, pimenta. Contudo, a eles os habitantes locais acrescentam quer fruta-pão, quer banana-da-terra, ou mamão verde, cada um de per si, aos quais adicionam um marisco (chumbinho,  lambreta,  peguari, siri catado) ou carne seca, resultando em deliciosas moquecas que se ombreiam com os melhores pratos finos saídos das cozinhas mais famosas do mundo.


Portal Bonja- Bom Jesus

Festa da lavagem da igreja

Ilha de Bom Jesus dos Passos (antes chamada Pataíba Assú ou madeira da palmeira pati) é uma das citadas por Gabriel Soares e pertenceu em 1613 a Antônio Costa. Era habitada por índios tupinambás e recebeu seu nome atual em 1776, quando o Dr. André de Carvalho construiu a igreja. Esta foi alvo de ataques de holandeses em 1624, tendo muitos destes lá se estabelecido., esta localizada a cerca de 62 km de Salvador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário