sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

LAWRENCE DA ARÁBIA – ÉPICO DE 1962

FILME RECOMENTADO PELO BLOG DO FACÓ

Arte cinematográfica


É considerado o “épico dos épicos”

Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia) é um filme épico de 1962, baseado na obra de T. E. LawrenceSeven Pillars of Wisdom (Os Sete Pilares da Sabedoria) e dirigido por David Lean.
O argumento do filme baseia-se na biografia de T.E. Lawrence (1888-1935) descrita no seu livro Sete Pilares da Sabedoria. O filme explora a excentricidade e a personalidade enigmática de Lawrence.



Em 1916, em plena I Guerra Mundial, o jovem tenente do exército britânico estacionado no Cairo pede transferência para a península arábica, aonde vem a ser oficial de ligação entre os rebeldes árabes e o exercito britânico, aliados contra os turcos, que desejavam anexar ao seu Império Otomano a península arábica. Lawrence, admirador confesso do deserto e do estilo de vida beduíno, oferece-se para ajudar os árabes a se libertarem dos turcos.
O filme mostra quatro episódios principais da vida de Lawrence durante a sua estada na Arábia: a conquista de Aqaba; o seu rapto e tortura pelos turcos em Deraa; o massacre de Tafas; e o fim do sonho árabe de Damasco.



Elenco:
Omar Sharif... Sherif Ali ibn el Kharish
Anthony Quinn... Auda abu Tayi
Claude Rains... Dryden


Lawrence of Arabia tem aclamação por parte da crítica profissional. Com a pontuação de 98% em base de 65 críticas, o Rotten Tomatoes chegou ao consenso: "O épico de todos os épicos, Lawrence da Arábia marcou o estado do diretor David Lean no panteão de cinema com quase quatro horas de grande alcance, performances brilhantes e bela cinematografia".


Oscar 1963 (EUA)

Indicado nas categorias de melhor ator (Peter O' Toole), melhor ator coadjuvante (Omar Sharif) e melhor roteiro adaptado.
Venceu nas categorias de melhor ator britânico (Peter O'Toole), melhor filme britânico, melhor roteiro britânico e melhor filme de qualquer Origem
Indicado nas categorias de melhor ator estrangeiro (Anthony Quinn).
Venceu, em 1964, na categoria de melhor filme estrangeiro.
Venceu nas categorias de melhor fotografia colorida, melhor filme drama, melhor diretor, melhor ator coadjuvante (Omar Sharif) e ator novato mais promissor (Omar Sharif).

Nenhum comentário:

Postar um comentário