MEIO DE TRANSPORTE
Bonde de Salvador-Ba
(1950).
Um bonde ou elétrico, tram, tramway, trâmuei ou tranvia (ou,
ainda, trólebus quando
se move sobre rodas com pneus) é um meio de transporte público tradicional até o presente em grandes cidades
da Europa como Varsóvia, Basileia, Zurique, Lisboa e Porto, ou das Américas,
como São Francisco, Rio de Janeiro e Toronto.
Movimenta-se
sobre carris (trilhos) que, em
geral, encontram-se instalados nas partes mais antigas das cidades, uma vez que
a sua implantação data, também em geral, da segunda metade do século XIX. Faz um
percurso típico, mas não obrigatoriamente, turístico.
Destinado,
sobretudo ao transporte de passageiros, atualmente constitui-se em um meio de transporte rápido, já que geralmente tem prioridade
sobre o restante trânsito. Em Portugal obedece
às regras de trânsito como
qualquer outro veículo motorizado.
Hoje em dia, por
razões de economia de energia e de
preservação do meio ambiente, vem sendo sucedido pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cuja utilização
se encontra em expansão em várias cidades do mundo. Os elétricos ou bondes têm grandes vantagens em relação aos ônibus, entre as
quais a menor poluição, tanto
sonora quanto atmosférica.
A cidade de Salvador-Bahia, até o final da década de cinquenta do século
anterior, dispunha de um excelente serviço de bondes que, até dispunha de
codinomes. Uns, os veículos maiores e mais luxuosos que conhecíamos à época,
eram apelidados, pela irreverência do
povo baiano, de “sossega-leões”. Mas, assim com nasceram e foram implantados,
por aqui, em nome do progresso, em nome desse mesmo substantivo foram extintos,
em meio a grandes discussões e celeumas entre a população usuária do aludido
transporte e o governo municipal.
Complementarmente,
a subsistência dos antigos bondes (elétricos) representa uma mais-valia cultural das
próprias cidades, já que cada uma introduziu modificações características em
suas respectivas redes. Muitas das grandes cidades da Suíça ainda
usam os elétricos, bem como grandes cidades da Alemanha, Polónia e
algumas da França, como por
exemplo, Estrasburgo.
O primeiro elétrico (bonde) foi utilizado na Swansea
and Mumbles Railway, no sul
do País de Gales, Reino Unido. De tração animal, era puxado por cavalos em
primeiro lugar, e mais tarde mudou-se por meio de vapor e energia elétrica. O Mumbles Railway Act foi
aprovada pelo Parlamento britânico em 1804, e a
primeira ferrovia de
passageiros (semelhante ao bondes os Estados Unidos em
cerca de 30 anos depois) começou a operar em 1807. O
primeiro bonde, também conhecido como horsecars na América do Norte, foi construído nos Estados Unidos e
desenvolvido a partir de linhas de diligências e linhas de ônibus que
pegava e deixava os passageiros em uma rota regular, sem a necessidade de ser
pré-contratados. Esses bondes eram de tração animal, geralmente usando equipes
de cavalos e mulas para
se locomover. Ocasionalmente, outros animais foram colocados em uso, ou seres humanos em
situações de urgência. A primeira linha de bonde, foi desenvolvida pelo
irlandês-americano John Stephenson, foi
a Nova York and Harlem Railroad, que ligava
o Bowery e
a Quarta Avenida, em Nova York. Tal
serviço público teve início em1832. Foi seguido em 1835 por New Orleans, Louisiana, que tem o
mais antigo sistema de transporte ferroviário de rua do mundo, segundo a American
Society of Mechanical Engineers.
Em 1883, Magnus Volk construiu
o Volk's Electric Railway, com
bitola de 2 m, ao longo da orla este em Brighton, Inglaterra. Esta linha de 2 km, rebitolada a 2 m
9 cm em 1884, permanece em serviço até hoje, e é a mais antiga
em operação de bondes elétricos no mundo. O primeiro bonde
de serviço permanente às linhas aéreas foi o Mödling and Hinterbrühl Tram na Áustria. Ele
começou a operar em outubro de 1883, mas foi fechado em 1932.
A primeira rua de
eléctricos (bondes) na Grã-Bretanha, o Blackpool Tramway, foi
inaugurado no dia 29 de setembro de 1885 de
coleta ao longo da Blackpool Promenade. Desde o enceramento da
corporação Glasgow Tramways em 1962, este foi
o único eléctrico (bonde) da primeira geração operacional no Reino Unido.
Eléctricos (bondes)
correm em Budapeste desde 1887 e
esta primeira linha tem crescido agora para ser a linha de eléctrico mais
movimentado da Europa, com os
carros eléctricos seguem uns aos outros, com um intervalo de 60 segundos na
hora do ponta. Belgrado e Bucareste,
implantaram um serviço regular a partir de 1894 e Sarajevo a
partir de 1895.
Estas primeiras
formas de transporte público se desenvolveu a partir das rotas de transporte
industrial ou do ônibus que concorreu pela primeira vez em via pública na
década de 1820,
utilizando os recém-inventados aço e ferro. Estes eram versões locais das
linhas de diligência e pegou e jogou fora os passageiros de uma rota regular,
sem a necessidade de ser pré-contratados. Bondes sobre trilhos eram uma
melhoria sobre o ônibus que a
baixa resistência ao rolamento das rodas de metal, ferro ou trilhos de aço,
permitiram que os animais para
transportar uma maior carga de um esforço determinado que o ônibus e deu um
passeio suave. O bonde a cavalo, combinada ao baixo custo, flexibilidade e
segurança da energia animal com a eficiência, suavidade e capacidade de todas
as condições meteorológicas de um trilho de
direito de passagem.
Os primeiros bondes
mecânicos eram movidos a vapor. Geralmente, há dois tipos de bonde a vapor. O
primeiro e mais comum teve uma pequena locomotiva a vapor (chamado de motor eléctrico no
Reino Unido) à cabeça de uma linha de uma ou mais carruagens, semelhantes a um
pequeno comboio. Sistemas com os bondes a vapor, tais incluído Christchurch, Nova Zelândia, e Sydney, Austrália e
outros sistemas de cidades em Nova Gales do Sul. Bondes a
vapor também foram utilizados nas linhas suburbanas de elétrico em Milão.
O outro estilo de
bonde a vapor tinha a máquina a vapor no corpo do bonde, referido como um eléctrico ou vapor. O sistema
mais notável a adotar tais bondes foi em Paris. Francês
concebido bondes a vapor também são exploradas em Rockhampton, no estado
australiano de Queensland entre
1909 e 1939. Estocolmo, na
Suécia, tinha uma linha de bonde a vapor na ilha de Södermalm entre
1887 e 1901. A grande desvantagem deste estilo de bonde era o espaço limitado
para o motor, de modo que estes eléctricos eram normalmente de fraca potência.
O próximo tipo de
bonde era o funicular, que pretendia reduzir os custos do trabalho e as
dificuldades em animais. Os bondes são puxados ao longo da via férrea por
um contínuo movimento de cabo a uma velocidade constante, que pega os bondes
individuais e solta para parar. O poder de mover o cabo é fornecido em um local
afastado da operação real. A linha do primeiro funicular nos Estados Unidos foi
testado em São Francisco, Califórnia, em 1873. A segunda
cidade a operar os bondes a cabo foi Dunedin na Nova Zelândia, 1881-1957.
Funiculares
operaram no Highgate Hill no
norte de Londres e Kennington até Brixton Hill
no Sul de Londres.
Os teleféricos
sofria de altos custos de infra-estrutura, uma vez que um sistema de cabos, polias, motor
estacionário e estruturas entre os trilhos. Eles também exigem força e
habilidade para operar, para evitar obstáculos e outros eléctricos (bondes). O
cabo teve de ser abandonado, em locais específicos e da costa carros, por
exemplo quando atravessam uma outra linha de cabos. Rupturas e desgasta o cabo,
o que ocorreu com frequência, requereu a cessação completa de serviços ao longo
de um percurso de cabo, enquanto que o cabo foi reparado. Após o
desenvolvimento de carros eléctricos alimentados eletricamente, os sistemas do
funicular declinou rapidamente.
Os teleféricos são
especialmente eficazes em cidades montanhosas, porque o cabo estabelecidas nas
faixas fisicamente puxou o carro até o morro em um ritmo forte e constante, ao
contrário dos manequins de vapor de baixa potência chug tentando subir uma
colina a cerca de um rastreamento, ou pior ainda um carrinho puxado por cavalos
tentando puxar uma carga sobre uma colina.
Este conceito
explica parcialmente a sua sobrevivência, em São Francisco. No entanto, o
sistema de cabo mais extenso os Estados Unidos foi
em Chicago, uma
cidade muito plana. O maior sistema de cabo em todo o mundo, na cidade de Melbourne, Victoria, na Austrália, teve em
seu auge 592 eléctricos em operação e 74 km de trilhos.
Os Bondes de São Francisco, embora
significativamente em número reduzido, continuam a desempenhar uma função de
transporte regular, além de ser uma atração turística. Uma única linha também
sobrevive em Wellington, Nova
Zelândia (reconstruída em 1979, mas ainda chamado de Wellington Cable Car).
Múltiplas em
funcionamento experimental, eléctricos (bondes) foram expostos na Feira de 1884
em New
Orleans, Louisiana, mas eles
não eram considerados suficientemente bons para substituir o motor a vapor, em seguida,
impulsionando o bonde da St. Charles Avenue na cidade.
Eléctricos (bondes)
foram inicialmente testados com sucesso em serviço em Richmond, Virginia, em 1888,
na Richmond Unios Passenger
Railway construída por Frank J. Sprague. Havia
anteriormente instalações comerciais de bondes elétricos, incluindo um em Berlim, já em
1881 por Werner von Siemens e da empresa que ainda leva seu nome, e em São Petersburgo, na Rússia, inventado
e testado por Fyodor Pirotskyem 1880.
Outro foi por John Joseph Wright, irmão do
famoso empresário mineiro Whitaker Wright, em Toronto, em 1883.
A primeira instalação comercial de um bonde elétrico nos Estados Unidos foi
construído em 1884 em Cleveland, Ohio e
operado por um período de um ano pela Cleveland East Street Railway
Company. Anteriores instalações revelaram-se difícil ou pouco confiáveis. A
linha da Siemens, por exemplo, desde o poder através de um trilho ferroviário
ao vivo e um retorno, como um modelo comboio, o que
limita a tensão que poderiam ser utilizados, e prestar choques elétricos em
pessoas e animais que atravessam as pistas. Siemens posteriormente projetou seu
próprio método de coleção atual, a partir de um fio, chamada de curva do
coletor em Thorold, Ontario,
inaugurado em 1887, e foi
considerado bastante sucesso na época. Embora esta linha se mostrou bastante
versátil como uma das primeiras instalações totalmente funcional bonde
elétrico, que exigia apoio ao escalar o Niagara e dois meses de inverno, quando
a hidroeletricidade não estava disponível. Ela continuou em serviço na sua
forma original até 1950. Em 1904 o
primeiro bonde de dois andares do mundo foi colocado em operação em Hong Kong, e Hong
Kong continua a ser o Tramway eléctrico único no mundo que usa exclusivamente
eléctricos double-decker.
Em alguns lugares,
de outras formas de energia foram usados para alimentar o bonde. Em Hastings, e alguns
outros bondes, por exemplo, Estocolmo na Suécia e
algumas linhas de Karachi,
usado motor a gasolina e os bondes de Lytham St Annes utilizado motor a gás. Paris operou
bondes que foram alimentados por ar comprimido com o sistema Mekarski. Em Nova
York, algumas linhas menores usaram baterias de armazenamento; uma longa linha
de bondes a bateria funcionou a partir de Milão até Bergamo (cerca
de 60 km) durante os anos 50.
A Galveston
Island Trolley, no Texas, opera bondes a diesel devido à sua localização
propensa furacões, o que resultaria em danos frequentes ao sistema de
alimentação elétrica.
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