CASA DE ÓPERA
Rivaliza com as
melhores casas de ópera do mundo: Royal Opera House, Metropolitan
Opera, Opéra Bastille, La Scala, La Fenice, Ópera de Tel Aviv, Ópera
Nacional de Washington e a Ópera de
São Francisco.
O Teatro
Mariinski (em russo: Мариинский театр), é um teatro histórico, de ópera e balé,
localizado na cidade russa de São Petersburgo.
Inaugurado em 1860, tornou-se
o teatro russo mais proeminente na área musical durante o século XIX, palco da
estreia de muitas obras-primas de Tchaikovsky, Mussorgsky, e Rimsky-Korsakov. Com a
aposentadoria de Yuri Temirkanov em 1988, o maestro Valery Gergiev passou a
ocupar as funções de direção geral.
O teatro foi
nomeado em homenagem a Maria de Hesse-Darmstadt, Imperatriz Maria
Alexandrovna, esposa do czar Alexandre II. Há um busto da Imperatriz no foyer da entrada
principal. O teatro imperial da ópera e do ballet em São Petersburgo foi
estabelecido em 1783 no mandato de Catarina, A Grande. Originalmente as
performances de ballet e ópera eram realizadas no Teatro Karl Knipper em
Tsaritsa Meador. O Teatro Hermitage, ao lado do Palácio de Inverno, foi usado
como lugar para performances para o público da elite, convidados aristocráticos
da Imperatriz.
Um teatro
permanente foi construído para a nova companhia de ópera e ballet e foi
desenhado por Antonio Rinaldi e aberto em 1783. Conhecido como Teatro Imperial Bolshoi Kamenny,
era situado na Praça do Teatro. Em 1836, o teatro foi redesenhado pelo
arquiteto Albert Cavo (filho
de Catterino Cavos, um
compositor de óperas) e serviu como o teatro principal do Ballet Imperial e
para ópera. No dia 29 de Janeiro de 1849 foi inaugurado. Tinha o dobro do
tamanho do antigo teatro. E a estrutura tinha o estilo neo-bizantino. Dez anos
depois foi reconstruído por Cavos, tinha a capacidade de 1.625 espectadores e
um estilo italiano. O teatro foi, novamente, reaberto dia 2 de Outubro de 1860
com a performance de Uma vida pelo Czar, de Mikhail Glinka. O novo
teatro foi nomeado Mariinsky pela imperatriz Maria Alexandrovna.
O Teatro Mariinsky
(antecessor do Teatro Bolshoi Kamenny) foi palco de muitas estreias de Mikhail Glinka, Modest Mussorgsky e Tchaikovsky. Também
foi palco de muitas apresentações de ballet, como The Sleeping Beautiful em
1890, O Quebra Nozes em 1892, Raymonda em
1898 e definitivamente reviveu O Lago dos Cisnes em
1895.
Quando o teatro foi
designado como o principal palco da Ópera e Ballet Imperial em 1886, foi
extensivamente renovado. Com uma célebre reinauguração no mandato do
Imperador Alexandre III, com a apresentação de Les Pilules Magiques de Ludwing Minkus.
Outras estreias que
aconteceram lá, já no teatro reformado, foram Boris Godunov de Mussorgsky, The Golden Cockerel de Rimsky-Korsakov, A Dama de Espadas e Iolanthe de Tchaikovsky, Romeu e Julieta e Cinderella de Prokofiev e Spartacus de Khachaturian.
O teatro foi a casa
de grandes empresários, maestro e músicos. A Academia Vaganova de Balet Russo,
a escola de ballet do Teatro Mariinsky, fez crescer a carreira de Mathilde Kschessinskaya, Olga Preobrajenskaya, Anna Pavlova, Tamara Karsavina, Vaslav Nijinsky, Marina Semenova, George Balanchine, Galina Ulanova, Rudolf Nureyev, Natália Makarova, Mikhail Baryshnikov, Irina Kolpakova, Galina Mezentseva, Altynai Asylmuratova, Ulyana Lopatkina, Diana Vishneva e Svetlana Zakharova.
Sob o mandato
de Yuri Temirkanov, que foi o maestro principal de 1976 até 1988, a
Companhia de Ópera continuou fazendo produções inovadoras, tanto de obras
modernas quanto óperas clássicas russas. Desde 1988, quando Temirkanov se
retirou da companhia, o maestro Valery Gergiev tomou
seu lugar. Com Giergiev a companhia teve uma era de excelência e criatividade.
Gergiev está no
comando da Companhia de Ópera e Ballet como diretor artístico. Desde que seu
mandato na Companhia de Ópera começou em 1988 (especialmente desde 1993), o
impacto da ópera lá é enorme. Primeiramente ele reorganizou as operações da
companhia e estabeleceu ligações com muitas das maiores e melhores casas de
óperas do mundo, incluindo Royal Opera House, Metropolitan Opera, Opéra Bastille, La Scala, La Fenice, Ópera de Tel Aviv, Ópera Nacional de Washington e a Ópera de São Francisco. E atualmente, a
companhia de ópera faz turnês por muitas dessas cidades.
Gergiev também tem
inovado os concertos de ópera russa: em 1989 aconteceu o festival de
Mussorgsky. Similarmente, muitas óperas de Prokofiev foram apresentadas no fim
da década de 1990. Óperas de compositores não-russos começaram a ser executado
em seus idiomas originais. O Festival Anual das Estras das Noites Brancas em
São Petersburgo começaram com Gergiev em 1993 que colocou Marrinsky no mapa
cultural. Neste mesmo ano, eles produziram a ópera La Forza del Destino, de Verdi, com o
set, roupas e cenário igual ao da sua estreia em São Petersburgo em 1863. Desde
então, isso se tornou uma característica do Festival Noites Brancas.
No início do Século
XXI emergiu para a cena mundial a Mariinsky Orchestra com
direção de Valery Gergiev, desempenhando récitas nas principais salas de concertos da
Europa e dos Estados Unidos.
Atualmente a
companhia conta com uma lista de:
Em 2003, o
arquiteto pós-moderno francês Dominique Perrault venceu
um concurso para fazer o design do novo teatro.
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