quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

TEATRO MARIINSKI – CASA DE ÓPERA – SÃO PERTERSBURGO, RÚSSIA

CASA DE ÓPERA


Teatro Mariinski (em russo: Мариинский театр), é um teatro histórico, de ópera e balé, localizado na cidade russa de São Petersburgo. Inaugurado em 1860, tornou-se o teatro russo mais proeminente na área musical durante o século XIX, palco da estreia de muitas obras-primas de TchaikovskyMussorgsky, e Rimsky-Korsakov. Com a aposentadoria de Yuri Temirkanov em 1988, o maestro Valery Gergiev passou a ocupar as funções de direção geral.



O teatro foi nomeado em homenagem a Maria de Hesse-Darmstadt, Imperatriz Maria Alexandrovna, esposa do czar Alexandre II. Há um busto da Imperatriz no foyer da entrada principal. O teatro imperial da ópera e do ballet em São Petersburgo foi estabelecido em 1783 no mandato de Catarina, A Grande. Originalmente as performances de ballet e ópera eram realizadas no Teatro Karl Knipper em Tsaritsa Meador. O Teatro Hermitage, ao lado do Palácio de Inverno, foi usado como lugar para performances para o público da elite, convidados aristocráticos da Imperatriz.


Um teatro permanente foi construído para a nova companhia de ópera e ballet e foi desenhado por Antonio Rinaldi e aberto em 1783. Conhecido como Teatro Imperial Bolshoi Kamenny, era situado na Praça do Teatro. Em 1836, o teatro foi redesenhado pelo arquiteto Albert Cavo (filho de Catterino Cavos, um compositor de óperas) e serviu como o teatro principal do Ballet Imperial e para ópera. No dia 29 de Janeiro de 1849 foi inaugurado. Tinha o dobro do tamanho do antigo teatro. E a estrutura tinha o estilo neo-bizantino. Dez anos depois foi reconstruído por Cavos, tinha a capacidade de 1.625 espectadores e um estilo italiano. O teatro foi, novamente, reaberto dia 2 de Outubro de 1860 com a performance de Uma vida pelo Czar, de Mikhail Glinka. O novo teatro foi nomeado Mariinsky pela imperatriz Maria Alexandrovna.


O Teatro Mariinsky (antecessor do Teatro Bolshoi Kamenny) foi palco de muitas estreias de Mikhail GlinkaModest Mussorgsky e Tchaikovsky. Também foi palco de muitas apresentações de ballet, como The Sleeping Beautiful em 1890, O Quebra Nozes em 1892, Raymonda em 1898 e definitivamente reviveu O Lago dos Cisnes em 1895.


Quando o teatro foi designado como o principal palco da Ópera e Ballet Imperial em 1886, foi extensivamente renovado. Com uma célebre reinauguração no mandato do Imperador Alexandre III, com a apresentação de Les Pilules Magiques de Ludwing Minkus.
Outras estreias que aconteceram lá, já no teatro reformado, foram Boris Godunov de MussorgskyThe Golden Cockerel de Rimsky-KorsakovA Dama de Espadas e Iolanthe de TchaikovskyRomeu e Julieta e Cinderella de Prokofiev e Spartacus de Khachaturian.


O teatro foi a casa de grandes empresários, maestro e músicos. A Academia Vaganova de Balet Russo, a escola de ballet do Teatro Mariinsky, fez crescer a carreira de Mathilde KschessinskayaOlga PreobrajenskayaAnna PavlovaTamara KarsavinaVaslav Nijinsky, Marina SemenovaGeorge BalanchineGalina UlanovaRudolf NureyevNatália MakarovaMikhail BaryshnikovIrina KolpakovaGalina MezentsevaAltynai AsylmuratovaUlyana LopatkinaDiana Vishneva e Svetlana Zakharova.


Sob o mandato de Yuri Temirkanov, que foi o maestro principal de 1976 até 1988, a Companhia de Ópera continuou fazendo produções inovadoras, tanto de obras modernas quanto óperas clássicas russas. Desde 1988, quando Temirkanov se retirou da companhia, o maestro Valery Gergiev tomou seu lugar. Com Giergiev a companhia teve uma era de excelência e criatividade.


Gergiev está no comando da Companhia de Ópera e Ballet como diretor artístico. Desde que seu mandato na Companhia de Ópera começou em 1988 (especialmente desde 1993), o impacto da ópera lá é enorme. Primeiramente ele reorganizou as operações da companhia e estabeleceu ligações com muitas das maiores e melhores casas de óperas do mundo, incluindo Royal Opera HouseMetropolitan OperaOpéra BastilleLa ScalaLa FeniceÓpera de Tel AvivÓpera Nacional de Washington e a Ópera de São Francisco. E atualmente, a companhia de ópera faz turnês por muitas dessas cidades.

Valery Gergiev (Diretor da Companhia) e Vladimir Putin (Presidente Russo)

Gergiev também tem inovado os concertos de ópera russa: em 1989 aconteceu o festival de Mussorgsky. Similarmente, muitas óperas de Prokofiev foram apresentadas no fim da década de 1990. Óperas de compositores não-russos começaram a ser executado em seus idiomas originais. O Festival Anual das Estras das Noites Brancas em São Petersburgo começaram com Gergiev em 1993 que colocou Marrinsky no mapa cultural. Neste mesmo ano, eles produziram a ópera La Forza del Destino, de Verdi, com o set, roupas e cenário igual ao da sua estreia em São Petersburgo em 1863. Desde então, isso se tornou uma característica do Festival Noites Brancas.


No início do Século XXI emergiu para a cena mundial a Mariinsky Orchestra com direção de Valery Gergiev, desempenhando récitas nas principais salas de concertos da Europa e dos Estados Unidos.


Atualmente a companhia conta com uma lista de:
22 Sopranos (entre elas a mundialmente famosa Anna Netrebko)
13 Mezzo-Sopranos (entre elas a mundialmente famosa Olga Borodina)
23 Tenores
14 Baixos
Em 2003, o arquiteto pós-moderno francês Dominique Perrault venceu um concurso para fazer o design do novo teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário