Ciência e tecnologia
David K. GibsonDa BBC Autos
24 abril 2015
Carros de três rodas são populares entre inventores em busca de soluções
econômicas e ecológicas que possam abalar as estruturas da indústria
automobilística.
As máquinas mais estilosas exibem um design
arrojado, com duas rodas polpudas na frente e um corpo em forma de lágrima que
se estreita suavemente até ter o apoio de uma única roda traseira. O projeto
final é compacto, estável e fácil de manejar.
Mas vire o modelo
ao contrário – colocando a roda única na frente – e o veículo ficará mais
parecido com um tuk tuk tailandês. Ou pior,
com o esquisito carrinho britânico Reliant Robin.
A divulgação recente do carro elétrico Innvelo
Three, no entanto, prova que essa aparência pode finalmente se redimir.
Projetado pela empresa de desenho industrial Form
& Drang, de Leipzig, na Alemanha, o veículo está chamando a atenção por seu
formato. Sua engenharia, no entanto, também é sólida e bem pensada, graças à
parceria com o Instituto de Maquinário e Equipamento de Chemnitz (ICM).
Mercado jovem e
urbano
Designers
tiveram desafios como reduzir derrapagens e diminuir custos
As duas rodas traseiras garantem mais espaço ao
compartimento de passageiros e carga, fundamental no principal mercado-alvo do
modelo: motoristas das grandes cidades que querem adotar soluções de mobilidade
elétricas e compactas.
Como é comum nevar um pouco na Alemanha, faz
sentido dobrar a tração traseira.
E por que três rodas em vez de quatro? Porque a
Alemanha permite que maiores de 16 anos dirijam veículos de três rodas (com
certos limites de potência e velocidade), enquanto os carros tradicionais só
podem estar nas mãos de quem já tem 18 anos ou mais. E que mercado não quer
propiciar a adolescentes uma experiência “adulta” legalizada?
Por isso, talvez a maior dificuldade no projeto
tenha sido o preço final ao consumidor que a Innvelo queria atingir: de 10 mil
a 15 mil euros (de R$ 32,5 mil a R$ 48,8 mil). “Não houve muita liberdade para
usarmos materiais extravagantes ou aparelhos high-tech”, afirma Ronny Sauer, um
dos fundadores da Form & Drang. “Até itens indispensáveis, como o
para-brisas dianteiro, tiveram suas limitações. Ele teve que ser curvado em
apenas uma direção, senão o custo aumentaria.”
Três modelos
Innvelo será capaz de atingir 100 km/h e terá
autonomia para 96 km com uma carga completa
Os engenheiros ainda se depararam com o maior
problema do design em forma de triciclo: sua tendência a derrapar nas curvas
fechadas e freadas. A melhor maneira de corrigir isso foi manter o centro de
gravidade baixo e colocar a maior parte do peso do carro sobre as rodas
traseiras.
Os dois componentes do design que permitem isso –
uma suspensão dianteira de braço oscilante e o posicionamento do motorista
perto do chão – também são os aspectos que fizeram do Innvelo um carro muito
mais estiloso e diferente dos demais.
O protótipo de quase 400 quilos usa um par de
motores elétricos que, juntos, produzem 9 cavalos de potência. Mesmo assim,
esse carro de dois assentos é capaz de chegar a praticamente 100 quilômetros
por hora, e oferece uma autonomia de mais de 96 quilômetros.
A empresa pretende produzir três modelos – um para
motoristas e passageiros urbanos, um para transporte de carga e um cupê
notchback esportivo.
Atualmente, o designer Sauer está testando o
protótipo nas ruas. Segundo ele, a produção pode começar em 2017, com o
lançamento na Alemanha previsto para 2018. A exportação para o resto da Europa,
a Ásia e os Estados Unidos começaria logo depois.
Se o Innvelo Three parece um modelo estranho que
nunca vai conquistar o mundo, lembre-se que o Patent Motorwagen de Karl Benz,
lançado em 1885 e considerado o primeiro veículo motorizado do mundo, também
era um triciclo com uma roda única na frente. E veja a revolução que ele
realizou.
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