Cidade americana
Dallas é a terceira maior cidade do estado americano do Texas e centro da mais populosa região
metropolitana do estado. Apenas Houston e San Antonio possuem mais habitantes, embora sua
região metropolitana seja menor do que a de Dallas. A região metropolitana de
Dallas possui mais de 6,4 milhões de habitantes, abrigando aproximadamente um
de cada quatro habitantes do Texas. Dallas é a nona maior cidade do país. É a sede do Condado de Dallas, e a maior parte da
cidade localiza-se dentro deste condado. Porém, certas partes da cidade de
Dallas estendem-se em direção a quatro condados vizinhos: Collin, Denton, Kaufman e Rockwall.
Dallas foi fundada em 1841 por
um comerciante e advogado, John
Neely Bryan. Por três décadas a cidade pouco cresceu. Porém, durante a década de 1870, várias ferrovias
conectaram a cidade com o resto do país, e Dallas tornou-se rapidamente um
grande polo ferroviário, o que muito estimulou seu crescimento económico e
populacional. Atualmente, Dallas é uma cidade
global alfa. A economia da cidade continua a depender muito do sector de transportes. Dallas é o principal polo
ferroviário e aeroportuário da região centro-sul do Estados
Unidos. Seu aeroporto é um dos aeroportos mais movimentados do mundo. Dallas,
além disso, é o principal centro financeiro do Texas.
O grande crescimento económico que
impulsaria um grande crescimento populacional da cidade começou na década de 1870. Em 1870, várias ferrovias estavam sendo construídas próximas à
região. Porém, estas ferrovias não cruzavam a cidade propriamente dita. Os
líderes da cidade não tinham a intenção de deixar Dallas fora de
uma malha ferroviária, e pagaram à Houston and Central Texas Railroad cinco mil dólares para que esta
desviasse o percurso da ferrovia cerca de 32 km em direção ao oeste, e assim,
permitir que esta linha ferroviária norte-sul cortasse a cidade, ao invés de Corsicana, como anteriormente era o
planeado. Um ano depois, os líderes de Dallas não puderam pagar à Texas and Pacific Railroad, mas
forçaram esta companhia ferroviária a construir sua linha ferroviária, que
cortava o Estado em um sentido leste-oeste, na cidade, através do uso de emenda
em uma lei estatal, que obrigava a companhia a construir a ferrovia ao longo de
Browder Springs, localizada imediatamente ao sul da Main Street de Dallas. A principal ferrovia
norte-sul e a principal ferrovia leste-oeste cruzaram-se em Dallas em 1873, e assim, asseguraram o futuro de
Dallas como um centro comercial.
Em 1871,
Dallas foi elevada à categoria de cidade primária (city). Ao longo da década de 1870, duas linhas ferroviárias - a Houston
and Texas Central Railway e a Texas and Pacific Railway - foram construídas no Estado. Estas
ferrovias eventualmente passaram a conectar Dallas com o resto do Estado e do
país. Companhias passaram a vender equipamentos agro-pecuárias na região para
fazendeiros locais. Estes passaram a enviar seus produtos através do uso do
terminal cargueiro da cidade. Dallas rapidamente prosperou. Em 1890, a cidade tinha cerca de 38 mil
habitantes, e era então a maior cidade do Estado. Em 1930, a população da cidade havia
crescido para 260 mil habitantes, embora Dallas perdera então seu posto de
maior cidade do Texas para Houston.
Dallas passou a industrializar-se a
partir da década de 1930, com a
descoberta de diversos poços de petróleo,
a cerca de 160 quilómetros da cidade. A Grande
Depressão pouco afretou a
economia e o padrão de vida da população urbana da cidade, graças ao contínuo
processamento e distribuição de petróleos da cidade para outras regiões. Em 1940, Dallas tinha cerca de 295 mil
habitantes. O início da Segunda
Guerra Mundial aumentou o
processo de industrialização de Dallas, e na cidade foram instalados vários
centros de fabrico de aviões
militares, armas em geral e
outros suprimentos. Após o fim da guerra, Dallas tornou-se um grande polo
industrial, e várias fábricas instalaram-se na cidade durante as próximas
décadas. Em 1970, Dallas tinha
cerca de 844 mil habitantes.
Em 22
de Novembro de 1963, o presidente americano John F. Kennedy foi assassinado em Dealey Plaza, Dallas. No mesmo dia, o
então vice-presidente dos Estados Unidos, Lyndon
B. Johnson, tornou-se presidente do país, sendo que sua simples cerimonia de
inauguração fora feita a bordo do avião presidencial. A pedida de Johnson, a
cerimonia foi feita dentro do avião, e com as janelas da aeronave fechadas,
pois Johnson temeu ser também o alvo de uma tentativa de assassinato.
Em 1974,
o Aeroporto Internacional de
Dallas-Fort Worth foi inaugurado.
Este aeroporto eventualmente foi escolhido como um centro aeroportuário
primário de operações pela American
Airlines. Atualmente este aeroporto é o sexto mais movimentado do mundo. Em 3 de setembro de 2005,
25 mil habitantes de Nova Orleães foram evacuadas para Dallas. Nova
Orleães fora atingida pelo furacão
Katrina alguns dias antes.
A região
metropolitana de Dallas é por vezes chamada de Vale do Silício do Texas,
por causa de sua grande indústria de alta tecnologia e de telecomunicações.
Dallas é um grande centro industrial de fabrico de diversos produtos, o maior
do Estado de Texas. Os principais produtos industrializados fabricados em
Dallas são produtos eletrónicos (computadores, softwares e produtos de telecomunicação), roupas e tecidos,
alimentos industrialmente processados, maquinaria e material impresso. A cidade é a sede de diversas companhias petrolíferas.
No total, a cidade tem cerca de 1900 fábricas.
Dallas é um grande centro financeiro.
Diversos bancos e seguradoras possuem sua sede principal ou sedes
regionais na cidade, fazendo da cidade um dos maiores polos financeiros do
centro-sul dos Estados Unidos. Apenas Houston possui um sector
financeiro equivalente ao de Dallas.
Dallas é um grande polo de transportes, sendo o
principal polo aeroportuário, ferroviário e rodoviário do centro-sul dos
Estados Unidos.
A reputação dos habitantes de Dallas é de que os
próprios consideram-se a si próprios mais sofisticados do que outros habitantes
do Texas, especialmente Fort Worth. A forte economia de Dallas atraiu
imigrantes de diversas partes do mundo, inclusive de diversos estados
americanos. Os habitantes de Dallas almoçam ou jantam fora de casa cerca de
quatro vezes por semana, a terceira maior taxa do país. Dallas possui cerca de 335 parques públicos, que cobrem
18 851 hectares.
Universidade do Texas – Cidade de Dallas
Juntamente com Houston, Dallas é um dos dois
centros económicos primários do Texas. Por causa disso, Dallas e Houston
possuem uma rivalidade amistosa, que data desde o começo do século XX. Certas
características destas cidades são muitas vezes comparadas. Uma destas
comparações é a população de ambas as cidades - similares à escala mundial,
Houston dispõe de uma maior população municipal, porém, de uma menor densidade
populacional. Dallas, por sua vez, dispõe de uma maior população em sua região
metropolitana.
Outra comparação é sobre os verões de Dallas e de
Houston. Os texanos geralmente concordam que Houston é significativamente mais
húmido e que Dallas é um ligeiramente mais quente, embora a maior humidade de
Houston dê à última, por vezes, maiores temperaturas aparentes. Outras
características muitas vezes comparadas são atrações culturais e equipes
desportivas.
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