sábado, 11 de julho de 2015

CIDADE DE DALLAS, TEXAS – USA

Cidade americana


Dallas é a terceira maior cidade do estado americano do Texas e centro da mais populosa região metropolitana do estado. Apenas Houston e San Antonio possuem mais habitantes, embora sua região metropolitana seja menor do que a de Dallas. A região metropolitana de Dallas possui mais de 6,4 milhões de habitantes, abrigando aproximadamente um de cada quatro habitantes do Texas. Dallas é a nona maior cidade do país. É a sede do Condado de Dallas, e a maior parte da cidade localiza-se dentro deste condado. Porém, certas partes da cidade de Dallas estendem-se em direção a quatro condados vizinhos: Collin, Denton, Kaufman e Rockwall.


Dallas foi fundada em 1841 por um comerciante e advogado, John Neely Bryan. Por três décadas a cidade pouco cresceu. Porém, durante a década de 1870, várias ferrovias conectaram a cidade com o resto do país, e Dallas tornou-se rapidamente um grande polo ferroviário, o que muito estimulou seu crescimento económico e populacional. Atualmente, Dallas é uma cidade global alfa. A economia da cidade continua a depender muito do sector de transportes. Dallas é o principal polo ferroviário e aeroportuário da região centro-sul do Estados Unidos. Seu aeroporto é um dos aeroportos mais movimentados do mundo. Dallas, além disso, é o principal centro financeiro do Texas.




O grande crescimento económico que impulsaria um grande crescimento populacional da cidade começou na década de 1870. Em 1870, várias ferrovias estavam sendo construídas próximas à região. Porém, estas ferrovias não cruzavam a cidade propriamente dita. Os líderes da cidade não tinham a intenção de deixar Dallas fora de


uma malha ferroviária, e pagaram à Houston and Central Texas Railroad cinco mil dólares para que esta desviasse o percurso da ferrovia cerca de 32 km em direção ao oeste, e assim, permitir que esta linha ferroviária norte-sul cortasse a cidade, ao invés de Corsicana, como anteriormente era o planeado. Um ano depois, os líderes de Dallas não puderam pagar à Texas and Pacific Railroad, mas forçaram esta companhia ferroviária a construir sua linha ferroviária, que cortava o Estado em um sentido leste-oeste, na cidade, através do uso de emenda em uma lei estatal, que obrigava a companhia a construir a ferrovia ao longo de Browder Springs, localizada imediatamente ao sul da Main Street de Dallas. A principal ferrovia norte-sul e a principal ferrovia leste-oeste cruzaram-se em Dallas em 1873, e assim, asseguraram o futuro de Dallas como um centro comercial.



Em 1871, Dallas foi elevada à categoria de cidade primária (city). Ao longo da década de 1870, duas linhas ferroviárias - a Houston and Texas Central Railway e a Texas and Pacific Railway - foram construídas no Estado. Estas ferrovias eventualmente passaram a conectar Dallas com o resto do Estado e do país. Companhias passaram a vender equipamentos agro-pecuárias na região para fazendeiros locais. Estes passaram a enviar seus produtos através do uso do terminal cargueiro da cidade. Dallas rapidamente prosperou. Em 1890, a cidade tinha cerca de 38 mil habitantes, e era então a maior cidade do Estado. Em 1930, a população da cidade havia crescido para 260 mil habitantes, embora Dallas perdera então seu posto de maior cidade do Texas para Houston.



Dallas passou a industrializar-se a partir da década de 1930, com a descoberta de diversos poços de petróleo, a cerca de 160 quilómetros da cidade. A Grande Depressão pouco afretou a economia e o padrão de vida da população urbana da cidade, graças ao contínuo processamento e distribuição de petróleos da cidade para outras regiões. Em 1940, Dallas tinha cerca de 295 mil habitantes. O início da Segunda Guerra Mundial aumentou o processo de industrialização de Dallas, e na cidade foram instalados vários centros de fabrico de aviões militares, armas em geral e outros suprimentos. Após o fim da guerra, Dallas tornou-se um grande polo industrial, e várias fábricas instalaram-se na cidade durante as próximas décadas. Em 1970, Dallas tinha cerca de 844 mil habitantes.


Em 22 de Novembro de 1963, o presidente americano John F. Kennedy foi assassinado em Dealey Plaza, Dallas. No mesmo dia, o então vice-presidente dos Estados Unidos, Lyndon B. Johnson, tornou-se presidente do país, sendo que sua simples cerimonia de inauguração fora feita a bordo do avião presidencial. A pedida de Johnson, a cerimonia foi feita dentro do avião, e com as janelas da aeronave fechadas, pois Johnson temeu ser também o alvo de uma tentativa de assassinato.


Em 1974, o Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth foi inaugurado. Este aeroporto eventualmente foi escolhido como um centro aeroportuário primário de operações pela American Airlines. Atualmente este aeroporto é o sexto mais movimentado do mundo. Em 3 de setembro de 2005, 25 mil habitantes de Nova Orleães foram evacuadas para Dallas. Nova Orleães fora atingida pelo furacão Katrina alguns dias antes.
A região metropolitana de Dallas é por vezes chamada de Vale do Silício do Texas, por causa de sua grande indústria de alta tecnologia e de telecomunicações. Dallas é um grande centro industrial de fabrico de diversos produtos, o maior do Estado de Texas. Os principais produtos industrializados fabricados em Dallas são produtos eletrónicos (computadores, softwares e produtos de telecomunicação), roupas e tecidos, alimentos industrialmente processados, maquinaria e material impresso. A cidade é a sede de diversas companhias petrolíferas. No total, a cidade tem cerca de 1900 fábricas.
Dallas é um grande centro financeiro. Diversos bancos e seguradoras possuem sua sede principal ou sedes regionais na cidade, fazendo da cidade um dos maiores polos financeiros do centro-sul dos Estados Unidos. Apenas Houston possui um sector financeiro equivalente ao de Dallas.
Dallas é um grande polo de transportes, sendo o principal polo aeroportuário, ferroviário e rodoviário do centro-sul dos Estados Unidos.
A reputação dos habitantes de Dallas é de que os próprios consideram-se a si próprios mais sofisticados do que outros habitantes do Texas, especialmente Fort Worth. A forte economia de Dallas atraiu imigrantes de diversas partes do mundo, inclusive de diversos estados americanos. Os habitantes de Dallas almoçam ou jantam fora de casa cerca de quatro vezes por semana, a terceira maior taxa do país. Dallas possui cerca de 335 parques públicos, que cobrem 18 851 hectares.

Universidade do Texas – Cidade de Dallas

Juntamente com Houston, Dallas é um dos dois centros económicos primários do Texas. Por causa disso, Dallas e Houston possuem uma rivalidade amistosa, que data desde o começo do século XX. Certas características destas cidades são muitas vezes comparadas. Uma destas comparações é a população de ambas as cidades - similares à escala mundial, Houston dispõe de uma maior população municipal, porém, de uma menor densidade populacional. Dallas, por sua vez, dispõe de uma maior população em sua região metropolitana.


Outra comparação é sobre os verões de Dallas e de Houston. Os texanos geralmente concordam que Houston é significativamente mais húmido e que Dallas é um ligeiramente mais quente, embora a maior humidade de Houston dê à última, por vezes, maiores temperaturas aparentes. Outras características muitas vezes comparadas são atrações culturais e equipes desportivas.

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