quarta-feira, 22 de julho de 2015

CIDADE DE MONTERREY – MÉXICO

Cidade americana


Monterrey  ou Monterrei  (em espanhol: Monterrey) é a capital e a maior cidade do estado mexicano de Nuevo León, no nordeste do país. Com uma população estimada em 1,1 milhão de habitantes (dados de 2010) residindo em seu núcleo urbano, figura como a nona cidade mais populosa do país. Já sua região metropolitana, a terceira maior do México, que engloba diversas cidades periféricas, abriga um total de pouco mais de quatro milhões de habitantes, espalhados por uma área de 5.346,8 km2.


Fundada no século XVI por Diego de Montemayor, sempre teve um papel de relativa importância no país e, hoje, figura como o segundo maior centro industrial do México, depois da capital, a Cidade do México. Essa fato influencia de forma significativa para a cidade ser considerada a segunda mais rica do país, superada mais uma vez apenas pela capital mexicana.



Além do alto desenvolvimento econômico, a cidade ainda é reconhecida por relativamente alto nível de qualidade de vida oferecido à seus moradores, em comparação com à média nacional — sendo uma das cidades mexicanas com maior PIB per capita . Assim como várias outras cidades perto da fronteira mexicana com os Estados Unidos, Monterrey apresenta um alto nível "americanização" . Nos anos seguintes à Guerra da Independência do México, a cidade vivenciou uma significativa expansão populacional e econômica, figurando como um dos maiores centros urbano industriais da América Latina desde então.


A cidade é cercada por montanhas e serras que lhe dão um caráter único. A Serra Madre Oriental muda de direção bruscamente para o leste até Monterrey, como é fácil distinguir em imagens de satélite. A noroeste da cidade está localizado na Serra de las Mitras (de aparência semelhante à mitra usada por bispos). O leste é dominado pela imponente e inconfundível Cerro de la Silla (altura máxima de 1820 m) na parte norte da Serra de la Silla. O Cerro de la Silla é o símbolo por excelência da cidade de Monterrey, que tem esse nome, mas na realidade é uma montanha. Na direção do município de San Nicolás de los Garza, no nordeste da cidade, situa-se o Cerro del Topo Chico, famoso por suas antigas fontes de águas termais. Ao sul de rio Santa Catarina o Cerro de Loma Larga, atualmente perfurado por un túnel, divide Monterrey de San Pedro Garza García. Ao norte do rio Santa Catarina se encontra a "Loma de la Chepe Vera" conhecida popularmente como Cerro del O bispado. A região norte do município sediou uma das batalhas mais importantes da história mexicana, quando os americanos invadiram o México em setembro de 1846.
O município faz divisa ao norte com os municípios de San Nicolás de los Garza e General Escobedo, ao sul com os municípios de San Pedro Garza García e Santiago, a leste com Guadalupe e Juárez e a oeste Santa Catarina e García.
Monterrey é um importante centro industrial no norte do México, produzindo um PIB de 78,5 bilhões dólares americanos (2006) . O PIB per capita da cidade em 2007 era de 21.788 dólares americanos. A cidade foi classificada pela revista Fortune em 1999 como a melhor cidade da América Latinapara se fazer negócios. A revista atribui a sua riqueza económica, em parte, à sua proximidade com a fronteira Estados Unidos - México e menciona Monterrey como uma cidade com importantes vínculos econômicos para os Estados Unidos. É atualmente a terceira melhor cidade para se fazer negócios pela revista América Economía .


Devido à sua forte indústria de aço, é muitas vezes chamada de "Pittsburgh do México". A cidade tem posições importantes em setores como o aço, cimento, vidro, peças de carro e cerveja.


A industrialização foi acelerada em meados do século XIX pela Compañia Fundidora de Fierro y Acero Monterreyuma empresa de processamento de aço, FEMSA (Coca-Cola América Latina), Alfa (petroquímica, alimentos, telecomunicações e autopeças), Axtel (telecomunicações), Vitro (vidro), Selther(líder em colchões e sistemas de descanso na América Latina), Gruma (alimentos), e Banorte (serviços financeiros). A FEMSA Corporation possui uma grande cervejaria, a Cervejaria Cuauhtémoc Moctezuma, que produz as marcas Sol, Tecate, Indio, Dos Equis e Carta Blanca, entre outras. Até o final do mesmo ano, houve mais de 13 000 empresas de manufatura, 55.000 lojas de varejo, e mais de 52.000 empresas de serviços em Monterrey.
O setor de metais, dominado por ferro e aço, representava 6% da produção do PIB em 1994. A siderurgia mexicana é centrada em Monterrey, onde a primeira usina de aço do país abriu em 1903. Plantas de processamento de aço em Monterrey, privatizadas em 1986, representavam cerca de metade da produção total de aço do México no início de 1990.
Monterrey ficou em 94o lugar mundial e quinto da América Latina em termos de qualidade de vida de acordo com a Mercer Human Resource Consulting (2006), e foi classificada em segundo lugar em 2005 e quarto em 2006, de acordo com a America Economia.
Alguns dos shoppings na cidade incluem Paseo San Pedro, Plaza Fiesta San Agustín, Galerías Monterrey e Galerías Valle Oriente, que distribuem bens e serviços para a população mexicana.

Museu de Arte Contemporânea

Museu de História Mexicana

A imagem industrial da cidade faz com que, para muitos, passa despercebida ou ignorada a contribuição de homens e mulheres - regiomontanos e provenientes de regiões vizinhas - à cultura mexicana. Destaca-se, na literatura, o chamado "Regiomontano Universal" Alfonso Reyes, que chegou a ser membro da Academia Mexicana da Língua.
O teatro na cidade de Monterrey teve seu início graças a Universidade Autônoma de Nuevo León (Universidad Autónoma de Nuevo León), que colocou à disposição de jovens talentos regiomontanos suas instalações como o antigo Teatro Mayo e o Aula Magna. Contudo, na última década tem aumentado constantemente o número de peças locais, nacionais e internacionais que se apresentam nos palcos da cidade, particularmente no Teatro de la CiudadTeatro Luis ElizondoAuditorio San PedroTeatro del IMSS e Teatro de la Ciudad de San Nicolás de los Garza.


Monterrey é uma cidade cosmopolita pois conta com importantes museus que sempre buscam oferecer um espaço de expressão e difusão para os trabalhos de artistas locais, nacionais e internacionais, sem diferenciar os artistas consagrados dos artistas das novas gerações. Entre os museus se destacam: Museu de Arte Contemporânea (Museo de Arte Contemporáneo - MARCO), Museu de História Mexicana (Museo de Historia Mexicana), Museo do Palácio do Governo (Museo del Palacio de Gobierno), Museu do Nordeste (Museo Del Noreste), Museu de História Natural (Museo de Historia Natural), Musel do Vidro (Museo del Vidrio), Museu Regional de Monterrey (Museo Regional de Monterrey), Planetário e Museu Alfa (Planetario y Museo Alfa) e o Salão da Fama do Beisebol Profissional do México (Salón de la Fama del Béisbol Profesional de México). Além destes a Casa da Cultura (Casa de la Cultura) de Nuevo León, Centro das Artes (Centro de las Artes) e a Pinacoteca Colegio Civil.


A arquitetura colonial não é muito abundante na cidade, porém, existem importantes edifícios do século XIX e do início do século XX, como o Banco Mercantil, a Reinera, o Hotel Ancira, a Capilla de los Dulces Nombres e o Antiguo Colegio del Sagrado Corazón, hoje Escuela Superior de Música y Danza, assim como alguns exemplos destacados da arquitetura moderna, como o Condomínio Acero e aIglesia de la Purísima.
As expressões de arte de rua e vida boêmia são escassas, apesar de que, ultimamente (2005 - 2009), tem havido um certo crescimento. No chamado "Bairro Antigo" (Barrio Antiguo), tem se tentado plantar a semente deste tipo de cultura urbana no denominado "Corredor del  Arte".
A música se tornou um símbolo também para a cidade, que tem sido chamada por muitos "a Seattle do México" e o movimento musical alternativo chamado "Avanzada regia" com grupos famosos como o Zurdok, a banda de Heavy Metal IRADivisión MinúsculaKinkyTolidosEl Gran SilencioPlastilina MoshControl MachetePanda, entre outras. Além da bastante reconhecida música grupera em função da qual a cidade também se denomina como "a capital grupera" ou "berço do movimento grupero, onde tem surgido grupos muito famosos a nível internacional


como Bronco, Grupo Límite, Grupo Pesado, Los Invasores de Nuevo León, Los Cardenales de Nuevo León, Grupo Ladrón e Grupo La Firma, entre outros.
A cidade conta com a Orquestra Sinfônica da UANL e o Ballet de Monterrey, duas organizações que têm começado a despertar o interesse local e regional pela qualidade de suas apresentações, e que agora são de prestígio mundial.
Monterrey foi sede do Forum  Universal das Culturas em 2007 com recorde de presença (mais de 4 milhões de visitantes), o que provou que a cidade possui uma excelente capacidade para eventos internacionais de tal magnitude.

Cabrito é o prato tradicional mais popular de Monterrey

O prato mais tradicional de Monterrey é cabrito, cozido em brasas baseada na cozinha judaíca dos fundadores da cidade. Outros pratos e costumes locais que talvez datem do Crypto-Judaismo destes fundadores são o "semia" (pão sem fermento), a sobremesa Capirotada (uma mistura de pão cozido, queijo, passas, amendoim e cristalizados em caldo de cana), e a relativa ausência de pratos de carne de porco. Outro prato famoso local é machacado con huevo.
Carne assada no fim de semana continua a ser uma tradição entre as famílias de Monterrey. Normalmente é servido com cebolas grelhadas, batatas assadas e salsichas ou picado como tacos. Cerveja produzida localmente e cola são quase uma parte obrigatória do ritual semanal. As sobremesas tradicionais, "Glorias" e "Obleas", feita a partir de leite de cabra são os doces tradicionais de Novo Leão.


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário