segunda-feira, 13 de julho de 2015

CIDADE DE OTTAWA – CANADÁ

Cidade americana

Capital do Canadá, é a 4ª maior cidade do país

Ottawa ou Otava é a capital do Canadá e sua quarta maior cidade. Está localizada na porção leste da província de Ontário, na fronteira com a província de Quebec, às margens do Rio Ottawa, uma importante via fluvial que forma a fronteira entre Ontário e Quebec.


Segundo censo de 2006, a cidade possuía 812 mil habitantes, com 1 451 415 habitantes na sua região metropolitana, chamada oficialmente de Região da Capital Nacional, o que inclui a cidade vizinha de Gatineau, na província de Quebec. Ottawa é a segunda maior cidade de Ontário, localizada a aproximadamente 400 quilômetros leste de Toronto, e a 190 quilômetros oeste de Montreal.



Nativos americanos algoquinos e iroqueses habitavam a região onde atualmente fica a cidade de Ottawa muito antes da chegada dos primeiros exploradores europeus. Tais nativos usavam o Rio Ottawa para locomoção e alimentação. Em 1613, o francês Samuel de Champlain passou pela região. A partir de então, caçadores e comerciantes de pele usariam o Rio Ottawa como uma rota para o oeste canadense.
Em 1800, Philemon Wright, um fazendeiro de Massachussets, começou a cultivar uma área ao norte do Rio Ottawa (onde atualmente fica a cidade de Gatineau, Quebec). Logo, com o sucesso comercial conseguido, outros assentadores começaram a assentar a região. Ira Honeywell foi a primeira pessoa de descendência europeia a assentar na margem sul do Rio Ottawa, em 1811.


Após a Guerra de 1812, os britânicos temiam outra invasão americana contra o Canadá. Com isto, os britânicos decidiram construir um canal, o Canal de Rideau, conectando o Rio São Lourenço, na altura da cidade de Kingston, ao Rio Ottawa, com o propósito de transportar materiais e armas ao interior do Canadá sem precisar usar o São Lourenço, depois de Kingston, perigosamente perto dos Estados Unidos e vulnerável a quaisquer possíveis ataques. Engenheiros britânicos foram mandados pelo Reino Unido, estabelecendo-se na área onde atualmente Ottawa está localizada. O assentamento construído para abrigar os trabalhadores foi chamado de Bytown, que foi completado em 1832. Então, Ottawa tinha uma população de aproximadamente 1,9 mil habitantes, subindo para 2,4 mil habitantes em 1837, graças à indústria madeireira que desenvolveu-se na pequena vila. Bytown foi elevado ao posto de cidade em 1850, então com mais de dez mil habitantes, e seu nome mudou definitivamente para Ottawa.


O Alto Canadá e o Baixo Canadá, províncias coloniais da Inglaterra, foram fundidas em 1840. em uma única província do Canadá. Durante 17 anos, ficou no ar qual seria a capital definitiva da nova província unificada politicamente, mas dividida culturalmente. Neste período, serviram como capitais temporários as cidades de Kinsgston, Montreal, Quebec e Toronto. Finalmente, a decisão caiu nos braços da Rainha Vitória, em 1857. Considerando as várias possíveis cidades, inclusive as quatro mencionadas acima, a Rainha escolheu Ottawa, por três motivos.


Primeiramente, Ottawa era relativamente distante dos Estados Unidos, estando numa posição estrategicamente mais segura do que outras possíveis escolhas. Segundo, a localização da cidade, localizada exatamente entre o Alto Canadá e o Baixo Canadá, diminuiria tensões culturais entre os canadenses de origem francesa e os canadenses de origem inglesa. A terceira razão foi a beleza da região onde Ottawa estava localizada, segundo a opinião da Rainha.


Em 1867, com a independência do Canadá, Ottawa tornou-se a nova capital do recém-criado país, e sua população havia alcançado 18 mil habitantes. A cidade crescia de modo desorganizado, com várias ferrovias tendo sido construídas no centro da cidade, para a acomodação do transporte e comércio de madeira. Em 1896, o então primeiro-ministro do Canadá, Wilfrid Laurier, criou um programa de planejamento urbano, cujo principal objetivo era o embelezamento da cidade, que não saíra do papel.
Em 1900, um incêndio destruiu boa parte da cidade, fazendo com que boa parte dos 60 mil habitantes da Ottawa de então ficassem desabrigadas. A cidade foi lentamente reconstruída, até 1912, quando havia alcançado 90 mil habitantes. Em 3 de fevereiro de 1916, a parte central do antigo parlamento canadense foi destruída em um incêndio. Com a Casa dos Comuns temporariamente estabelecida no que é atualmente o Museu Canadense de Natureza, a parte central foi reconstruída, uma estrutura gótica, conhecida como Torre da Paz, que tornou-se conhecida com o passar do tempo como o principal símbolo da cidade.


Em 1937, o então primeiro-ministro do Canadá, William Lyon Mackenzie King, indicou Jacques Gréber - um famoso urbanista francês, responsável pela revitalização urbana de Paris - para replanejar a cidade de Ottawa. Com o início da Segunda Guerra Mundial, os planos ficaram novamente no papel, e Jacques Gréber voltou para a França.

Vista do centro de Ottawa.

Foi somente após a guerra que os planos de um melhor planejamento urbano na cidade continuaram, com Jacques Gréber novamente no Canadá. O plano proposto por Gréber foi aprovado pelo parlamento canadense em 1951. Com isso, 51 quilômetros de ferrovias foram removidas, e a estação central de trem foi movida para uma região mais afastada do centro da cidade, a leste. Também foram construídos muitos parques em volta da cidade, bem como um gigantesco parque, com mais de 35 mil hectares, na cidade vizinha de Gatineau. O plano também indicava que prédios governamentais deveriam ser construídos não apenas todos concentrados numa área, mas ao invés disso, serem construídos nos limites da cidade. Ao longo da década de 1960 e de 1970, tais planos continuaram com a criação de praias e mais parques.
Enquanto isso, o município instituiu a Commercial and Industrial Development Corporation (atualmente Economic Development Corporation), em1962, para promover o crescimento econômico de Ottawa. Este órgão municipal criou 12 parques industriais ao longo da década de 1960 e de 1970. Em 1973, uma lei que propunha limites à altura máxima dos prédios construídos no centro da cidade foi rejeitada pelo Conselho municipal. Com isso, mais e mais arranha-céus foram construídos no centro da cidade. Com o medo de congestionamentos e problemas no sistema de transporte público, Ottawa replanejou totalmente seu sistema de transporte público, com a criação de mais linhas de ônibus, bem como linhas de light rail.


Em 2001, dez subúrbios de Ottawa foram fundidas com o último, então com cerca de 350 mil habitantes dentro do seus limites municipais. Ottawa passou a ter mais de 750 mil habitantes com esta fusão. As cidades fundidas são Cumberland (55 mil habitantes), Gloucester (120 mil habitantes),Goulborn (24 mil habitantes), Kanata (56 mil habitantes), Nepean (135 mil habitantes), Osgoode (13 mil habitantes), Rideau (13 mil habitantes), Rockcliffe Park (2,1 mil habitantes), Vanier(17 mil habitantes) e West Carleton (18 mil habitantes).
A maioria da população de Ottawa é nativa do país. De acordo com o censo nacional de 2001, Ottawa possui uma população de 774 072 habitantes, 310 132 residências e 210 875 famílias. Cerca de 80,90% da população da cidade é branca, 4,54% são afro-canadenses, 4,65% são asiáticos, 3,98% são sul-asiáticos, 1,13% são aborígenes, 0,85% são hispânicos, 0,31% são de outras raças, e 0,33% afirmaram múltiplas respostas.
25,3% da população da cidade possui menos de 19 anos, 63,2% possuem entre 19 a 64 anos e 11.5% possuem mais de 65 anos de idade. A idade média da população residindo na cidade é de 36,7 anos. Para cada 100 pessoas do sexo feminino existem cerca de 95,1 pessoas do sexo masculino. Para cada 100 mulheres maiores de idade existem 92,1 homens.
A renda anual média de um trabalhador em Ottawa é de 39 713 dólares canadenses, e a renda média familiar é de 73 507 dólares canadense. Homens possuem renda anual média de 47 203 dólares canadenses, e mulheres, 31 641 dólares canadenses. A renda per capita da cidade é de 23 061 dólares canadenses.
O setor público é facilmente o maior empregador da cidade, empregando cerca de 72 mil pessoas, que trabalham para o governo nacional, e outros 12 mil para o setor público municipal. No total, postos de trabalho diretamente relacionados com o setor público respondem por aproximadamente 20% do número total de postos de trabalho na cidade.


Ottawa é um centro tecnológico, onde mais de 800 empresas e suas respectivas fábricas empregam mais de 48 mil pessoas. Devido a isto, Ottawa é às vezes referida como a "capital nacional de alta tecnologia". Estas empresas são na maioria especializadas em pesquisa avançada em um número de setores que incluem a criação e desenvolvimento de softwares, tecnologia ambiental, pesquisa espacial e telecomunicações. Outro grande empregador é o setor de saúde, que emprega 18 mil pessoas. A indústria de alta tecnologia é a segunda principal fonte de renda de Ottawa, seguida pelo turismo. Cerca de quatro milhões de turistas visitam anualmente a cidade.


Três jornais diários são publicados na cidade: O Ottawa Citizen e o Ottawa Sun são impressas em inglês, e o Le Droit é publicado em francês. Além disso, quatro estações de televisão (três em inglês e uma em francês) e 16 estações de rádio (catorze em inglês e dois em francês) estão localizadas na cidade.


Ottawa sedia vários festivais e eventos conhecidos nacionalmente:

Dia do Canadá

Winterlude, realizada em fevereiro no Canal Rideau, é um carnaval de inverno. *A Tulip Festival é um evento internacional, onde a cidade recebe, em cada primavera, centenas de milhares de tulipas, como presentes da Família Real Neerlandesa. Estas flores são plantadas em várias áreas da cidade.


O Dia do Canadá, festejando o dia da independência, em todo 1 de julho. Milhares de pessoas de todas as partes do país vão a Ottawa para festejar o aniversário do Canadá.

Chinatown em Ottawa

Nenhum comentário:

Postar um comentário