sábado, 18 de julho de 2015

MECENAS MARCOS SALLES

Série: Vale a pena ler e ver de novo

Um dos arquivos mais acessados do Blog do Facó

Por Luiz Carlos Facó


Pedi, na maior cara de pau, ao meu amigo Mecenas, que escrevesse suas aventuras vividas mundo afora, desde quando saiu da Bahia para desbravar o mundo, até o seu retorno a ela, a- pós tê-lo conquistado.

Dias depois, dele recebi o resumo acima, que se não diz da sua sovinice em falar de si mesmo, ao menos, retrata a que ponto chega a sua modéstia.
Na verdade, Mecenas Marcos esqueceu-se de acrescentar àqueles somíticos dados, que, além de genial fotógrafo, possui rara sensibilidade poética, atributos que lhe valeram uma obra mestra, o livro Poesia Visual, o qual abriga uma rara combinação de imagens e uma linguagem poética tocante, ambas de rara beleza.
Ademais, também silenciou sobre o seu livro Aconteceu na Bahia, memórias da cidade do Salvador dos anos dourados, as quais foram descritas com a percepção de quem as vivenciou e contribuiu para que elas aparecessem tão douradas quanto presumimos que fossem.
Assim é meu amigo Mecenas recém avô presunçoso: “minha neta é a criança mais bonita do mundo”, para quem torço continuar  entre nós esbanjando seu reconhecido talento, nos envolvendo com a magia do seu calor amigo e pródiga simpatia.
Para retratar-nos, furtei uma fotografia do seu blog (blog do Mecenas, que aconselho a todos que o acessem), em que apareço logo atrás dele, no dia em fomos abraçar João Ubaldo Ribeiro pela passagem do seu aniversário (2012), comemoração ocorrida na ilha de Itaparica, berço do aniversariante.




Mas, o furto não ficou tão somente na fotografia acima. Outros muitos pratiquei para mostrar a todos o talento maiúsculo do artista tão aplaudido e premiado, o qual considero um dos ícones da história da TV baiana.
Ei-los:     

Festa de Yemanjá em Salvador – 2 de fevereiro de 2012





Festival de cores no Central Park – New York





Nenhum comentário:

Postar um comentário